terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Um relatório produzido pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH), instalado no Hospital Municipal Desembargador Leal Jr (HMDLJ), em Itaboraí, mostrou que a qualidade do atendimento no Hospital melhorou ao longo do último semestre de 2009.


A taxa de mortalidade geral que em julho era de 6,3% foi reduzida para 4,4% em dezembro. No CTI ,onde a taxa de mortalidade era de 52,4% em julho, passou a 46,1%, em dezembro, o que demonstra maior qualidade na assistência hospitalar. O número de infecções hospitalares também diminuiu. A taxa global de infecção passou de 16,06% em outubro, para 6,06% em dezembro.


Para o Diretor do NVH, Carlos Tadeu Trannin de Castro, os indicadores geram ações pontuais e melhoram a qualidade do atendimento.


“A qualidade hospitalar é um compromisso de todos. No NVH os dados de cada setor são compilados gerando indicadores que quando comparados ao de outras instituições e aos números que são referência para o Ministério da Saúde, sabemos quais áreas tem maior eficiência e quais tem menos. Assim, podemos atuar de forma pontual, gerando ações preciosas e maior qualidade no atendimento”, afirmou.


O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVH) foi instalado no HMDLJ em 2009 com o objetivo de analisar dados de vários setores do hospital gerando indicadores que permitem o mapeamento dos procedimentos realizados. O Hospital Municipal Desembargador Leal Jr fica na Avenida Prefeito Àlvaro de Carvalho Junior, S/N , Nacilândia, Itaboraí.