terça-feira, 12 de abril de 2011

Prefeitura leva serviços gratuitos a Granja Cabuçu

O próximo sábado (16/04) será um dia diferente para a comunidade de Granja Cabuçu, em Manilha. A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realizará, a partir das 8h, mais uma edição do Projeto Semec em Ação, desta vez na Escola Municipal Delta de Souza Pinto. O projeto, iniciado no atual governo do prefeito Sérgio Soares, é uma ação social em benefício da comunidade.


Até às 12h, o evento vai oferecer à população oficinas de artes, artesanato, massoterapia, aferição de pressão, corte de cabelo, atendimento odontológico e palestra sobre a importância da integração entre comunidade e escola. Além da palestra de combate à dengue promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.


“Esse é o nosso 8º Semec em Ação. Estamos satisfeitos em poder levar serviços e entretenimento a estas comunidades mais distantes do centro. Nosso objetivo é apresentar à comunidade todos os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, dentro e fora das escolas,” disse o subsecretário de Projetos Especiais, Athayde Braga.


Os alunos da rede municipal de ensino farão apresentações de teatro e balé, inseridos nos projetos “Teatro na Escola” e “A Arte do Ballet”. A Escola Municipal Delta de Souza Pinto fica na Avenida Prefeito Milton Rodrigues Rocha, s/n°, em Granja Cabuçu, Manilha.

Prefeitura realiza obras em diversos pontos da cidade


A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está intensificando o cronograma de obras e realizando reparos por todos os lados da cidade. Nesta terça-feira (12/04), durante todo o dia, funcionários da prefeitura atuam em diversos pontos do município.

Obras de saneamento, como confecção e recuperação de caixas de passagem e redes de esgoto, ocorrem nos bairros de Manilha, Outeiro das Pedras, Itambi, Engenho Velho, Ampliação, Rio Várzea, João Caetano, além de Jardim Imperial e Centro. Já na desobstrução de córregos e canais, a Secretaria de obras está atuando nos bairros de Gebara, Itaville e Morada do Sol.

Obras de pavimentação, retiradas de entulho e reparos na iluminação também fazem parte da força tarefa que está sendo realizada hoje em diversos pontos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ADI vence e se classifica para segunda fase do Estadual

Classificado para a segunda fase do Campeonato Estadual da Série C com três rodadas de antecedência, a Associação Desportiva Itaboraí (ADI) entrou em campo no último domingo (10/04), e mais uma vez não decepcionou. Jogando fora de casa, a ADI venceu o Bela Vista por 2 a 0 pela terceira rodada do returno. Com o resultado, o time manteve a invencibilidade de sete jogos, foi a 20 pontos e lidera isoladamente o grupo E, em segundo lugar na tabela de classificação geral.

Mais uma vez destaque da ADI, o meia Carlinhos foi quem marcou os dois gols na vitória do time. Jogador oportunista e de boas assistências em campo, o meia-atacante, de apenas 19 anos, vem sendo considerado revelação do time de Itaboraí, e está na disputa pela artilharia do Campeonato.

Na próxima semana a ADI não joga, pois seu adversário, o Nova Cidade, já foi eliminado do Campeonato. O time só volta a campo no dia 24 de abril (domingo) para enfrentar o Juventus, seu último adversário da primeira fase. O jogo acontecerá às 15h30min no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), Rua Dr. Mesquita, s/n° - Centro.

Prefeitura reforma escola em Manilha

Foi de muita emoção a noite da última sexta-feira (08/04) para a comunidade de Santo Antônio, em Manilha. A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Educação e Cultura, entregou as obras de manutenção e inauguração da sala de informática da Escola Municipaliza Aldeia Velha.

O prefeito Sérgio Soares parabenizou o empenho de toda Secretaria de Educação e Cultura, que tem a sua frente uma secretária determinada.“A educação é o grande pilar para o desenvolvimento da sociedade, por isso investimos em reformas, ampliação das unidades, implantação de creches e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município”, destacou o prefeito.

