terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Secretário de Saúde atende população em Santo Expedito

Atendendo a meta que foi estabelecida em reunião com o Prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, de que a prioridade para a saúde seria o atendimento de qualidade e com precisão, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Alonso, prestou atendimento hoje (05/01) no Programa Saúde da Família (PSF) na comunidade Santo Expedito, em Itaboraí. Para alguns moradores o fato do próprio Secretário atender a população causou surpresa e satisfação.
“Minha filha teve um ótimo atendimento. Aliás, não tenho do que reclamar não, toda vez que precisei vir até aqui fui bem atendido, mas hoje fiquei surpreso, não imaginava que o médico seria o secretário”, afirmou Betuel Lobosco Nunes, de 48 anos.
Outro morador do bairro que ficou satisfeito com a consulta foi Luis Mauro, de 59 anos. Esta foi a primeira vez que ele esteve no PSF de Santo Expedito.
“Esta foi a primeira vez que fui atendido aqui no posto e foi muito bom. Fiquei surpreso quando vi que o médico era o secretário de saúde. Muito bom”, disse Luis Mauro.
Para o Dr. André Alonso, conhecer as pessoas, os locais e os problemas pelos quais a população está passando é muito importante, já que desta forma, a secretaria poderá atuar pontualmente e de forma mais eficiente. O Secretário disse ainda que enquanto houver deficit no corpo clinico da atenção básica, ele e sua equipe estarão nas ruas prestando atendimento à população.
“Trabalho bom é trabalho de campo. Vivenciar o atendimento nos dá a exata noção do que está acontecendo aqui na ponta. Hoje mesmo uma paciente precisou de insulina e disseram que não tinha, mas eu sei que tem. Nós temos, inclusive, uma parceria com a Fiocruz, basta ter a vontade de resolver. O que falta, muitas vezes, é essa boa vontade. É preciso sensibilizar os funcionários para o bom atendimento à população. Este trabalho nos PSF´s será contínuo”, garantiu o Secretário.
Outra boa notícia é a implantação de uma empresa terceirizada que fará a manutenção e a limpeza dos prédios que abrigam o Programa Saúde da Família (PSF).
“As vezes chegamos aos postos e não temos um ambiente ideal. Encontramos grama alta, a limpeza sendo feita pelas atendentes que ficam sobrecarregadas. Esta situação vai mudar”, afirmou André Alonso.
Até as 11h da manhã o Secretário Municipal de Saúde já havia realizado 15 atendimentos no PSF de Santo Expedito.