terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mulheres do bolsa família recebem curso de culinária

Em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Prefeitura de Itaboraí realizará no núcleo de obras do PAC do Distrito de Itambi, o curso de Gastronomia para 80 mulheres inseridas no Bolsa Família.

Proporcionada pela criação do projeto, a cozinha de produção de Itambí possibilita a essas famílias uma chance maior de inserção no mercado de trabalho. A data do início do curso ainda não foi divulgada. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, comenta sobre a importância da iniciativa para essas pessoas:

“Observando as necessidades do cotidiano das famílias de Itambí, concluímos que precisávamos interferir nessa realidade e trabalhar pela emancipação dessa população, que tanto precisa de incentivo para concorrer às vagas oferecidas pelo mercado”, conclui.

Mais informações na secretaria de Desenvolvimento Social, 3639-2080.

Prefeitura de Itaboraí promove cursos na área de Petróleo e Gás

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, promoverá a partir do dia 6 de março, cursos de Qualificação Profissional para jovens de 18 a 22 anos inscritos no cadastro único. Com duração de três meses, os cursos têm como objetivo a qualificação da mão-de-obra local e a ampliação de oportunidades junto ao pólo petroquímico instalado na região.

Segundo a Secretária Rosália Soares, os cursos serão divididos em 7 turmas, tais como: Petróleo e Gás e Operador de Produção de Petróleo e Derivados, ministrados na Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha; Refino de Petróleo e Derivados e Instalação Elétrica Industrial e Predial, que acontecerão na Escola Municipal Sidnei da Silva, em Itambi; Em Nancilândia, na Escola Municipal Marly Cid, funcionarão os cursos de Plataformista, Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e Exploração de Petróleo e Derivados.


Um relatório produzido pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH), instalado no Hospital Municipal Desembargador Leal Jr (HMDLJ), em Itaboraí, mostrou que a qualidade do atendimento no Hospital melhorou ao longo do último semestre de 2009.


A taxa de mortalidade geral que em julho era de 6,3% foi reduzida para 4,4% em dezembro. No CTI ,onde a taxa de mortalidade era de 52,4% em julho, passou a 46,1%, em dezembro, o que demonstra maior qualidade na assistência hospitalar. O número de infecções hospitalares também diminuiu. A taxa global de infecção passou de 16,06% em outubro, para 6,06% em dezembro.


Para o Diretor do NVH, Carlos Tadeu Trannin de Castro, os indicadores geram ações pontuais e melhoram a qualidade do atendimento.


“A qualidade hospitalar é um compromisso de todos. No NVH os dados de cada setor são compilados gerando indicadores que quando comparados ao de outras instituições e aos números que são referência para o Ministério da Saúde, sabemos quais áreas tem maior eficiência e quais tem menos. Assim, podemos atuar de forma pontual, gerando ações preciosas e maior qualidade no atendimento”, afirmou.


O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVH) foi instalado no HMDLJ em 2009 com o objetivo de analisar dados de vários setores do hospital gerando indicadores que permitem o mapeamento dos procedimentos realizados. O Hospital Municipal Desembargador Leal Jr fica na Avenida Prefeito Àlvaro de Carvalho Junior, S/N , Nacilândia, Itaboraí.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ouvidoria do município recebe reforço


Na manhã dessa última sexta-feira, o prefeito Sérgio Soares reuniu, no Salão Nobre, todos os responsáveis pelas ouvidorias do município. O objetivo do encontro foi para criar artifícios com a intenção de estreitar a relação entre os contribuintes e o gabinete do Prefeito. A partir de hoje, todas as reclamações que chegarem a ouvidoria serão encaminhadas diretamente para as secretarias responsáveis, para o setor de comunicação e para o gabinete do Prefeito. Essa ação faz com que a cobrança sobre o orgão responsável pelo problema seja feita de uma forma mais efetiva, diminuído assim, o tempo de resolução do mesmo.