A escola foi beneficiada com obras de manutenção, pintura e reparos em toda sua estrutura, que possui oito salas de aula, quatro banheiros, sala de leitura e informática, secretaria, sala de coordenação, cozinha, refeitório e dispensa.

Para a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa é uma satisfação participar de um governo onde o prefeito incentiva as causas da Educação. “Estamos aqui para entregar mais uma unidade reformada. Cuidem da escola porque ela é da comunidade. Juntos faremos uma escola, uma educação e um município melhor”, discursou Rosana.

A instituição atende ao 1° e 2° segmentos do ensino fundamental, sendo o 2° implantado no atual governo do prefeito Sérgio Soares, em 2009. A escola possui atualmente 26 professores, 18 funcionários e 394 alunos, divididos em dois turnos (manhã e tarde).

A diretora da escola, Marny Verônica Daumas agradeceu em nome da comunidade pelas realizações na unidade. “Esse é um momento de alegria para todos nós, muitas realizações ainda estão por vir. Agradeço por todas estas melhorias e pelos parceiros que ajudam nossa escola”, relatou Marny.

Presenciaram a cerimônia o secretário de Governo, Luiz Vieira e os subsecretários municipais de Educação, Georgina Salles, Sirlene Mendes de Freitas e Aldemir Vieira. Fechando em grande estilo, os alunos cantaram a música Aquarela, composição de Toquinho e Vinícius de Moraes.

Saúde faz recadastramento de servidores até o dia 15

Termina na próxima sexta-feira (15/04), o prazo para a atualização obrigatória dos dados dos servidores ativos da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Itaboraí. A convocação teve início em 21 de março e visa fazer um censo dos mais de dois mil servidores. A medida engloba ainda os servidores cedidos a outras instituições das esferas municipal, estadual e federal.

Segundo o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Carlos Alberto Chaves Carvalho, a ideia é estudar a realocação desses funcionários para que haja melhor distribuição de recursos humanos no município e ampliar o programa de requalificação e capacitação dos servidores. Quem não se recadastrar até o próximo dia 15 terá os vencimentos bloqueados até a regularização da situação.

Os servidores que possuírem mais de um vínculo junto à secretaria deverão se recadastrar distintamente para cada matrícula. Quem se encontrar afastado por algum motivo especial terá a situação analisada de maneira diferenciada. Técnicos dos departamentos de Sistemas e Geoprocessamento e de Recursos Humanos da própria secretaria estão trabalhando no processo do censo, que deve estar concluído até o final deste mês.

Para se recadastrar o servidor deve apresentar pessoalmente cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade (comum e do conselho regional da categoria profissional), CPF, título de eleitor, cartão do PIS/Pasep, diploma, comprovante de residência atualizado, comprovante de pagamento da anuidade do conselho regional da categoria profissional, currículo e uma foto 3x4. Uma ficha de cadastro será preenchida e deverá ser assinada pelo servidor.

O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, nº 9, Centro, Itaboraí (antigo prédio da Secretaria Municipal de Saúde). Para os servidores que trabalham no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Rocha, o recadastramento está sendo feito no departamento de recursos humanos do próprio hospital nos mesmos dias e horário.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Saúde amplia horário de atendimento até as 20h

A partir da próxima segunda-feira (11/03), o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no centro de Itaboraí, e as Policlínicas de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, e Vereador José de Oliveira (Filoco), em Manilha, ficarão abertas até as 20h. O objetivo é fazer com que a população tenha mais acesso aos tratamentos, principalmente os trabalhadores com dificuldades para serem atendidos durante o horário de funcionamento destas unidades. Agora serão três horas a mais.

A estratégia faz parte do plano de reformulação e ajustes administrativos que estão sendo implementados pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil desde o início do ano. A meta é humanizar e agilizar o atendimento aos usuários do serviço municipal de saúde. Uma das medidas já está funcionando desde o mês passado, quando a instituição implantou o sistema de consultas e exames laboratoriais com hora marcada feita pela Central Municipal de Regulação: o paciente que necessitar de atendimento médico especializado deve se dirigir ao Posto de Saúde da Família, no qual é cadastrado. O profissional irá avaliá-lo e, caso seja necessário, vai encaminhá-lo ao médico especialista. O dia e horário da consulta serão informados pelo agente comunitário de saúde.

