quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hospital anuncia projeto de humanização dos funcionários

Entusiasmo, otimismo e a esperança de um tratamento mais humano para pacientes e funcionários. Isso foi o que se viu nessa quarta-feira, (06/01) pela manhã durante a abertura do Projeto Porta de Entrada Humanizada: Abrindo Portas a Caminho da Cidadania, no Hospital Municipal Desembargador Leal Jr. (HMDLJ), em Itaboraí. O Secretário de Saúde e Diretor do Hospital, Dr. André Alonso, ressaltou a importância deste projeto afirmando que a maioria dos problemas acontecem por falta de uma comunicação adequada entre funcionários e pacientes.
“Devemos entender o indivíduo como um todo e não apenas as patologias. Temos que trabalhar o orgânico e o psicológico juntos. O objetivo é enxergar além que um mero paciente, é ver que por trás de um homem que está infartando existem filhos, uma esposa, pessoas que o amam e nós temos a responsabilidade de salvar aquela vida. Precisamos humanizar o atendimento para transformar esse sentimento em ação”, afirmou o Secretário.
O Dr. André Alonso disse estar otimista com os resultados do programa, que devido à importância foi transformado em um curso com seis meses de duração. Para ele, o atendimento humanizado prestado pelo setor de saúde está avançando em todo o mundo.
“O mundo está mudando e nós temos que mudar também. Estudos na Europa, Estados Unidos, no Japão mostram melhorias na saúde do paciente quando ele é tratado de forma humana, de forma global. Não se pode esquecer que há sofrimento. A mudança tem que acontecer de dentro para fora, de fora para dentro e de dentro para dentro. Não será só o usuário que será beneficiado com a humanização do serviço. O próprio funcionário terá o benefício de trabalhar em um ambiente melhor”, concluiu.

Novidade é anunciada durante abertura

Durante a abertura do evento, o Secretário de Saúde garantiu que será construído um novo refeitório para os funcionário do hospital e afirmou que este local estará dentro do projeto de humanização. Para isso, parte do estacionamento será cedido para a nova construção que terá vista para uma área arborizada. Com isso , segundo o Dr. André Alonso, os funcionários poderão se alimentar, conversar um pouquinho e se distrair do trabalho.
“ Não dá só para trabalhar. Hoje o refeitório é um porão apertado onde as pessoas tem que comer e dar lugar a outras pessoas. Com este novo refeitório os funcionários terão um ambiente melhor , onde poderão conversar na hora do almoço e parar de pensar só no trabalho. Às vezes a gente esquece que é humano, que tem pai, mãe, filhos e vários problemas de ordem pessoal. Este processo de humanização vai dar uma guinada no atendimento do hospital. Estou extremamente feliz e orgulhoso”, disse o Secretário.

A estrutura do curso

Coordenado pela psicóloga Yamara Borges Alves com participação de Rita de Cássia Mata, Vivian Coga e Manuela de Barros Pacheco, o projeto será dividido em cinco partes: entrevista biopsicossocial, pesquisa de clima, aplicação de testes psicológicos,dinâmica de grupo e palestras que abordarão entre outros temas: ética e moral, como lidar com conflitos de equipe, postura profissional, direitos do paciente e papel do funcionário.
Para a enfermeira Ana Beatriz Lôbo, de 24 anos, que participou da abertura do evento, o projeto trará muitos benefícios para funcionários e para a população.
“Estou acompanhando o programa desde o início e estou achando muito legal. Nós tratamos de gente e quanto mais capacitados estivermos vai ser melhor para todos. Estou empenhada em fazer o possível e o impossível para melhorar a vida do paciente”, afirmou Ana Beatriz.
Depois da apresentação do curso e exposição do tema o Palhaço Alegria e seu grupo animou o início da tarde com brincadeiras, dinâmica de grupo e música. Tudo para integrar os funcionários presentes.