sábado, 30 de janeiro de 2010

Pronunciamento Exmo. Sr. Prefeito Sergio Soares





Este pronunciamento é um ato institucional do Governo Municipal para esclarecer a população sobre os ultimos fatos ocorridos em nossa cidade.
Gostariamos de tranquilizar a sociedade de um modo geral quanto a continuidade dos trabalhos em andamento desta administração.

Prefeitura de Itaboraí,
Governo Municipal
(27 de janeiro de 2010)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Agentes epidemiológicos combatem a Dengue em Itaboraí

Nesta sexta-feira (29.01) cerca de 200 agentes epidemiológicos de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu e representantes da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) estiveram em Agro Brasil, bairro que faz limite entre os dois municípios, realizando um mutirão contra a dengue. A força tarefa recolheu objetos que acumulam água, fez a distribuição de panfletos , colocou galhardetes com informações sobre como prevenir a doença em terrenos baldios e colocou tela nas caixas d´água sem tampas. O carro de ultra baixo volume, mais conhecido como fumacê, passou nas principais ruas dos bairros. De acordo com o Coordenador do Programa Municipal do Controle da Dengue (PMCD), Marcelo Neves Chagas, o mutirão foi um sucesso.
“Hoje nós encontramos vários erros por parte da população, as pessoas ainda tem dúvidas . Encontramos casca de ovo, pneus, sapatos velhos, tudo isso acumula água. A conscientização é muito importante” afirmou o coordenador.
De acordo com Marcelo, a ação de hoje foi apenas de conscientização embora Itaboraí possua o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê multa para moradores e comerciantes que tiverem focos do mosquito encontrados em seus imóveis.

Projovem Urbano oferece 1000 vagas

O Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Itaboraí abre inscrições de novas turmas para o Projovem Urbano. Jovens entre 18 e 29 anos alfabetizados e que ainda não concluíram o ensino fundamental precisam apenas apresentar a identidade para se matricular no curso.
O projovem urbano oferece curso de 18 meses de Ensino Fundamental, com formação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês. As inscrições estão sendo feitas em todas as escolas do município e na Casa do Futuro, de segunda à sexta, 09 às 16 horas. O prazo para matrícula é até o dia 12 de abril. O início das aulas está prevista para o dia 26 de abril, de 18 às 22h. Mais informações pelo telefone 0800- 7227777 ou pelo site http://www.projovem.gov.br/.

29 de janeiro, dia do Jornalista !

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Itaboraí pode se tornar referência em vacinas

As coordenadoras da Atenção Básica de Saúde, Kátia Rosário, e do Programa Saúde da Família, Núbia Horiba, uniram suas áreas de atuação e estão empenhadas em realizar novos projetos que visam melhorar os atendimentos realizados nas unidades de saúde de Itaboraí. Recentemente, as coordenadoras montaram uma comissão de fiscalização para verificar a infraestrutura, cumprimento de horário, gestão de medicamentos, entre outros pontos que podem comprometer o atendimento nas unidades de saúde. Os postos terão metas a serem cumpridas, mas segundo a coordenadora do PSF, essas metas serão definidas a partir do perfil de atendimento de cada local. “Precisamos de resultados sempre. A equipe é muito boa, as pessoas estão prontas para ajudar e oferecer um bom atendimento e nós vamos dar esse suporte . As metas motivam os profissionais e servem como uma referência de onde devemos chegar. Cada unidade terá uma meta de acordo com o seu perfil”, explicou Núbia Horiba. Uma parceria com a Secretaria de Educação promoverá a mudança de endereço de alguns postos do Programa Saúde da Família, que serão transferidos para escolas municipais e CIEPs municipalizados. Será montada, ainda, uma estrutura de armazenamento de vacinas na Secretaria de Saúde de Itaboraí. Este local vai permitir que o município tenha grande variedade, podendo auxiliar, até mesmo, cidades vizinhas. Segundo a coordenadora do PSF, o objetivo é fazer com que Itaboraí se torne referência em vacinas.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

25 de Janeiro: Dia do Carteiro

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Prefeitura realiza aula inaugural do curso de capacitação

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí realizará no próximo dia 25 de janeiro, às 19 hrs, na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu, a Aula Inaugural dos cursos do Centro de Capacitação Profissional.
Serão oferecidos durante o ano, quatro cursos de Qualificação Profissional: Inglês, Espanhol, Informática e TCE. A Aula Inaugural dará as boas vindas aos novos alunos e também será uma oportunidade para que seus familiares possam conhecer o programa. Os cursos serão gratuitos e ministrados por professores de Itaboraí, com material didático produzido pela Secretaria. As aulas serão realizadas na parte da manhã, tarde, noite e aos sábados e a previsão é de que, aproximadamente, 300 alunos se inscrevam nos cursos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

21 de Janeiro - Dia Mundial da Religião















Uma homenagem da Prefeitura Municipal de Itaboraí pelo dia de hoje.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Educação investe no transporte escolar

Os alunos da rede municipal de Itaboraí vão ganhar novos ônibus. Os veículos serão utilizados para a melhoria do transporte escolar rural. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura comprou mais dois ônibus, com ajuda de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os ônibus possuem adaptação exclusiva para alunos portadores de deficiência e ainda são adequados as normas de segurança.
“É dever da prefeitura atender as crianças que moram longe da escola onde estudam. Estamos fazendo um levantamento das áreas mais necessitadas e vendo como podemos amenizar esse problema com ônibus ou até mesmo outro tipo de veículo”, disse a Secretária Rosana Rosa.

