quarta-feira, 23 de setembro de 2009

I Fórum das Medidas Socioeducativas emociona participantes


Foi com muita emoção, que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí deu início na manhã dessa quarta-feira, 23 de setembro, ao I Fórum Municipal das Medidas Socioeducativas.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o evento reuniu mais de 200 pessoas no Teatro João Caetano, Centro, para discutir juntamente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social, ações de implementação das medidas socioeducativas no município de Itaboraí.

“Estamos aqui cumprindo nossa parte. É nossa obrigação levar a essas crianças e adolescentes projetos de assistência e estamos aqui unidos por um mesmo propósito. Proporcioná-los momentos de alegria. Queremos o melhor para esses que são nosso futuro”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marinho Soares, lamentando a triste realidade do município.

Itaboraí entrou em 11º lugar numa pesquisa elaborada pelo Laboratório de Análise de Violência da Uerj, em parceria com a Unicef e o Observatório de Favelas. A pesquisa mostrou o índice de homicídio na adolescência, que analisou os riscos de morte de jovens entre 12 e 18 anos entre os anos de 2006 à 2012.

“É uma triste realidade que vivemos em nosso município e é para combater essa violência que estamos aqui reunidos. Essa situação nos preocupa. Estamos criando uma rede de inserção social, com medidas de educação, esporte, cultura, lazer, trabalho e saúde. Só assim, criaremos condições para que esses jovens possam reescrever sua história. Vamos executar bem nosso trabalho para colher bons resultados no futuro”, disse Rosália.

O I Fórum Municipal das Medidas Socioeducativas, contou com a apresentação teatral da Guarda Mirim e das crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, que unidos, cantaram a música 'Proteção das borboletas', de Benito de Paula, levando alguns participantes às lágrimas.