Prefeitura de Itaboraí inaugura mais uma Creche Escola


Um ambiente espaçoso, com área de lazer, brinquedoteca, videoteca, seis salas de aula, entre outras coisa, assim vai ser a nova Creche Escola Municipal Francisca Mendes da Silva que a Prefeitura Municipal de Itaboraí através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, inaugura nesta segunda-feira (22/02). A instituição de ensino fica situada na Rua Coronel Fontinele, Lote 20, Quadra 12, Parque Industrial – Venda das Pedras – Itaboraí e atenderá crianças de 02 a 06 anos de idade. Inicialmente estão matriculados 168 alunos do Maternal II a 1ª elementar, dividido em dois turnos (manhã e tarde). O evento terá início às 19h e contará com a presença do Prefeito Sérgio Soares; da Secretária de Educação e Cultura, Rosana Rosa; Subsecretários Municipais e Vereadores.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Alegria e disposição marcam o Carnaval de Itaboraí


O Carnaval 2010 de Itaboraí foi marcado por muita alegria e descontração. A população se esbaldou com um lindo baile da cidade que abriu o carnaval, muitas bandas, matinês e blocos.

Na última quinta-feira, 11/02, o baile da cidade foi marcado pela presença de muitas autoridades e personalidades da cidade. Ao som de Dj's e da banda Furiosa e Stratégia, os foliões pularam durante toda a noite. O prefeito Sérgio Soares abrilhantou a festa, quando foi apresentado aos presentes o Rei Momo Valmir Vieira Filho , a Rainha Daiane Fagundes e a Princesa do Carnaval Fernanda.

Já na sexta-feira, o bloco de carnaval do Projeto Conviver com o Idoso, atravessou a Praça Marechal Floriano Peixoto cantando e dançando, mostrando toda a disposição e alegria dos cerca de 2 mil idosos que compõe o projeto. As irmãs Nancy e Marilda da Silva comemoram felizes a terceira idade:

É uma alegria muito grande poder participar todos esses anos do bloco do Conviver. Nossas amigas estão todas aqui reunidas celebrando o carnaval como antigamente”, comenta Nancy.

Durante todos os dia de carnaval a cidade contou shows na Praça Marechal Floriano Peixoto e blocos que se dividiram em vários bairros. Alguns pela primeira vez como o casa de Pacheco, Santo Antônio e Areal. Dentre os blocos tivemos: Quem é corno me acompanhe, Penúltimo Gole, Velocidade do Copo, Arrastão de Nova Cidade, Sovaco da Cobra, Bloco do Gambá, Bloco dos Piranhas, Arrastão do Imperial e Unidos do Retiro no Centro; Arrastão do Pacheco, em Pacheco; Bloco do Barba, em Marambaia; Sou assim porque gosto, Parque Aurora, Combinado do Areal, em Areal; Bloco do Trabalhador, em Itambi e Sai quem quer, em Apollo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Obras prepara a cidade para o Carnaval



Para garantir a segurança da população durante a maior festa popular brasileira, o Carnaval, a Prefeitura Municipal de Itaboraí, através da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (Semospu) estará nesta quinta e sexta-feira fazendo a manutenção dos pontos de iluminação dos bairros aonde haverá festejos. É o caso de Visconde, Areal e Pacheco.
A limpeza para prevenir alagamentos com os possíveis temporais também está em ritmo acelerado. O canal que passa pela Rua 06, em Manilha, está sendo desobstruído. Na Rua José Serpa Ferraz, próximo à Baby Clínica e nas praças de São Pedro, em Venda das Pedras, e na da Rua 100, em Rio Várzea, funcionários fazem mutirão de limpeza, com retirada de entulhos.
Já as intervenções com drenagem e pavimentação prosseguem nas ruas 18 e 19 e na Prefeito Alvaro de Carvalho Junior, em Nancilândia. Em Campo Lindo, Visconde e Quissamã também acontecem obras de saneamento nas ruas Antero Pinto, dos Ferroviários e na Rua A respectivamente. Em Vila Brasil, no 7º distrito de Manilha, os trabalhos de drenagem estão acelerados, já tendo sido atendidas mais de 10 ruas. Cerca de 160 caixas de esgoto foram limpas e utilizados mais de mil blocos de cimento para a confecção de novas caixas de passagem. A previsão é de que em março se inicie a etapa de pavimentação do bairro.