Itaboraí realiza capacitação para tratamento de hanseníase

No domingo (31.01) é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e para auxiliar na prevenção e tratamento da doença, agentes de saúde e profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), em Itaboraí, participaram hoje (20.01) de um programa de capacitação para o tratamento da hanseníase. O treinamento foi ministrado pela Coordenadora do Programa de Hanseníase, Josimar Alves e pela enfermeira e membro da vigilância epidemiológica de Itaboraí, Cristiane Oliveira.
Segundo Josimar Alves, os portadores da doença , muitas vezes, deixam de buscar tratamento por sentir vergonha. No entanto, o diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível , já que a hanseníase pode causar incapacidade e deformidades físicas.
“A questão estética pode se tornar um problema. O feio está associado ao mau, assim como o belo é bom. Mas a hanseníase não trás só manchas e deformidades , ela pode tornar a pessoa incapaz para o trabalho . É uma doença que atinge os nervos e essas deformidades podem ser evitadas quando o diagnóstico é feito no início e o paciente recebe o tratamento imediato”, afirmou.
Para a coordenadora do programa, o objetivo da capacitação é fazer com que os agentes e profissionais consigam identificar os pacientes ainda no estágio inicial da doença, já que o período de contágio e aparecimento dos sintomas é longo, podendo levar mais de dez anos.
Outro objetivo do curso é levar informações às comunidades dissipando mitos e preconceitos.
“Hoje o hanseniano não fica isolado, ele deve levar uma vida normal. A doença não é transmitida por abraço , aperto de mão, talheres ou relação sexual. Então, não é preciso separar roupas, pratos, talheres, nada disso. A doença é transmitida por meio das vias respiratórias, ou seja: pela tosse ou espirro, isso se a pessoa não estiver recebendo medicamentos”, explicou.
Os principais sintomas da doença são: aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo com perda ou alteração de sensibilidade , perda de pelos, diminuição da força muscular nos pés, mãos e face, dor ou sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos. Para obter mais informações basta ligar 0800611997 ou procurar uma equipe de saúde da família.

ADI quer apostar no talento local

Durante toda a semana, a A.D.I. (Associação Desportiva de Itaboraí), está realizando uma peneira para selecionar atletas que irão reforçar o time da associação. O esforço é para formar um time forte e representar bem a cidade no Campeonato Carioca da Série C (terceira Divisão) que terá inicio no próximo dia 7 de março. O objetivo é contar com 25 atletas de alto nível para defender as cores de Itaboraí no Campeonato. Para participar da seletiva os homens precisam ter mais de 18 anos e comparecer na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itaboraí, na Rua Dr. Mesquita, número 3, no Centro.De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, José Luiz Cobra, a meta é ter um time da cidade, formando atletas e representando o povo de Itaboraí. “Queremos um time que tenha pelo menos 60% de atletas que sejam moradores da cidade, porque o pensamento é não só no profissional, mas também na formação de base desses atletas, que poderão vingar no mundo do futebol, sendo formados pela A.D.I”, afirmou. Nova equipe vai contar com a experiência nos treinos E quem pensa que é só de juventude que vive o time de Itaboraí, se enganou. Para a disputa do torneio, a A.D.I. trouxe para comandar o time o experiente técnico Chiquinho. Com passagens por times de Portugal e Espanha, o ex jogador do Flamengo, Campeão Brasileiro, da Libertadores e Mundial,atuando ao lado de Andrade, Adilio e Zico, sabe das dificuldades que o aguardam nesta primeira etapa da retomada do time de Itaboraí no cenário carioca. O novo comandante afirma que o planejamento do time é voltado na valorização do jovem e espera poder fazer uma temporada digna. “O projeto do clube visa aproveitar o talento dos jogadores locais. Nesse primeiro momento é difícil, pois atletas mais conhecidos da cidade já estão atuando por outras equipes, mas nos queremos aproveitar os jovens da cidade e resgatar essa tradição do futebol na cidade e fazer um campeonato digno”, ressaltou Chiquinho.

Artistas de Itaboraí se apresentam em Copacabana

Artistas de Itaboraí estarão participando da 3ª etapa do projeto Novas Cenas, nos próximos dias 21,22,23 e 24 desse mês, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana – RJ.
A 3ª etapa – o interior ocupa o Gláucio Gill – propõe um intercâmbio cultural entre os artistas do interior do Estado e a população da capital do Rio de Janeiro.
Na 1ª e 2ª etapas do projeto, teatros de vários municípios do interior do Estado receberam espetáculos e shows produzidos pelas principais escolas e universidades de teatro e música da capital.
Estudantes da rede pública têm entrada gratuita e para os demais será cobrado preços populares.
O Teatro Gláucio Gill fica na Praça Cardeal Alcoverde – s/n – Copacabana, RJ. Mais informações pelo telefone (21) 2332-79002 ou 2332-7904.
Segue a programação:

21/01: 20h Bira e Banda Quem Pode, classificação etária livre
22/01: 20h Outline e convidados, livre
23 e 24/01: 17h Branca de Neve, livre
20h Senhor dos códigos, 14 anos