De acordo com a subsecretária municipal de Atenção Básica, Viviane Alves, a alteração no horário deve não só melhorar a saúde da população, mas também agilizar o atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, que tem como papel principal atender pacientes em situação de emergência e casos de maior complexidade. “Esta nova realidade vai aumentar a quantidade de atendimentos e a capacidade de resposta destas unidades", avalia a subsecretária.

A Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/nº, Nancilândia (anexa ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Já a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco) fica na Rodovia Manilha-Magé (BR 493), km 0, Trevo de Manilha (ao lado da UPA 24 horas). O Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha fica na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro, Itaboraí. O funcionamento destas unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Número de trabalhadores informais diminui em Itaboraí

Com o intuito de reduzir o número de trabalhadores informais no município, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Fazenda, realiza o cadastramento dos pequenos empresários no Programa do Microempreendedor Individual (MEI).

Em 2010, mais de dois mil atendimentos foram realizados na Sala do Empreendedor. Em comparação com 2011, em apenas três meses, 805 microempreendedores foram atendidos e concedidos mais de 380 Alvarás Provisórios. Pedreiros, bombeiros, eletricistas (Construção Civil), cabeleireiros e costureiras são algumas das atividades mais solicitadas na busca pela formalização em Itaboraí.

Nesta quinta-feira (08/04), o Brasil comemorou o recorde de 1 milhão de Microempreendedores Individuais (MEI). De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães, saber que o município tem contribuído com a legalização de atividades informais é uma vitória. “Considerando que existem cidades como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo com mais recursos e o fato de termos atingido uma média de trabalhadores formais além das nossas expectativas mostra que Itaboraí está à frente de um movimento que possibilita cidadania à população”, concluiu.

Para se tornar um Empreendedor Individual é necessário alguns pré-requisitos: faturar até R$3 mil por mês ou R$ 36 mil por ano, ter no máximo um empregado e não ser sócio de outra empresa, nem ter filial. O cadastro poderá ser efetuado na Sala do Empreendedor, com a seguinte documentação: Identidade, CPF, comprovante de residência, IPTU, Escritura ou Contrato de locação, do local onde a atividade é exercida ou, se preferir, através do site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Ao ser registrado, o microempreendedor desfrutará de benefícios como: aquisição do CNPJ e alvará provisório, para funcionamento legal da atividade. Tudo isto gratuitamente. O pequeno empreendedor terá um custo de R$56,10 (11% do salário mínimo) por mês, referente ao INSS. Se a atividade exercida for de serviço, será acrescentado R$5,00, referente ao imposto municipal (ISS). Se tiver produto comercializado, mais R$1,00 referente ao imposto estadual (ICMS).

Direitos como auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão, licença-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, idade e especial são concedidos ao microempreendedor. A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às17h, na Rua Doutor Pereira dos Santos, 10, sala 2, Centro. Mais informações 3639-2069, ramal 324.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição celebra Dia do Autismo

Em comemoração ao Dia do Autismo (02/04), a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí, através da Biblioteca Municipal Manuel de Macedo, promove, no próximo sábado (09/04), às 17h, a exposição Vernissage, com obras de jovens autistas da cidade.

Em parceria com o Espaço Cultural Larissa Martins, a exposição contará com quadros dos artistas plásticos Larissa Martins e Dayan Piana, onde retratam obras realistas e abstratas.

A iniciativa faz parte do projeto “Arte em toda parte” iniciado em outubro de 2010 na biblioteca. O projeto valoriza a produção de arte local e coloca à disposição um espaço para os artistas apresentarem seus trabalhos.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Tânia Márcia da Costa, esta já é a 7ª exposição de arte desde o início do projeto. “Ficamos felizes em podermos disponibilizar um espaço para esses artistas tão maravilhosos e especiais”, disse.

