quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sebrae/RJ realiza abertura do curso Lidera Rio em Itaboraí


Como resultado de uma parceria entre Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro – Sebrae/RJ, o Teatro Municipal de Itaboraí, sediou, na manhã de hoje, a abertura do curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento das Cidades, Lidera Rio.

O encontro teve a intenção apresentar a gestores públicos o desafio de contribuir para o desenvolvimento do município, por meio de uma elaboração de políticas que possam estruturar a cidade pela via do empreendedorismo. O evento contou com a presença dos prefeitos de Itaboraí, Sérgio Soares, de Rio Bonito, José Luiz Antunes, secretários municipais e líderes dos municípios Tanguá, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu.

“Nossa principal intenção é implementar melhorias para os gestores públicos da cidade. Queremos capacitá-lo para essa nova fase que Itaboraí irá entrar. Agradeço a todos vocês que estão aqui e que acreditam no desenvolvimento sustentável da cidade”, declarou Américo Neto, gerente do Sebrae Rio de Janeiro.

O prefeito de Rio Bonito, que também estava representando a Associação Nacional dos Municípios, falou da dificuldade de se encontrara pessoas capacitadas para trabalhar em órgãos públicos:

“Quando entrei na prefeitura pela primeira vez tive uma grande dificuldade, pois não entendia bem de administração pública, e sei que isso acontece com muitas pessoas competentes que são nomeadas, mas não sabem lidar bem com a gestão pública”, afirmou José Luiz Antunes.

As atividades serão desenvolvidas em dois núcleos um em Niterói e outro em Itaboraí, na faculdade Omni e terão a duração de 8 semanas, com uma aula por semana. Uma representante do Sebrae apresentou a metodologia do curso que disponibilizará aos seus alunos seminários, oficinas, debates, casos de sucesso e consultoria individual.

A reunião contou também com a demonstração do caso de sucesso do prefeito Rubens Bom Tempo da prefeitura de Petrópolis que apresentou projetos que foram desenvolvidos nas áreas da Fazenda e da Postura e que mudaram todo o visual da cidade histórica.

Aproveitando o bom exemplo de Petrópolis o prefeito Sérgio Soares falou da grande importância de cursos como esses para o município e da necessidade de uma maior igualdade do ICMS dos municípios.

“Acredito que com uma melhor divisão do ICMS e com o advento de cursos como esses, onde teremos mais soluções para o setor público, poderemos criar uma unificação de bens públicos entre os municípios vizinhos”, afirmou Sérgio Soares.