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Alegria visita Hospital Municipal no Dia do Riso

Hoje (18/01) é o dia internacional do riso e o Hospital Municipal Desembargador Leal Jr, em Itaboraí, recebeu o palhaço Alegria. Acompanhado pelas psicólogas Yamara Borges Alves , Rita de Cássia Lorena da Matta e pela técnica de enfermagem, Patrícia da Silva Santos, Alegria visitou os pacientes da unidade levando brincadeiras, músicas e despertando muitos sorrisos de adultos e crianças que ganharam cachorrinhos feitos de bola.
Como diversas pesquisas apontam que rir melhora a saúde dos pacientes a equipe de saúde mental do hospital montou o projeto: “... E a alegria entrou no hospital estimulando e promovendo a cura”. Com isso, uma vez por mês, o palhaço Alegria vai percorrer o hospital levando humor e mensagens de otimismo para os pacientes. Segundo a psicóloga e coordenadora do evento, Yamara Borges Alves, estas ações de humanização geram uma melhora na imunidade do paciente.
“Estas atividades melhoram o humor do paciente. Às vezes a pessoa chega no hospital com medo, com alguma resistência ao atendimento médico, medicação ou outros tratamentos e este acolhimento, esta humanização gera a confiança, melhora o nosso trabalho e também mexe com o sistema imunológico fazendo com que o paciente tenha uma melhora mais rápida”, afirmou.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sala do Empreendedor é reconhecida por outros municípios

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí recebeu nessa quinta-feira, dia 14 de janeiro, o Secretário de Fazenda de Tanguá, Marques Cezar, para que novas parcerias entre os dois municípios possam ser redefinidas, no sentido de unir ações e investimentos para o setor empresarial.
Diversas iniciativas da prefeitura de Itaboraí para melhorar a infra-estrutura dos empreendedores de pequeno, médio e grande porte estão sendo apreciadas por municípios vizinhos, como é o caso da Sala do Empreendedor, inaugurada em dezembro de 2009.
Assim como São Gonçalo e Rio Bonito, o município de Tanguá irá implementar a Sala do Empreendedor, que oferece suporte aos empresários da região a legalizarem suas empresas. Segundo Marques, durante alguns dias, um oficial da administração de Tanguá acompanhará de perto o funcionamento da Sala em Itaboraí, virá o cotidiano das ações de fiscalização do Departamento de Postura, bem como a liberação do alvará e outras documentações.
"Nós viemos aqui para aprender com esse trabalho desenvolvido pela prefeitura de Itaboraí, que é um exemplo para o Estado. O empresário já identificou que nós possuímos uma boa estrutura e, agora, eles estão passando a nos procurar. Portanto, temos que trabalhar em conjunto, reconhecer suas necessidades e ajudá-los no que for preciso", completa Marques Cezar.
O Secretário Ricardo Guimarães, de Indústria, Comércio e Turismo aprovou a parceria e aproveitou para confirmar sua presença na inauguração da Sala do Empreendedor em Tanguá, no dia 20 de janeiro.

Desenvolvimento Social recadastra servidores

À partir do próximo dia 18 de janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social irá realizar o Recadastramento Funcional Interno. Todo servidor do órgão (SEMDS) tem que se apresentar com os seguintes documentos:
Xerox do RG
Xerox do CPF
Xerox Título de Eleitor
1 foto 3x4
Comprovante de residência (xerox)

Segue abaixo, a tabela com os dias para cada setor. O término do recadastramento está previsto para
o dia 28 de janeiro.

Setor
Dia
Horário
Sede – SEMDS
18/01/2010
08 às 17 horas
CRAS - Centro
18/01/2010
08 às 17 horas
CRAS - Ampliação
18/01/2010
08 às 17 horas
CRAS – V. Esperança
19/01/2010
08 às 17 horas
CRAS – V. Pedras
19/01/2010
08 às 17 horas
CRAS – Itambi e Manilha
20/01/2010
08 às 17 horas
CREAS
21/01/2010
08 às 17 horas
Conviver
25/01/2010
08 às 17 horas
PETI
25/01/2010
08 às 17 horas
Guarda Mirim
26/01/2010
08 às 17 horas
Conselho Tutelar
26/01/2010
08 às 17 horas
Funerária e Cemitério
27/01/2010
08 às 17 horas
Bolsa Família
28/01/2010
08 às 17 horas
CRAM
28/01/2010
08 às 17 horas

Palhaços levam alegria a Hospital

Nesta segunda-feira (18.01) é o Dia Internacional do Riso. Para comemorar a data o Palhaço Alegria e suas palhacetes levarão um pouco de alegria ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Itaboraí. O grupo visitará os pacientes internados na unidade e fará muitas brincadeiras. As pessoas que estiverem na emergência do hospital também serão contagiadas pelo riso. Segundo o Secretário de Saúde, Dr. André Alonso, a alegria trás melhorias no quadro de saúde dos pacientes.
“Rir sempre é muito bom. As pessoas internadas estão tristes, às vezes sofrendo e quando se tem esse tipo de contato elas podem rir e esquecer dos seus problemas ao menos por um instante. Isso é muito importante!”, afirmou.
O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, S/N, Nacilândia, em Itaboraí.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Hospital terá novo modelo de gestão