Os artistas plásticos interessados devem fazer um cadastro na biblioteca. Cada artista poderá expor até 10 obras, dependendo do tamanho, no período de até 30 dias.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo funciona na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

O que é autismo:

Conhecido cientificamente como DGD – Distúrbios Globais do Desenvolvimento, o autismo é uma síndrome caracterizada por alterações que se manifestam sempre na interação social, na comunicação e no comportamento. As pessoas com autismo têm um modo diferente de aprender, organizar e processar as informações. Para respeitar estas diferenças, elas precisam de ambientes estruturados e organizados, pois normalmente os autistas têm dificuldades em mudarem suas rotinas.

DST/Aids faz reunião de suporte aos usuários

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (07/04), a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Itaboraí realizou a primeira reunião bimestral de suporte aos usuários e familiares do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais do ano.

A reunião ocorreu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, em Nancilândia, e contou com palestra da assistente social Viviane Braga, além da exibição de um vídeo de superação. Ao final, os presentes puderam saborear um café da manhã e receberem roupas doadas.

“Além do suporte clínico que o usuário já recebe durante o tratamento, nós criamos esse espaço para dar, também, atenção à vida social, buscando auxiliá-los nas mais diversas áreas,” disse Viviane.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Itaboraí contrata médicos para PSF’s

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, está contratando médicos, em caráter urgente e emergencial, para atuar em Unidades de Saúde da Família da cidade. O salário é de R$ 6.000,00.

Os candidatos deverão ter ensino superior completo em Medicina e inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).

A contratação é imediata para realização de consultas médicas, emissão de diagnósticos, prescrição de medicamentos e realizar outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos de medicina preventiva para promover a saúde e bem-estar do paciente. Interessados devem ligar para (21) 3639-2008 ou enviar currículo para o e-mail: ssab@itaborai.rj.gov.br.

Prefeitura reforma mais uma escola

Nesta sexta-feira (08/04), a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Educação e Cultura, entrega mais uma escola reformada no município. Desta vez será a Escola Municipalizada Aldeia Velha, na comunidade de Santo Antônio, em Manilha, que ganhará novas instalações, além da inauguração do laboratório de informática.

Para a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, esse é o resultado de um governo que trabalha assiduamente para dar mais qualidade ao ensino. “O objetivo do governo Sérgio Soares é reformar o máximo de escolas possível, melhorando assim o ambiente escolar dos alunos e da comunidade”, destacou a secretária.

A instituição tem como diretora geral a professora e psicopedagoga Marny Verônica Daumas e atende o 1° e 2° segmentos do ensino fundamental. A escola possui atualmente 26 professores, 18 funcionários e 394 alunos, divididos em dois turnos (manhã e tarde). A unidade conta ainda com oito salas de aula, espaço para leitura e informática.

A Escola Municipalizada Aldeia Velha fica na Rua Brígida Moreira da Silva, s/n°, Santo Antônio, Manilha.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bolsa Família faz recadastramento

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem atualizar o cadastro a cada dois anos para continuarem a receber o benefício, que pode ser bloqueado ou até mesmo cancelado após este período. Para se recadastrar, o titular deve comparecer ao posto do programa, que fica na Rua José Antonio Martins, 256, Centro, e realizar o agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na data previamente agendada, o beneficiário do Bolsa Família deverá comparecer ao posto munido dos seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e contracheque (caso algum membro da família possua) e declaração escolar.

Os valores pagos pelo programa do Governo Federal variam de R$ 22 a R$ 200, de acordo com a renda familiar e o número de crianças e adolescentes. Na última atualização, Itaboraí possuía cerca de 20 mil famílias cadastradas. Destas, aproximadamente 13.548 recebem o benefício por atenderem às exigências do programa.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ADI goleia no Alzirão mais uma vez

Em tarde inspirada, a Associação Desportiva Itaboraí (ADI) recebeu o Apollo de Arraial do Cabo no último domingo (03/04), no Estádio Alzirão, e goleou o adversário por 5 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do returno do Estadual da Série C. Com o bom resultado, a ADI mantém a invencibilidade e a liderança isolada do Grupo E, com 17 pontos.