Prefeitura Municipal de Itaboraí oferece gratificação por aprimoramento funcional




A Secretaria de Administração de Itaboraí oferece aos seus funcionários concursados um reembolso para que os mesmos realizem cursos de ensino superior de Graduação Tecnológica, Bacharelado, licenciatura, especialização, aperfeiçoamento, Mestrado e Doutorado. O benbefício é de 30% em cima da mensalidade do curso. Para participar o funcionário deve se cadastrar até o dia 01 de março na secretaria que fica no Centro Administrativo, na Rua Fideles Alves, 47, Centro (Antiga Casa Mater).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hospital tem nova especialidade

O Hospital Municipal Desembargador Leal Jr. (HMDLJ) , em Itaboraí, está realizando o serviço de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial. Com isso, moradores da região podem contar com um atendimento rápido e mais eficiente. De acordo com o cirurgião buco maxilo facial , Alex Torturella Vidal, os primeiros 15 dias são os mais importantes.“Os primeiros 15 dias são os que chamamos de ouro, pois se o paciente for atendido neste período, as chances de haver sequelas são muito menores”, afirmou.Com o conhecimento, por parte da população, desta nova especialidade do hospital , o volume de atendimentos vêm aumentando. De acordo com o cirurgião , atualmente a equipe realiza uma média de cinco cirurgias de grande porte por mês.Para a mãe de um dos pacientes, Nancy Guedes de França Silva, de 48 anos, moradora de Nova Cidade, ter este serviço em Itaboraí foi uma benção.“O Pedro nasceu com Lábio Leporino e Fenda Palatina e há pelo menos quatro anos tentamos este tipo de operação. Estávamos de hospital em hospital atrás de uma vaga. Chegamos a sair na madrugada e nada. Aqui, em um mês e meio conseguimos o que tentávamos há quatro anos. Para minha família , ter esta cirurgia aqui foi uma benção”, afirmou, Nancy.O Hospital Municipal Desembargador Leal Jr. (HMDLJ) fica na Avenida Prefeito Àlvaro de Carvalho Junior, S/N , Nacilândia, Itaboraí.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Programa quer proteger crianças e adolescentes de Itaboraí

O Programa de Saúde da Criança e do Adolescente está realizando cursos de capacitação para enfermeiros e funcionários dos postos de saúde de Itaboraí. Na última quarta-feira, 03/02, agentes do programa estiveram na Unidade de Saúde da Família (PSF),Valdober de Souza Machado, em Ampliação II, onde foi realizada uma reunião com o objetivo de discutir estratégias para o melhor cuidado da criança e do adolescente. Nos postos visitados também serão feitas ações da equipe de serviço social, que atenderá a população e fará encaminhamentos de acordo com a necessidade dos casos. Segundo a Coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, Késia da Cunha Pereira, estas visitas são de grande importância para a proteção dos menores.
“Estaremos presentes em todas as Unidades, avaliando e oferecendo apoio aos profissionais para que possamos proteger a criança e o adolescente a qualquer momento”.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Empresários de Itaboraí recebem treinamento especializado

A Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo de Itaboraí, juntamente com o Sebrae estão promovendo nesta semana, o projeto Aprender a Empreender, que busca treinar, orientar e promover a troca de conhecimentos e valores de empreendedorismo para um retorno mais eficaz e satisfatório para o empresário.
Durante as aulas, os participantes aprendem a como obter maior lucratividade, a entender melhor o consumidor, capital de giro e fluxo de caixa, qualificar a mão-de-obra, como enfrentar problemas e arrumar soluções.
A professora Marinalva Oliveira é consultora do Sebrae e conta que o público é bastante diversificado. “Aqui nós temos empresários de diversos ramos de atuação: construção civil, restaurante, artesanato, confecção de fraudas. No geral, eles são bem participativos e estão sempre colocando questões e tirando dúvidas do que acontece no dia-a-dia”. No final de cada aula, a professora promove uma dinâmica com a apresentação de temas pelos alunos e propõe um debate.
Para a aluna Marlene Silva, de 60 anos nunca é tarde para aprender. “Trabalho como artesã na feirinha que a cidade promove às sextas-feiras e às vezes até esqueço a idade que eu tenho. Aqui, estou aprendendo até a como cobrar dos meus clientes”, comemora Marlene.
O curso vai até o final da semana e os alunos recebem um diploma de participação. E mais ainda: o estímulo para que o seu negócio renda bons frutos e tenha o sucesso esperado.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Itaboraí busca bailarinos na rede pública de ensino