O Secretário de Saúde de Itaboraí, Dr. André Alonso, esteve no Hospital Municipal de Pedreira , em São Paulo, que servirá de modelo para a implantação da nova gestão do Hospital Municipal Desembargador Leal Jr. (HMDLJ). No fim de dezembro a Câmara de Vereadores de Itaboraí aprovou o projeto no qual o hospital será administrado por uma Organização Social de Saúde (OSS). Porém, isto não significa que a unidade será privatizada, pelo contrário, o serviço oferecido continuará sendo de responsabilidade do município, totalmente gratuito e vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Secretário, este modelo é mais flexível e tem maior eficiência gerencial, fazendo com que a população tenha um atendimento muito melhor do que aquele que está sendo oferecido hoje.
“As OSS não determinam nada, apenas cumprem o planejamento feito pela prefeitura. Trabalham em cima de metas pré estabelecidas e precisam mostrar resultados. O planejamento e tudo mais que desejamos constará no edital de chamamento público e no contrato feito com a organização. Cabe a nós, Prefeitura e Secretaria de Saúde fiscalizar se as metas estão sendo cumpridas”, afirmou.
Estudos realizados em São Paulo mostram que os hospitais gerenciados pelo modelo de OSS são mais eficientes que aqueles administrados de forma tradicional por administração direta, fazendo com que a população seja mais bem atendida. Em São Paulo, 21 hospitais, três ambulatórios, duas farmácias e três laboratórios de análises clínicas funcionam por este meio de gestão, entre eles o Hospital Geral de Pedreira, que é referência nacional na qualidade e eficiência de atendimento. Em Pedreira, prontuários, exames e histórico dos pacientes podem ser acessados on line e vistos em qualquer computador do hospital otimizando o tempo de atendimento e diminuindo os gastos com materiais como: papel, filmes e películas. O controle de medicamentos também é feito em tempo real de forma que não faltam medicamentos no estoque da unidade. No pronto-socorro cerca de 800 pessoas são atendidas por dia, mas apesar do alto número de atendimentos, não há superlotação. De acordo com o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Ésio Vicente Juliano, a humanização é o segredo na excelência do atendimento.
“A prioridade tem que ser o paciente. Dar acesso e acolhimento. Nós cuidamos de vidas e a humanização é o caminho para a excelência em atendimento. A OSS chega onde a administração não consegue chegar. O custo é menor, há contrato de metas. Sem atingir as metas a organização perde recursos. Como se quer ganhar, o atendimento é otimizado”, garantiu.
Pelo modelo de Organização Social de Saúde a compra de insumos e a contratação de pessoas podem ser feitas diretamente, a gestão é desburocratizada. Em Itaboraí, o modo a contratação de profissionais será feita por um modelo misto (CLT e Contrato Pessoa Jurídica). Os servidores concursados não perdem o vínculo com a instituição e continuarão a trabalhar no hospital. Todo material, bem ou maquinário comprado pela OSS pertence ao patrimônio público.
Um estudo realizado em parceria pelo Banco Mundial, o Ministério da Saúde e por pesquisadores da Fiocruz, em 2003, comparou 12 hospitais administrados por OSS e 10 hospitais da administração direta de São Paulo. Por este estudo os índices de mortalidade e o gasto por leito foram menores nos hospitais geridos pela Organização Social de Saúde.
INDICADOR
OSS (%)
ADM.DIRETA (%)
Taxa de Mortalidade Geral
3.3
5,3
Taxa de Giro de Leito
5,2
3,3
Tempo Médio de Permanência por leito
4,2
5,4
Gasto por leito até a alta do paciente
R$2.900,00
R$4.300,00

A.D.I. está de volta

Após mais de uma década fora das competições oficiais, a Associação Desportiva de Itaboraí (A.D.I.) está de volta. Este ano a equipe irá iniciar os trabalhos da temporada 2010 disputando o Campeonato Estadual da Série C (Terceira Divisão). De acordo com o secretário Municipal de Esporte e Lazer da cidade, José Carlos Cobra, o retorno da A.D.I. aos gramados representa a união da sociedade a favor do futebol local. “O objetivo da A.D.I. é essa integração das pessoas, com o apoio dos comerciantes, da sociedade e também de ex jogadores do clube como Jorge Scoth, Jofre Zanibone e Retti. A volta do time era um desejo também do prefeito Sérgio Soares, que já foi presidente e diretor médico do clube”, avaliou o secretário. A equipe de Itaboraí está no Grupo B da competição, que terá inicio no dia 6 de março ao lado do Canto do Rio, Serra Macaense, São João da Barra e Riostrense. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Liga Desportiva de Itaboraí, deram o pontapé inicial para a reorganização administrativa do clube. Prova disso foi à inclusão já para a temporada 2010 do clube para a disputa do Campeonato Carioca.Nos jogos de ida, A.D.I. fará sua estréia no torneio jogando em casa, no dia 7 de março, contra o Serra Macaense, no Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão. Na sequência o time de Itaboraí encara o Riostrense, no dia 14 de março fora de casa, e depois joga contra o São João da Barra no Alzirão, dia 21. Fechando sua participação na primeira fase, a A.D.I. enfrenta o Canto do Rio no dia 4 de abril no estádio do Castelo Futebol Clube, em Rio Bonito.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Itaboraí e Cachoeiras de Macacu unem 200 agentes contra a dengue

