sexta-feira, 8 de abril de 2011

Saúde amplia horário de atendimento até as 20h

A partir da próxima segunda-feira (11/03), o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no centro de Itaboraí, e as Policlínicas de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, e Vereador José de Oliveira (Filoco), em Manilha, ficarão abertas até as 20h. O objetivo é fazer com que a população tenha mais acesso aos tratamentos, principalmente os trabalhadores com dificuldades para serem atendidos durante o horário de funcionamento destas unidades. Agora serão três horas a mais.

A estratégia faz parte do plano de reformulação e ajustes administrativos que estão sendo implementados pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil desde o início do ano. A meta é humanizar e agilizar o atendimento aos usuários do serviço municipal de saúde. Uma das medidas já está funcionando desde o mês passado, quando a instituição implantou o sistema de consultas e exames laboratoriais com hora marcada feita pela Central Municipal de Regulação: o paciente que necessitar de atendimento médico especializado deve se dirigir ao Posto de Saúde da Família, no qual é cadastrado. O profissional irá avaliá-lo e, caso seja necessário, vai encaminhá-lo ao médico especialista. O dia e horário da consulta serão informados pelo agente comunitário de saúde.

De acordo com a subsecretária municipal de Atenção Básica, Viviane Alves, a alteração no horário deve não só melhorar a saúde da população, mas também agilizar o atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, que tem como papel principal atender pacientes em situação de emergência e casos de maior complexidade. “Esta nova realidade vai aumentar a quantidade de atendimentos e a capacidade de resposta destas unidades", avalia a subsecretária.

A Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/nº, Nancilândia (anexa ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Já a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco) fica na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha (ao lado da UPA 24 horas). O Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha fica na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro, Itaboraí. O funcionamento destas unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.