No primeiro tempo o jogo se manteve equilibrado, com os dois times levando pouco perigo ao gol adversário. E quando o jogo parecia morno, o meia Manel abriu o placar para o time da casa. Gol da ADI e festa nas arquibancadas do Alzirão.

Já no segundo tempo, o domínio foi absoluto do time de Itaboraí. Com sede de jogo, a ADI mostrou a sua superioridade e marcou mais quatro vezes sobre um apático Apollo, 4 a 0 para o time da casa. Gols de Luciano, Gustavo, Carlinhos e Rodolfo. A fiel torcida do time de Itaboraí compareceu em grande número e não parou de festejar a goleada no Alzirão.

A ADI volta a campo no próximo domingo (10/03), pela terceira rodada do returno do Campeonato Estadual da Série C. O time de Itaboraí enfrenta o Bela Vista, às 15h, no CT Bela Vista (Rua Vicente de Lima Cleto, n° 547 – Nova Cidade – São Gonçalo).

Com pioneirismo, Itaboraí disponibiliza cirurgião-dentista na UTI

Há mais de 150 anos a higiene das mãos é a mais importante medida para o controle da contaminação hospitalar. Mas uma fonte de infecção tão importante como a boca vem sendo esquecida. Desde março, um trabalho pioneiro está sendo desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior (HMDLJ), em Itaboraí. Uma equipe de cirurgiões-dentistas, em parceria com outros profissionais, desenvolve tratamento bucal em pacientes internados. Uma das principais funções da equipe odontológica é garantir que as infecções oportunistas da boca não atinjam órgãos vitais, como coração e pulmões. O objetivo é contribuir na prevenção da infecção hospitalar, principalmente a pneumonia, que ocorre durante o período de internação do paciente e provoca elevação nas taxas de mortalidade.

A ideia tem o apoio dos presidentes do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, Dr. Afonso Fernandes Rocha (da Comissão de Ética), e Dr. Francisco Soliano Julivaldo, e da Associação Brasileira de Odontologia Regional São Gonçalo, Dr. Paulo Alberto Nascimento, que também atua como coordenador do Programa de Saúde Bucal do município, que defendem a necessidade da assistência dos cirurgiões-dentistas nas UTIs de todos os hospitais e clínicas onde tenham pessoas internadas por um período prolongado. De acordo com eles, existe uma preocupação com colchões d’água, entre outros cuidados, mas esquecem que há pessoas que ficam meses internadas sem escovar os dentes.

Esta doença se dá em pacientes que respiram através de aparelhos e que, por isso, estão impedidos de fecharem a boca. Apesar de prevenir complicações na saúde, o serviço odontológico ainda é raro em UTIs. “O que a gente observa é que pacientes que ficam algum tempo dentro da Unidade de Terapia Intensiva, a partir do segundo dia, já começam a apresentar a boca contaminada por bactérias que produzem pneumonia. Uma higiene bucal deficiente em pacientes internados propicia uma maior presença de vírus, bactérias, fungos e parasitas, tornando a boca um ambiente favorável para o crescimento microbiano", explicam.

A equipe de cirurgiões-dentistas visita diariamente os leitos das UTIs realizando procedimentos de higiene bucal juntamente com os cuidadores dos pacientes. A remoção da placa bacteriana é feito com o uso de escova de dente própria, gaze, gluconato de clorohexidina e espátula de madeira. “O cuidado diário pode significar uma grande diferença no caso de pacientes com saúde mais frágil. Fazer tratamentos de limpeza dental periódica implica em uma boa escovação. Isso mantém a boca do indivíduo livre dos germes”, garante o cirurgião-dentista Carlos Alberto dos Santos, que atende na UTI do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior.