Nesta sexta-feira (15.01) cerca de 200 agentes epidemiológicos de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu estarão em Agro Brasil e Sambaetiba, bairros que fazem limite entre os dois municípios, realizando um mutirão contra a dengue. A força tarefa irá recolher objetos que acumulam água, como: latinhas, tampinhas de garrafas e pneus. O carro de ultra baixo volume, mais conhecido como fumacê, passará nas principais ruas dos bairros. Ações de conscientização da população serão feitas através da distribuição de panfletos e cartazes. De acordo com o Coordenador do Programa Municipal do Controle da Dengue (PMCD), Marcelo Neves Chagas, este mutirão pretende conscientizar a população sobre os riscos da doença e as principais formas de evitá-la, além de acabar com focos do mosquito Aedes Aegypt. Itaboraí possui o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê multa para moradores e comerciantes que tiverem focos do mosquito encontrados em seus imóveis.

Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval vai agitar Itaboraí

Após o sucesso do ano passado, a Prefeitura de Itaboraí, através da Comissão de Carnaval, abre o concurso para a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010 na cidade. Para participar a pessoa deve ter idade superior a 18 anos e esbanjar simpatia e alegria, além de muito samba no pé. As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro e seguem até o dia 4 de fevereiro na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, na Rua Dr. Mesquita, número 345, Centro, de 8h às 16h horas, portando cópia do comprovante de residência e identidade. O concurso será aberto ao público e a escolha dos vencedores feita através de uma comissão julgadora. O evento será realizado no dia 5 de fevereiro, às 20h, na quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto no Centro. Os vencedores irão receber premição em dinheiro. Os primeiros colocados irão receber a quantia de R$ 700 e para os segundos lugares a quantia será de R$500.O manto, o cetro e a coroa que compõem a vestimenta do Rei e Rainha, serão entregues aos ganhadores por seus sucessores, o chaveiro Roberto Conrado da Silva, e a Rainha Cleidiele Verônica da Cruz. Assim como no ano passado, durante o cumprimento da agenda do carnaval 2010.O evento vai contar também com a apresentação da Bateria do Salgueiro para animar a festa.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Teatro anima Itaboraí

Esperada por muitos espectadores, a peça Friziléia reuniu diferentes tipos de público no último sábado, dia 09/01, na Praça Marechal Floriano Peixoto, às 21:00h. O evento foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Educação e Cultura.
Interpretada pela atriz Elizabeth Savala, a “ Socorro” da novela Caras e Bocas, a peça contagiou o povo Itaboraiense e agitou a noite do último sábado, com muito humor e carisma.
Cerca de 1.000 pessoas assistiram o espetáculo.
“Itaboraí faz parte de um momento muito especial na minha vida, que foi quando eu recebi a notícia da minha segunda gravidez. Nesse momento, eu estava gravando a novela Estúpido Cupido, da Rede Globo no município. Eu adoro essa cidade e as pessoas que aqui moram. É muito importante essa sensibilidade do Prefeito para com a cultura e esse projeto Teatro de Graça faz a diferença na vida de muitas pessoas”, disse Elizabeth.
Para a estudante Patrícia dos Santos, 22 anos, foi uma oportunidade para o povo de Itaboraí ter acesso gratuito à cultura.
“Eu gostei muito da iniciativa do Prefeito, em trazer para Itaboraí uma peça com uma atriz tão bem conceituada e famosa. Foi muito bom!”, afirmou a estudante.

Prefeitura desassoreia rio

A prefeitura de Itaboraí está realizando no Parque Santa Rosa de Lima, o desassoreamento do Rio Aldeia. Ao todo, mais de 1km de rio está sendo aberto. Todo o trabalho é realizado pela Secretaria de Obras, em parceria com Agricultura, Abastecimento e Pesca, com objetivo de resolver o problema de alagamentos das cidades vizinhas ao local. Nessa segunda-feira, 11/01, o Secretário de Agricultura, Renato Ferreira esteve no local vistoriando os trabalhos da equipe.“Conforme havíamos prometido aos moradores do bairro Vida Nova, estamos empreendendo todos os esforços para resolver esse problema, que é antigo. Graças ao trabalho conjunto das Secretarias de Obras e Agricultura.”, disse. Renato Ferreira conta ainda que acompanhou quase diariamente as obras e se impressionou com a quantidade de lixo retirada do leito.“Pretendemos iniciar um trabalho de conscientização dos moradores, quanto ao dever da cada um em relação à manutenção do rio. Durante o desassoreamento, encontramos restos de construção, sofás, colchões, garrafas pets, cobertores, restos de motocicletas, madeiras e outros objetos que contribuíram para causar esse alagamento. Se cada um fizer sua parte, jogar lixo no lixo, esse problema tem grandes chances de não voltar a ocorrer”, disse o secretario.

Retomada pavimentação em Campo Lindo

A Prefeitura Municipal de Itaboraí, através da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp) retomaram, na tarde desta segunda-feira, as obras de pavimentação das últimas ruas de Campo Lindo, em Areal. Adiadas por conta das festas de fim de ano e também por causa das fortes chuvas que impossibilitaram a atuação dos trabalhadores, a conclusão da pavimentação está prevista para o fim desta semana.