Estudantes, entre 05 a 14 anos de idade, da rede municipal de ensino terão a chance de participar de aulas de Ballet Clássico, que acontecerão, a partir de março, no Teatro Municipal João Caetano. A secretaria de Educação e Cultura vai realizar uma pré-seleção e triagem para formar turmas, levando em conta idade, horário que estuda e qualidades psicomotoras básicas de cada aluno. As inscrições para avaliação e renovação de matrícula estão abertas até o dia 05 de fevereiro, na Subsecretaria de Projetos Especiais, das 08 à 17 horas. O projeto “A arte do Ballet” visa oferecer aos alunos a prática saudável de dança, desenvolvendo nos mesmos os benefícios trazidos pela dança. Para selecionar as crianças, será realizada uma audição que irá avaliar a coordenação motora, equilíbrio, postura, ritmo, percepção espacial e qualidade dos movimentos. Uma banca composta por professores e profissionais técnicos da área de dança irá avaliar todos os bailarinos. A audição será realizada no dia 10 de fevereiro, pela manhã, às 9 e a tarde, às 13:30 horas.

Cursos do Centro de Capacitação iniciam as aulas

As aulas dos cursos de Inglês, Informática e Técnicas de Comunicação e Expressão, do Centro de Capacitação Profissional, tiveram início nesta segunda-feira, dia 1 de fevereiro. Divididos em três turnos e duração de 2 horas por aula, os cursos receberam alunos de todas as idades com muita expectativa e entusiasmo. Sob a supervisão do professor Filipe Garrit, um dos professores do curso de informática, os alunos dividiram experiências e aprendizados sobre o tema. Segundo Filipe, os alunos estão com um excelente rendimento. “O nível da turma é bastante mesclado, alguns já vieram para a aula com conhecimento básico de informática, já outros estão aprendendo “do zero”, o que é uma troca muito boa, pois eles se ajudam e tiram as dúvidas juntos”. Nas turmas do curso de Inglês, a ansiedade também é grande. Para o aluno Jahú Vieira aprender outro idioma é imprescindível, principalmente para a área profissional. “Eu trabalho com comércio há muitos anos e já recebi cliente estrangeiro na minha loja. Eu não entendia nada que ele falava e nem ele me entendia. Nós nos comunicamos por gestos e ele só levou o material porque realmente precisava muito, mas podia ter sido pior: Eu poderia não ter conseguido fazer a venda”, conclui. Apesar das aulas terem acabado de começar, alguns alunos ainda não compareceram. Os professores alertam aos faltosos para que se dediquem desde o início, pois nas avaliações serão cobrados os conteúdos de todo o período e esse início é muito importante para tirarem as dúvidas mais simples, porém podem ser decisivas para um bom rendimento.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Obras em Manilha

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo (SEMOSPU) iniciou as obras de drenagem do 7º Distrito, em Manilha. Em algumas ruas já estão sendo feitas a reformulação de todo sistema de saneamento, assim como a limpeza das redes de esgoto obstruídas. O trabalho, que já estava no cronograma de intervenções da secretaria, vai beneficiar toda a comunidade do bairro, principalmente com a prevenção de enchentes nesta época de tantas chuvas. Após esta etapa, o bairro será todo pavimentado.
De acordo com o secretário de Obras, Serginho Soares, para o primeiro loteamento a ser beneficiado, o de Vila Brasil, foram disponibilizadas duas turmas de funcionários que estão trabalhando em sistema de mutirão, reconstruindo as redes de esgoto existentes e construindo novas em locais aonde não há. “Na Rua Samuel Garcia, por exemplo, toda a rede de esgoto atual será reformulada, e ainda construída outra para atender a demanda do distrito de Manilha”, explicou. Outro cuidado da Secretaria de Obras está em evitar os constantes alagamentos no local. Para isso, houve a necessidade de fazer a limpeza do valão que recebe todo o volume de águas pluviais do bairro. Máquinas escavadeiras são utilizadas para fazer a dragagem. “Pedimos à população que colabore evitando jogar lixo pelas ruas, principalmente garrafas pets e copos plásticos. Eles acabam obstruindo a rede de esgoto e causando danos a toda comunidade”, concluiu Serginho Soares.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

1º de Fevereiro - Dia do Publicitário