Ruim para a boca e para o bolso

Para o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Carlos Alberto Chaves, a presença de cirurgiões-dentistas na UTI contribui para desdobramentos que vão além da boca. “Por colaborar na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, e contribuir para recuperação do paciente, os procedimentos de higiene bucal são benéficos não somente aos internados, mas também ao hospital, que tem seus custos reduzidos. A saúde bucal do paciente internado em UTI é um serviço barato, pois geralmente envolve processos simples e rápidos e ainda evita gastos maiores do hospital", ressalta.

O secretário lembra ainda que, enquanto tal procedimento é uma realidade no HMDLJ, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2.776/2008, de autoria do Deputado Federal Neilton Mulim da Costa (PR-RJ), que trata da obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva de clínicas e hospitais públicos e privados. O objetivo é cuidar da saúde bucal dos pacientes internados.

Sérgio Soares inaugura Centro de Inclusão Produtiva de Alimentos

O prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (04/04), o Centro de Inclusão Produtiva de Alimentos (Cipa), no Outeiro das Pedras, em Itaboraí. O projeto, cuja finalidade é aumentar a renda familiar, oferecer dignidade e inclusão social a 80 mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Governo Federal.

Em seu discurso, o prefeito Sérgio Soares destacou a competitividade existente no mercado de trabalho, aonde somente os mais bem preparados seguem empregados. “Nós entendemos que este projeto fará destas mulheres as melhores, as mais bem preparadas do setor, o que vai gerar mais oportunidades”, disse, ressaltando que em breve o Centro de Inclusão será expandido a todo o município.

De acordo com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, a aposta nesta área de formação foi feita por conta da demanda em gastronomia que já ocorre no município devido à instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Em Itaboraí já existe uma forte demanda na área de gastronomia e isto tende a aumentar com a instalação de hotéis, pousadas e do próprio Comperj. As nossas mulheres precisam estar preparadas para este novo momento. Através deste curso, elas serão inseridas no mercado de trabalho, aumentando a renda da família”, afirmou a secretária.

O curso, com duração de um ano, certificará todas as alunas. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social é que 70% delas estejam empregadas ao fim do curso, que terá uma equipe específica e exclusiva formada por coordenadoras, administradoras, nutricionistas, gastrônomos e cozinheiras. O curso de gastronomia é exclusivo para mulheres moradoras de Itambi, com idade entre 18 e 50 anos, e cadastradas no Programa Bolsa Família. As inscrições foram realizadas em janeiro pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro.

Projeto “De Bem Com a Vida” inaugura novo núcleo

Promover a inclusão social levando a prática esportiva a uma parcela cada vez maior da população. É com este objetivo que o projeto “De Bem Com a Vida” inaugura o seu décimo núcleo esportivo. O novo pólo de atividades já está em funcionamento na comunidade de Vila Gabriela, no Distrito de Manilha, às quartas e sextas, das 7h às 8h. No local, homens e mulheres de todas as idades podem praticar exercícios físicos.

O “De Bem Com a Vida” é realizado pela Prefeitura de Itaboraí através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O projeto está presente em outros nove bairros do município: Reta, Rio Várzea, Cabuçu, Ampliação, Jardim Imperial, Areal, São Joaquim, Apollo e Santo Antônio.

Para se inscrever no projeto é só comparecer ao local das atividades, durante o horário das aulas. O início é imediato. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer (Rua Dr. Mesquita, nº 340, Centro) ou através do telefone 3639-2072.

Confira abaixo os dias e horários do Projeto:

Manilha – Vila Gabriela – Quartas e sextas, de 7h às 8h.

Ampliação – Cais – Terças e quintas, de 7h às 8h.

Apolo – E. M. Antônio Alves Viana - Quartas e sextas, de 7h às 8h.

Areal – Quadra do Areal – Terças e quintas, de 7h às 8h.

Cabuçu – Terças e quintas, de 8h às 9h.

Jardim Imperial – Pracinha do Jardim Imperial – Segundas e quartas, de 7h às 8h.

Reta – BNH (Reta Velha – próximo ao Trevo) – Terças e quintas, de 7h às 8h.

Rio Várzea – Quadra de Esportes da Rua 100 – Quartas e sextas, de 7h às 8h.