De acordo com o secretário de Obras, Serginho Soares, a etapa de saneamento básico foi toda concluída em dezembro. A urbanização da praça do bairro, cujo nome ainda não foi definido, também está prevista nesta etapa de intervenções. Ao todo serão mais de 3 km de pavimentação, beneficiando as ruas Francisco Cardoso, Antero Pinto, Angelo Joaquim Pinto, Valério Moreira e Olívio Osório Rodrigues.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

IPTU 2010

08/01 - Dia do Fotógrafo


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Projovem Trabalhador oferece 2.000 vagas em Itaboraí

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí, em parceria com oGoverno Federal, irá oferecer 2.000 vagas para o Pró-Jovem Trabalhador,programa de capacitação profissional e reintegração dos jovens de 18 a 29anos no mercado de trabalho.
Os interessados já podem fazer sua inscrição para uma das dez áreasoferecidas pelo programa: Administração, Alimentação, Beleza e Estética,Construção e Reparos, Metal Mecânica, Saúde, Serviços Domiciliares,Telemarketing e Informática, Turismo e Hospitalidade, e Vestuário.
De acordo com o Secretário Municipal de Habitação, Trabalho e Renda deItaboraí, Said Abraão, a idéia é que em cada um dos distritos tenha um póloonde os cursos possam ser aplicados. “Nós queremos facilitar ao povoitaboriense porque sabemos que muitos já trabalham de manhã e teriam que sedeslocar mais para estudar. Estamos fazendo um estudo junto ao Ministériodo Trabalho para podermos ter os pólos em todos os distritos, ou pelo menosnos mais populosos”, ressaltou Abraão.
As aulas, com previsão de início para o final de fevereiro, acontecerãopreferencialmente em escolas da rede municipal. Os participantes receberãoum auxílio mensal de R$ 100,00, durante os seis meses do curso, mediantecomprovação de freqüência.

Hospital anuncia projeto de humanização dos funcionários

Entusiasmo, otimismo e a esperança de um tratamento mais humano para pacientes e funcionários. Isso foi o que se viu nessa quarta-feira, (06/01) pela manhã durante a abertura do Projeto Porta de Entrada Humanizada: Abrindo Portas a Caminho da Cidadania, no Hospital Municipal Desembargador Leal Jr. (HMDLJ), em Itaboraí. O Secretário de Saúde e Diretor do Hospital, Dr. André Alonso, ressaltou a importância deste projeto afirmando que a maioria dos problemas acontecem por falta de uma comunicação adequada entre funcionários e pacientes.
“Devemos entender o indivíduo como um todo e não apenas as patologias. Temos que trabalhar o orgânico e o psicológico juntos. O objetivo é enxergar além que um mero paciente, é ver que por trás de um homem que está infartando existem filhos, uma esposa, pessoas que o amam e nós temos a responsabilidade de salvar aquela vida. Precisamos humanizar o atendimento para transformar esse sentimento em ação”, afirmou o Secretário.
O Dr. André Alonso disse estar otimista com os resultados do programa, que devido à importância foi transformado em um curso com seis meses de duração. Para ele, o atendimento humanizado prestado pelo setor de saúde está avançando em todo o mundo.
“O mundo está mudando e nós temos que mudar também. Estudos na Europa, Estados Unidos, no Japão mostram melhorias na saúde do paciente quando ele é tratado de forma humana, de forma global. Não se pode esquecer que há sofrimento. A mudança tem que acontecer de dentro para fora, de fora para dentro e de dentro para dentro. Não será só o usuário que será beneficiado com a humanização do serviço. O próprio funcionário terá o benefício de trabalhar em um ambiente melhor”, concluiu.

Novidade é anunciada durante abertura

Durante a abertura do evento, o Secretário de Saúde garantiu que será construído um novo refeitório para os funcionário do hospital e afirmou que este local estará dentro do projeto de humanização. Para isso, parte do estacionamento será cedido para a nova construção que terá vista para uma área arborizada. Com isso , segundo o Dr. André Alonso, os funcionários poderão se alimentar, conversar um pouquinho e se distrair do trabalho.
“ Não dá só para trabalhar. Hoje o refeitório é um porão apertado onde as pessoas tem que comer e dar lugar a outras pessoas. Com este novo refeitório os funcionários terão um ambiente melhor , onde poderão conversar na hora do almoço e parar de pensar só no trabalho. Às vezes a gente esquece que é humano, que tem pai, mãe, filhos e vários problemas de ordem pessoal. Este processo de humanização vai dar uma guinada no atendimento do hospital. Estou extremamente feliz e orgulhoso”, disse o Secretário.

A estrutura do curso

Coordenado pela psicóloga Yamara Borges Alves com participação de Rita de Cássia Mata, Vivian Coga e Manuela de Barros Pacheco, o projeto será dividido em cinco partes: entrevista biopsicossocial, pesquisa de clima, aplicação de testes psicológicos,dinâmica de grupo e palestras que abordarão entre outros temas: ética e moral, como lidar com conflitos de equipe, postura profissional, direitos do paciente e papel do funcionário.
Para a enfermeira Ana Beatriz Lôbo, de 24 anos, que participou da abertura do evento, o projeto trará muitos benefícios para funcionários e para a população.
“Estou acompanhando o programa desde o início e estou achando muito legal. Nós tratamos de gente e quanto mais capacitados estivermos vai ser melhor para todos. Estou empenhada em fazer o possível e o impossível para melhorar a vida do paciente”, afirmou Ana Beatriz.
Depois da apresentação do curso e exposição do tema o Palhaço Alegria e seu grupo animou o início da tarde com brincadeiras, dinâmica de grupo e música. Tudo para integrar os funcionários presentes.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Itaboraí oferece teatro de graça na praça

A Casa de Cultura de Itaboraí apresenta no próximo dia 09 de janeiro, às 20h, o espetáculo “Friziléia: uma esposa à beira de um ataque de nervos”.
A peça de Camilo Áttila é um monólogo com a atriz Elizabeth Savala, a “Socorro” da novela Caras e Bocas.
Friziléia conta a estória de uma mulher comum que se casou por pressão da sociedade e se tornou uma dona de casa. A personagem remete a uma nova versão da "Amélia", do cancioneiro popular, mas com um final diferente. Ela está à beira de um ataque de nervos por causa do cansaço da rotina e das obrigações de esposa, mãe, irmã, nora e mulher. Cansada de ser explorada por todos e para chamar atenção para sua condição de vítima, Friziléia começa a pensar em inúmeras formas cruéis e dolorosas de cometer suicídio.
O espetáculo será apresentado em frente ao Teatro Municipal João Caetano, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.
A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 36392022.

Secretário de Saúde visita primeiro bebê nascido em 2010

O Secretário de Saúde, Dr. André Alonso, visitou hoje (05/01) o primeiro bebê nascido nesta década em Itaboraí. Kauani Vitória Gomes de Souza nasceu aos cinco minutos do dia primeiro de janeiro de 2010, no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior (HMDLJ). A menina , filha de Cintia Taciana dos Santos Gomes , de 15 anos e Jonathan Oliveira de Souza, de 20, nasceu de parto normal com 3,15kg e 50 cm.
Durante a visita, os pais do bebê disseram estar muito felizes e orgulhos em saber que Kauani é o primeiro bebê nascido em Itaboraí nesta década. O Secretário, que levou alguns presentes para a criança, afirmou que fará, pessoalmente, o acompanhamento no que diz respeito à saúde, tanto da filha quanto da mãe.
“Este bebê vai servir de exemplo para o município. Quero fazer todo acompanhamento desta criança para que a gente a veja crescer de forma saudável e feliz. A mãe também terá atendimento. Estamos firmando um compromisso e vou cobrar que eles estejam cadastrados no Programa Saúde da Família e que a criança esteja com carteira de vacinação em dia”; afirmou o Secretário.
Kauani e a mãe já estão em casa , no loteamento Santo Antônio, em Manilha e esbanjam saúde.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Secretário de Saúde atende população em Santo Expedito

Atendendo a meta que foi estabelecida em reunião com o Prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, de que a prioridade para a saúde seria o atendimento de qualidade e com precisão, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Alonso, prestou atendimento hoje (05/01) no Programa Saúde da Família (PSF) na comunidade Santo Expedito, em Itaboraí. Para alguns moradores o fato do próprio Secretário atender a população causou surpresa e satisfação.
“Minha filha teve um ótimo atendimento. Aliás, não tenho do que reclamar não, toda vez que precisei vir até aqui fui bem atendido, mas hoje fiquei surpreso, não imaginava que o médico seria o secretário”, afirmou Betuel Lobosco Nunes, de 48 anos.
Outro morador do bairro que ficou satisfeito com a consulta foi Luis Mauro, de 59 anos. Esta foi a primeira vez que ele esteve no PSF de Santo Expedito.
“Esta foi a primeira vez que fui atendido aqui no posto e foi muito bom. Fiquei surpreso quando vi que o médico era o secretário de saúde. Muito bom”, disse Luis Mauro.
Para o Dr. André Alonso, conhecer as pessoas, os locais e os problemas pelos quais a população está passando é muito importante, já que desta forma, a secretaria poderá atuar pontualmente e de forma mais eficiente. O Secretário disse ainda que enquanto houver deficit no corpo clinico da atenção básica, ele e sua equipe estarão nas ruas prestando atendimento à população.
“Trabalho bom é trabalho de campo. Vivenciar o atendimento nos dá a exata noção do que está acontecendo aqui na ponta. Hoje mesmo uma paciente precisou de insulina e disseram que não tinha, mas eu sei que tem. Nós temos, inclusive, uma parceria com a Fiocruz, basta ter a vontade de resolver. O que falta, muitas vezes, é essa boa vontade. É preciso sensibilizar os funcionários para o bom atendimento à população. Este trabalho nos PSF´s será contínuo”, garantiu o Secretário.
Outra boa notícia é a implantação de uma empresa terceirizada que fará a manutenção e a limpeza dos prédios que abrigam o Programa Saúde da Família (PSF).
“As vezes chegamos aos postos e não temos um ambiente ideal. Encontramos grama alta, a limpeza sendo feita pelas atendentes que ficam sobrecarregadas. Esta situação vai mudar”, afirmou André Alonso.
Até as 11h da manhã o Secretário Municipal de Saúde já havia realizado 15 atendimentos no PSF de Santo Expedito.

Sérgio Soares fiscaliza obras do PAC de Itambi

Na manhã de hoje, o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, visitou as obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Itambi. O objetivo da visita foi para ver o andamento das obras e cumprimentar os funcionários do programa. Segundo Sérgio Soares, a mão-de-obra local foi prioridade na contratação dos operários. “Para dar mais oportunidades aos moradores de Itaboraí dei prioridade a contratação de pessoas do local”, disse. O projeto que vai contemplar a comunidade de Itambi terá 26 unidades habitacionais, um centro de recreação, uma escola para 220 novos alunos, um posto de saúde, uma quadra de esporte e uma praça. As obras irão dar mais dignidade a população ribeirinha, que terão todos os documentos de suas propriedades legalizados.

Secretaria de Obras realiza manutenção elétrica e limpeza da cidade

A Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Itaboraí começa o ano de 2010 com força total nas obras de manutenção da cidade, com o objetivo de oferecer à população mais conforto e segurança. Itambi será a primeira a ser contemplada. A partir de hoje começam os reparos na rede elétrica das ruas 45 e 50; das ruas 46, 47, 55 e 56, no loteamento do bairro Amaral, e das ruas 38, 40, 43 e 58 do loteamento do Grande Rio. Além da Rua 49 em Jardim Itambi.
Já o centro da cidade recebe um mutirão de limpeza, começando pelo cemitério municipal, pela Rua Amélia Saraiva e a Avenida 22 de maio, próximo ao Banco Itaú. Retirada de Entulhos, capina e roçado serão realizados para manter a cidade limpa e livre de possíveis alagamentos no caso de temporais. “Além de contribuir para a manutenção da limpeza da cidade, estamos trabalhando para que a população não sofra com as conseqüências dos temporais, bem comuns nesta época do ano. Por isso evitamos o acúmulo de lixo e entulhos pelas ruas”, explicou Marcos Terra, chefe do departamento de limpeza pública de Itaboraí.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Secretário se reúne com associação de moradores de Itaboraí

Em Itaboraí, a população tem voz e vez. Prova disso, foi a reunião que aconteceu na última quarta-feira, 30/12, no Salão Nobre da Prefeitura. Representantes de catorze associações de moradores se reuniram juntamente com o Secretário de Governo, Luiz Vieira, onde tiveram oportunidade de expor os problemas emergenciais de suas comunidades.
Estiveram presentes as associações de moradores dos bairros de Engenho Velho, Ampliação, Rio Várzea, Manilha, Apollo II, São José, Itambi, Jardim Imperial, Esperança, Bela Vista, Porto das Caixas, Pacheco, Nova Cidade, Picos, Perobas, entre outras.
No encontro, Luiz Vieira apresentou parte do que foi realizado no ano de 2009 e ainda todos os projetos para 2010.
“Temos que respeitar os moradores de nosso bairro. Sabemos que ainda existe muita coisa pra fazer em Itaboraí. De imediato, juntamente com a secretaria de Obras, vamos contratar mais maquinário para melhorar nossas ruas”, disse o secretário.

Projeto vai capacitar profissionais da área de Saúde

A Secretaria de Saúde, através do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, realizará no próximo dia 06 de janeiro, às 10h, o coquetel de abertura do “Projeto Porta de Entrada Humanizada: Abrindo Portas à Caminho da Cidadania”. O projeto tem a duração prevista de seis meses e tem como objetivo capacitar, treinar e implantar o funcionamento humanizado no hospital seguindo os fundamentos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serão realizadas entrevistas biopsicossocial; aplicação de teste para avaliação inicial; dinâmica de grupo e palestras multiprofissionais elucidativas referentes a questões como: introdução à humanização; ética e moral; processo de interação humana; princípios e fundamentos da educação de adultos; papeis e funções dos funcionários; postura profissional aplicada à recepção e à supervisão; acolhimento; conflitos de equipe; qualidade no atendimento; aparência e higiene pessoal; exercício laboral; direito do paciente; importância do cliente e humanização; e comunicação. Ao final do projeto serão aplicados novos testes para verificar o nível de aprendizagem e na conclusão da capacitação os profissionais receberão certificado de participação.A equipe do projeto é formada pela Direção Médica, Coordenação de Psicologia, Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Coordenação de Fisioterapia, Núcleo de Educação Continuada, Núcleo de Educação Permanente, e tem como apoio à Coordenação de Saúde Mental e o Núcleo de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

Prefeito Sérgio Soares anuncia aumento para os professores

Após oito anos sem aumento de salário, os professores da rede municipal de Itaboraí vão receber um reajuste de 10% a partir do dia 1º de janeiro de 2010.Um estudo foi realizado em todos os municípios do Conleste e constatou-se que, com exceção do município de Niterói, em todos , o salário dos professores não ultrapassa o valor de R$ 600,00. Hoje, os docentes da rede municipal de Itaboraí recebem até dois salários mínimos, mas o objetivo é igualar Itaboraí à cidade de Niterói. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa, não foi difícil conseguir essa solicitação do governo, pois o aumento do salário para os professores foi uma das prioridades de campanha do prefeito Sérgio Soares.
“A proposta do nosso prefeito é pagar o melhor salário de toda a região nesses quatro anos de governo. O profissional de educação tem que ser bem remunerado, para se ter qualidade no ensino e nós queremos profissionais satisfeitos e trabalhando com prazer na atividade que exerce, dando assim um retorno melhor para os seus alunos”, disse Rosana.Ainda de acordo com a secretária, o objetivo é que o salário dos professores volte a ser como foi no último mandato de Sérgio Soares.