Santo Antônio – Clube Manilhense – Terças e quintas, de 7h às 8h.

São Joaquim – Quadra de São Joaquim – Segundas e quartas, de 7h às 8h.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sérgio Soares, em comitiva, vistoria obras pela cidade

O prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Serginho Soares, vistoriou, na manhã desta sexta-feira (01/04), o andamento de diversas obras no município. Acompanhados do vereador Elson Paz, a primeira parada da comitiva foi no bairro Apolo II, onde o prefeito verificou as obras e conversou com moradores sobre as melhorias realizadas na comunidade.


“Os moradores daqui estão muito felizes. Só o fato de não termos mais que pisar na lama já nos deixa satisfeitos. Há muitos anos esperávamos por isso”, disse satisfeito José Afonso, morador do bairro há 34 anos. No loteamento Jardim das Acácias as obras de pavimentação já estão em fase final. De acordo com prefeito Sérgio Soares, até o final da próxima semana a pavimentação da localidade já deve estar concluída.


A comitiva visitou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Itambi. No local, o prefeito e o secretário de Obras se reuniram com a secretária de Habitação e Integração Regional, Sílvia Lessa, e com engenheiros responsáveis pelas obras do PAC, para discutirem o andamento das obras do empreendimento. As obras de drenagem e pavimentação no Bairro João Caetano e as reformas do local onde funcionará uma Unidade de Posto Avançado da Secretaria de Obras, em Vila Itambi, também foram vistoriadas.


De acordo com Serginho Soares, o local servirá para otimizar os trabalhos da Secretaria de Obras dentro da comunidade. “Como o bairro fica muito distante da Secretaria de Obras, este posto funcionará para aproximar a secretaria das necessidades da população. Aqui ficará todo o maquinário, além de pessoas trabalhando. O objetivo é atender a população da melhor forma”, disse o secretário.


Integrando a comitiva de inspeção às obras no bairro da Reta, os vereadores Carlinhos da Farmácia e Irmão Caio acompanharam a vistoria nas Ruas Pedro Ferreira Pinto e José Maria Nanci. Visitaram, também, ruas do bairro de Visconde. “Para a realização de obras nesses dois bairros serão investidas verbas dos governos Federal e Estadual, conseguidas pelo prefeito Sérgio Soares,” concluiu o secretário de Obras, Serginho Soares.

Educação implanta EJA em mais uma unidade escolar

Uma noite marcada de muita emoção e comprometimento. Assim, foi a aula inaugural dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Prefeito Símaco Ramos de Almeida, em Porto das Caixas, na noite da última quinta-feira (31/03).

A comunidade foi beneficiada pela Prefeitura de Itaboraí através da Secretaria de Educação e Cultura com o ensino noturno para aqueles que não tiveram condições de concluírem seus estudos na faixa etária adequada.

“Quero parabenizar aos estudantes aqui presente. Vocês já são vitoriosos. Tenho certeza que sairão daqui com um novo olhar e perspectiva de vida, além de melhores condições de trabalho”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa.

De acordo com a coordenadora da EJA, Rosínia Vieira Machado, aproximadamente 70 alunos estão matriculados nesta unidade escolar, divididos em turmas da 1ª elementar à 4ª série. “O objetivo do governo do prefeito Sérgio Soares é ampliar ainda mais a Educação de Jovens e Adultos. Hoje o programa está presente em 19 escolas, atendendo quase 3 mil alunos”, ressaltou Rosínia.

A diretora da instituição, Valciléa Fernandes Borges agradeceu ao prefeito Sérgio Soares e a secretária de Educação Rosana pela parceria e iniciativa de implantar a EJA na escola. “Agradeço em nome da comunidade que por diversos motivos não tiveram a oportunidade de estudar. Mas que hoje irão abraçar com determinação essa nova chance que a vida está dando”, enfatizou a diretora.

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é um programa em parceria com o Governo Federal, que tem como principal objetivo oferecer os ensinos Fundamental e Médio com qualidade, para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos.