quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inscrições abertas para o ônibus universitário

O município de Itaboraí abre, nesta quinta-feira (27/01), as inscrições para o transporte universitário gratuito. São 80 vagas e para se inscrever, é necessário comparecer à Prefeitura, das 10h às 16h, com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 e procurar pelo coordenador, Franklin Fernando Medeiros.

Em duas diferentes rotas e dividido em vários horários, o Transporte Social Universitário, pontualmente, busca os estudantes em nove pontos de embarque: Trevo da Reta, Venda das Pedras, Nova Cidade, Centro, Rio Várzea, Outeiro das Pedras, São Joaquim e Manilha (Mc Donald's e passarela).

De acordo com o coordenador do Transporte Social Universitário, quem utiliza o ônibus precisar ser assíduo e não pode ter mais de três faltas consecutivas sem justificativa. O transporte facilita também o acesso dos alunos que estudam no Rio de Janeiro. "A intenção do prefeito Sérgio Soares é fazer um cadastro dos estudantes para que futuramente eles possam estagiar na prefeitura, em suas respectivas áreas de estudo", explica Medeiros.

O prédio da Prefeitura fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 85, Centro.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Itaboraí tem 60 vagas de emprego

O Sistema Nacional de Empregos de Itaboraí está com 60 vagas de emprego destinadas exclusivamente aos moradores da cidade. São oportunidades para Operadores de Telemarketing (30) e Auxiliares de Produção (30).

As empresas exigem que os candidatos tenham mais de 18 anos, experiência comprovada na função e ainda Ensino Médio Completo ou em curso.

Interessados em ocupar uma dessas vagas, devem entregar os currículos no Sine juntamente com a cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, PIS e carteira de trabalho (Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Luz para todo lado em Itaboraí


A Prefeitura de Itaboraí, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Ouvidoria do município está levando “Luz para todo lado” na cidade. Trata-se de um projeto de manutenção dos 24 mil pontos de iluminação pública do município. Dois caminhões circulam pelos bairros predefinidos 24 horas por dia fazendo a troca das lâmpadas queimadas e, se necessário, dos reatores também.

Atualmente em Itambi, os eletricistas da Secretaria de Obras se dividem em três turnos para suprir a demanda. Já foram trocados somente na localidade 414 pontos de luz. A expectativa do responsável pelo serviço, Márcio de Barros Marques, é que até o fim desta semana seja concluído o serviço em Itambi. “Estamos trabalhando incansavelmente, debaixo deste sol e calor, para levar luz às comunidades de Itaboraí, assim como mais segurança e conforto”, disse, adiantando ainda que o próximo bairro a receber os caminhões de iluminação será Ampliação.

“Trabalhamos de acordo com as reclamações recebidas pelo número da Ouvidoria. Assim temos como saber os bairros mais necessitados”, explicou. Pedidos de iluminação pública, retirada de entulhos, varrição, devem ser realizados na Ouvidoria Municipal, 0800-282-1029, das 08h às 17h. A expectativa da Secretaria de Obras é que em um mês todo o trabalho esteja concluído.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Odontomóvel atende em Picos e Sambaetiba na próxima semana

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Itaboraí, leva a partir da próxima segunda-feira, 24/01, higiene bucal até o distrito de Sambaetiba. Um consultório odontológico sobre rodas, totalmente equipado vai atender até o dia 28/01 gratuitamente a população na Unidade Básica, a partir das 9h.

Já na quarta-feira, 26/01, vai ser a vez dos moradores de Picos, receber a visita do odontomóvel. Para ser atendido em qualquer uma das localidades, basta comparecer com documento de identidade ou certidão de nascimento.

Só neste mês de janeiro, já foram atendidas cerca de 400 pessoas em dois consultórios móveis que circulam pelo município. “Estamos aproveitando o período de férias escolares para realizarmos atendimentos nas Unidades Básicas e também em alguns pontos estratégicos da cidade”, comentou o Coordenador do Programa de Saúde Bucal, Paulo Alberto Nascimento.

A Unidade Básica de Saúde de Sambaetiba fica na Rua do Comércio, s/nº. Em Picos, o odontomóvel vai atender na Estrada da Posse, s/nº.

Até o fim do mês ainda serão realizados atendimentos em Itambi e Vila Rica.

Empregos: 110 vagas em Itaboraí

Itaboraí tem 110 vagas de emprego para cinco diferentes áreas. São oportunidades para Auxiliar de Produção (30), Telemarketing (30), Motorista D (30), Manobrista D (15) e Carpinteiro de Forma (5).

Interessados em se candidatar a uma das vagas, devem entregar os currículos no Sistema Nacional de Empregos - Sine, a partir da próxima segunda-feira, 24/01, (Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e de duas formas. Pela manhã, por ordem de chegada e a partir das 13h, através da distribuição de senhas.
Com pouco mais de um mês em Itaboraí, o Sine já está mudando a vida da população da cidade.
Por meio da agência, mais de 600 profissionais já foram encaminhados para mercado de trabalho. O Sine atende, diariamente, mais de 150 pessoas. Lá os profissionais têm a disposição serviços como requerimento da Carteira de Trabalho, solicitação do seguro-desemprego, além de informações sobre direitos e deveres dos trabalhadores e cursos profissionalizantes.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Doações para vítimas da Região Serrana não param de chegar em Itaboraí

Itaboraí ganhou um novo ponto de coleta de donativos. Além de Secretaria de Desenvolvimento Social, as doações também podem ser entregues na sede o Leão XIII (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº). A iniciativa foi dos alunos dos cursos de qualificação do ProJovem Trabalhador, que alertam pela necessidade de brinquedos e leite para as crianças.

Um caminhão cheio de donativos, todos os dias, parte de Itaboraí rumo a Região Serrana do Rio. Roupas, cestas básicas, material de higiene e limpeza, pães, biscoitos e ainda 80 mil litros de água. Uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais também foram deslocados para ajudar na região atingida pelas chuvas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, que esteve em Teresópolis no último sábado (15/01), água mineral, leite em pó, mamadeiras, fraldas, absorventes, luvas e kits de primeiros socorros são alguns dos itens mais necessários no momento. “Toda doação é bem vinda, mas existem muitas crianças nos abrigos. Bebês estão se alimentando mal, pois não há mamadeiras”, afirmou.

As doações podem ser feitas também na sede da secretaria, que fica na Rua Dr. Pereira dos Santos, n° 10, Centro. Mais informações pelo telefone: 3639-2079.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Itaboraí inicia campanha contra hanseníase


O Dia Mundial de Combate à Hanseníase acontece no próximo dia 30/01 mas, em Itaboraí, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil se antecipou e inicia nesta terça-feira (18/01) sua programação.

O primeiro Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) a oferecer as atividades será o do Centro, situado na Rua Willy Rulf Vargas, nº 98, próximo ao Colégio Adventista. A atividade terá início às 14 horas.

Referência no tratamento da doença, Itaboraí conseguiu superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2009, obtendo 91% de cura nos casos novos. Os dados referentes a 2010 ainda não foram concluídos, mas a expectativa é de que superem aos do ano anterior.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Itaboraí terá atividades de educação e saúde gratuitas e abertas ao público nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nos locais, a população poderá tirar suas dúvidas sobre a doença.

“Nosso trabalho não para. Realizamos uma série de capacitações para os médicos e enfermeiros e já podemos notar um olhar diferente desses profissionais para esta patologia. A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito, mas não podemos descuidar”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Josimar Alves.

A campanha também será realizada nas Unidades de Saúde da Família. Agentes comunitários já estão fazendo panfletagem nas ruas e fixando material educativo em pontos estratégicos. As igrejas e demais centros religiosos também receberão orientações. No dia 30 de janeiro haverá uma conscientização no Centro da cidade.

Doença – A hanseníase atinge a pele. Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, que não coçam, não doem e não têm sensibilidade são os sintomas mais comuns da enfermidade. A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e copos.

O tratamento é feito, gratuitamente, em unidades públicas de saúde e pode durar até um ano, se seguido corretamente. Em Itaboraí, a referência é o Hospital Estadual Tavares de Macedo (Rodovia Amaral Peixoto, Km 34, Venda das Pedras). Mais informações sobre a doença podem ser obtidas pelo Disque Saúde (0800-61-1997), Central de Atendimento da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).


Confira abaixo as próximas datas:

21/01 – CRAS de Vila Esperança – 14 horas
Rua Pedro Ferreira Pinto, loja 3

25/01 – CRAS de Visconde – 09 horas
Rua Dráuzio Lemos, 647

25/01 – CRAS de Itambi – 14 horas
Rua João Moreira, 827

26/01 – CRAM em Venda das Pedras – 14 horas
Av. 22 de Maio, 7.942

28/01 – CRAS de Ampliação – 09 horas
Av. Antônio Gomes, lote 27 quadra 54 casa 1

28/01 – CRAS de Manilha – 14 horas
BR 493, KM 300, Santo Antônio

Por Renaldo Souza
Imagem de Internet

Câmeras farão monitoramento de Itaboraí 24h por dia

Já está em fase de instalação a Central de Videomonitoramento da cidade de Itaboraí, uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Prefeitura, cujo objetivo é monitorar, 24 horas por dia, áreas estratégias da cidade. O projeto está inserido ao da Cidade Digital, e foi apresentado ao prefeito Sérgio Soares e a todo secretariado na última sexta-feira (14/01), no Salão Nobre da Prefeitura.

A Central vai contar com equipamentos de ponta. Das 16 câmeras que funcionarão, 10 já foram instaladas. Com capacidade para alcançar até 2km de distância, as imagens ficarão armazenadas em um provedor caso seja necessária para futuras investigações. Os funcionários que atuarão na Central estão realizando curso de capacitação.

O prefeito Sérgio Soares aprovou o sistema e aproveitou para agradecer aos secretários que tanto se esforçaram para esta conquista. “Tenho uma equipe com visão de futuro e isso tem ajudado muito a realizar minha administração. Itaboraí nunca mais será a mesma cidade depois da vigilância 24h, teremos mais segurança”, afirmou Sérgio Soares.

Segundo a Presidência do Conselho de Segurança da cidade, além de um equipamento de última linha, o município também sai na frente com relação aos números de câmeras, tornando-se a cidade mais vigiada do Estado.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Itaboraí realiza o 1º Encontro de Empreendedorismo

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo iniciou, nesta segunda-feira (17/11), o 1º Encontro de Empreendedorismo da cidade. Com palestras, orientações e dinâmicas de grupo, mais de 50 pessoas tiveram a oportunidade de aprimoramento para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

“Hoje em dia o que mais interessa ao mercado é a capacitação profissional do candidato”, destacou a psicóloga Karla Pietsch, primeira palestrante do dia. Com dicas simples e importantes, a profissional deu orientações sobre como preparar um bom currículo, se vestir, se comportar e o que falar numa entrevista de emprego, além de promover dinâmicas de grupo.

Mais do que aspectos comportamentais, o 1º Encontro de Empreendedorismo destacou as últimas oportunidades geradas no município. Oliver, representante da Petrobras, falou sobre os impactos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) no cenário municipal.

“O objetivo deste evento é despertar a população para as oportunidades e a necessidade de preparação. Além disso, é importante que essas pessoas tenham consciência de que a qualificação deve ser um processo continuado”, disse Ricardo Guimarães, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
O evento termina nesta terça-feira (18/11), com um encontro direcionado aos empreendedores de Itaboraí. O objetivo é apresentar uma proposta de parceria entre os empreendedores locais e a Prefeitura a fim de promover uma aproximação entre o governo do município e os empresários.

O 1º Encontro de Empreendedorismo é gratuito e aberto ao público. Interessados devem apenas comparecer ao local no dia e horários marcados, não é necessário inscrição. Os encontros serão realizados na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu (Rua Hedevilson Barreto Cardoso, s/nº, Nancilândia.

Estaleiro irá responder por crime ambiental em Itaboraí

O Estaleiro Ilha S.A. irá responder judicialmente pelo dano ambiental causado ao município de Itaboraí em dezembro do ano passado, quando foi derramado 20 toneladas de lixo industrial em Itambi.

Foi marcada para a amanhã (18/01) uma audiência no Ministério Público de Itaboraí, que aceitou a denúncia oferecida pela Procuradoria Geral do município. Em seu histórico, o Estaleiro Ilha S.A. contabiliza outros processos pelo mesmo motivo: crime ambiental. Procurados pela Secretaria de Meios Ambiente, nenhum responsável pelo Estaleiro quis se pronunciar.

“A responsabilidade é tanto do estaleiro quanto da pessoa que coletou o lixo e o derramou em Itaboraí. Eles terão que se responsabilizar pelo dano e fazer o reparo ambiental”, disse o secretário de Meio Ambiente, Adelmo Santos. Ele destacou, ainda, que toda multa que for aplicada ao será revertida para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Policlínica de Manilha registra mais de cinco mil atendimentos

Facilitando a vida de quem mora nos arredores de Manilha, a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira – Filoco, em funcionamento desde o fim de outubro, ultrapassou os cinco mil atendimentos, além de três mil exames laboratoriais (urina, fezes e sangue) ainda no fim de 2010. Os números de 2011 ainda estão sendo contabilizados, mas devido à grande procura, a Prefeitura estima que até o fim de janeiro tenha atingido a marca de dois mil pacientes atendidos.

“A procura tem sido muito grande. Temos uma boa estrutura para oferecer à população e estamos conseguindo desafogar o atendimento no Hospital de Nancilândia. Assim, damos mais assistência e comodidade aos usuários aqui da região”,disse a diretora administrativa, Fernanda Andrade.

Na Policlínica, a população tem a disposição especialidades como Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Psicologia, Cardiologia, Dermatologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Angiologia, Hebiatria (médico especializado em adolescentes), Neurologia, Reumatologia, nebulização, vacinação, exames laboratoriais e também curativos.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil alerta que no local não são feitas marcações. Para ser atendido, o usuário deve comparecer à Unidade de Saúde da Família mais próxima do local onde mora. Lá, ele irá receber um encaminhamento para ser atendido na Policlínica.

A Policlínica funciona no Trevo de Manilha, no início da Rodovia Manilha-Magé, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. Informações pelo telefone 2635-9296.

Itaboraí se mobiliza para ajudar vítimas da chuva na Região Serrana

A Prefeitura de Itaboraí montou um posto de arrecadação e também está recebendo doações de qualquer tipo para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram a região serrana nos últimos dias.

A Secretaria de Desenvolvimento Social se transformou num grande posto de arrecadação de donativos. O governo alerta que água mineral e leite em pó são alguns dos itens mais necessitados na região, devido ao grande número de crianças no local.

Unidos pela solidariedade, nos últimos dias, Itaboraí envio para região 250 caixões, medicamentos, alimentos, roupas e profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. A Prefeitura também envia uma grande quantidade de água para o local. Uma parceria realizada pela Secretaria de Meio Ambiente está permitindo a doação de 80 mil litros de água por dia.

As doações podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Rua Dr. Pereira dos Santos, n° 10, Centro. Informações pelo telefone: 3639-2079.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ADI disputa primeiro amistoso da temporada


A Associação Desportiva Itaboraí (ADI) está acelerando o ritmo das atividades. É que falta pouco mais de um mês para a estreia da equipe no Campeonato Estadual da Série C, que começa no dia 20 de fevereiro.

Na última quinta-feira (13/11), a ADI disputou o primeiro amistoso da temporada. A partida foi contra os juniores do Botafogo, no Estádio Caio Martins, em Niterói. O jogo, que terminou com a vitória de 2x1 para o Botafogo, serviu como primeiro teste para o novo grupo montado pela equipe de Itaboraí.

Apesar do resultado, Jorge Ronaldo Fonseca, administrador geral da ADI, afirmou que o jogo ficou dentro das expectativas. “O resultado foi muito bom pelo tempo de trabalho que tivemos. Com esse jogo tivemos como perceber que a nossa maior deficiência está no ataque. Mas, apesar de tudo, ficou dentro do esperado”, disse.

Ronaldo falou ainda sobre as novas contratações que o clube espera anunciar já na próxima semana. “Estamos fechando com um um atacante que disputou a Série A de 2010 pelo Olaria e, também, com um zagueiro que estava jogando no São José, de São Paulo”, adiantou.

A ADI estreia no Campeonato Estadual da terceira divisão no dia 20/02 contra a equipe de Búzios. O jogo será no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), Rua Dr. Mesquita, s/n° - Centro.

Prefeitura inscreve para curso na área de Gastronomia

Melhorar a renda das familiar, oferecer dignidade e inclusão social das famílias de Itaboraí. Estes são os principais objetivos a serem alcançados por meio do curso de gastronomia que será oferecido a 80 mulheres moradoras do distrito de Itambi. A capacitação faz parte de um projeto realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Governo Federal.

Através do Centro de Inclusão Produtor de Alimento (Cipa), as mulheres de Itambi, beneficiárias do Bolsa Família, serão capacitadas na área gastronômica. Com duração de um ano, o curso terá início em fevereiro. Ao término das aulas, todas as alunas irão receber certificados. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social é que pelo menos 70% da turma seja empregada ao fim do curso, que terá uma equipe específica e exclusiva formada por coordenadoras, administradoras, nutricionistas, gastrônomos e cozinheiras.

A aposta nesta área de formação foi estabelecida por conta da demanda em gastronomia que já está sendo gerada pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e também pela instalação de hotéis e pousadas na cidade. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, esta será uma das áreas com grande oferta de empregos na região. “Em Itaboraí já existe uma forte demanda na área de gastronomia e isto tende a aumentar com a instalação de hotéis, pousadas e do próprio Comperj. As nossas mulheres precisam estar preparadas para este novo momento. Através deste curso, as chefes de família de Itambi serão inseridas no mercado de trabalho, aumentando a renda da família”, afirmou a secretária.

O curso de gastronomia é exclusivo para mulheres, com idade entre 18 e 50 anos, moradoras de Itambi e que estejam cadastradas no Programa Bolsa Família. São 80 vagas e as inscrições podem ser feitas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Itambi. Interessadas precisam levar documento de identidade, CPF, número do NIS (Bolsa Família), comprovante de residência e de escolaridade (4ª série do ensino fundamental). As aulas terão início em fevereiro. O CRAS de Itambi fica na rua João Moreira (antiga rua 16), nº 827, João Caetano.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Itaboraí realiza 1º Encontro de Empreendedorismo

Com objetivo de preparar a população de Itaboraí para o mercado de trabalho e otimizar a gestão dos empresários locais, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo realiza nos dias 17 e 18/01, o 1º Encontro de Empreendedorismo.

No primeiro dia, o evento será focado no trabalhador que hoje encontra-se fora do mercado de trabalho. Das 8:30h às 17h, psicólogos e profissionais da área de recursos humanos estarão apresentando palestras sobre como elaborar um currículo, se comportar em uma entrevista de emprego, além de oferecer orientação vocacional.

Já no dia 18/01, o evento será realizado das 8:30h às 12h e terá como público-alvo empresários que atuam no município de Itaboraí. O objetivo é apresentar uma proposta de parceria entre os empreendedores locais e a Prefeitura a fim de promover uma aproximação entre o governo do município e os empresários.

O 1º Encontro de Empreendedorismo é gratuito e aberto ao público. Interessados em participar devem apenas comparecer ao local no dia e horários marcados, não é necessário inscrição. Os encontros serão realizados na Escola Municipal Marly Cid Almeida de Abreu (Rua Hedevilson Barreto Cardoso, s/nº, Nancilândia).

Sine completa um mês com mais de 500 profissionais empregados

A instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), está impulsionando em Itaboraí uma grande abertura nas oportunidade de emprego. E para facilitar a busca por uma vaga no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Empregos – Sine, está oferecendo esta semana 114 oportunidades.

São vagas para Operador de Telemarketing (100), Técnico em Nutrição (1), Cozinheiro (1), Ajudante de Cozinha (4), Vendedor (3), Estoquista (1), Auxiliar de estoque (1) e Repositor de supermercado (3).

Um mês após sua inauguração, o Sine já está mudando a vida da população da cidade. Por meio da agência, mais de 500 profissionais já foram encaminhados para mercado de trabalho. O Sine atende, diariamente, mais de 150 pessoas. Lá os profissionais têm a disposição serviços como requerimento da Carteira de Trabalho, solicitação do seguro-desemprego, além de informações sobre direitos e deveres dos trabalhadores e cursos profissionalizantes.

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e de duas formas. Pela manhã, por ordem de chegada e a partir das 13h, através da distribuição de senhas.

Interessados em se candidatar a uma das vagas, devem entregar os currículos no Sine, até a próxima segunda-feira, 17/01, (Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro).

Prefeitura de Itaboraí entrega cadeira de rodas

A Prefeitura Municipal de Itaboraí, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, contribuiu, nesta terça-feira (11/09), para o deslocamento com segurança de 17 cidadãos itaboraienses. Eles foram contemplados e receberam pessoalmente das mãos da secretária Rosália Martins Soares, instrumentos para seu maior conforto. Foram cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, andador e muletas entregues aos necessitados, na ocasião representados por seus parentes.

Foi o caso de Aristeu Viana de Oliveira, que compareceu à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social para receber uma cadeira de rodas para a sua esposa, Maria do Carmo Silva Santos, de 62 anos, há dois sem andar devido a complicações provenientes do vírus HIV. “Até descobrirmos a causa de tantas doenças que a acometeram foram longos 13 meses, que a deixaram impossibilitada de andar. Agradeço ao prefeito Sérgio Soares que me ajudou a poder cuidar melhor dela”, explicou o marido Aristeu.

Para a secretária Rosália Martins Soares, é uma determinação do prefeito Sérgio Soares cuidar bem dos cidadãos itaboraienses, prestando assistência aos que não têm condições financeiras para adquirir o que necessitam. “Estamos trabalhando com muito afinco e dedicação para que a população seja atendida da melhor forma possível. Não vamos resolver, mas com certeza amenizar os problemas enfrentados por estas pessoas”, explicou a secretária.

Pâmela Pereira da Silva recebeu cadeiras de rodas e higiênica para melhor cuidar de sua filha, de 18 anos, vítima de paralisia cerebral. Assim como ela, Gésio Martins também foi buscar a cadeira de rodas da sua mãe, Ana Maria de Jesus, de 81 anos. “É bom saber que podermos contar com o governo para nos ajudar a cuidar de nossos familiares”, disse.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social funciona na Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, Centro. Mais informações: 3639-2080.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Itaboraí faz processo seletivo para 284 vagas

A Prefeitura de Itaboraí inscreve até a próxima sexta-feira (14/01), para 284 vagas temporárias de emprego para os cargos de servente, vigia e pedreiro.

Os salários variam de R$ 730 a R$ 985. Para o cargo de vigia, é necessário ter experiência comprovada, carteira de habilitação na área e Ensino Médio completo. Para os demais cargos, além da experiência comprovada, o nível de escolaridade exigida é o Ensino Básico completo.

As vagas são para serviços da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. As incrições acontecem na Secretaria de Administração (Rua Fidélis Alves, nº 47 , Centro), das 9h às 17h.

Interessados em concorrer a uma das vagas devem ter mais de 18 anos. Os currículos devem ser entregues juntamente com xerox de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título eleitoral e carteira de habilitação (para o cargo de vigia), até o dia 14/01.

Para os cargos de servente e pedreiro serão aplicadas provas práticas. Já para vigia, a contratação será feita por meio da avaliação curricular. As seleções acontecem no próximo dia 18/01, das 8h às 17h, na Secretaira de Obras e Serviços Públicos (Avenida 22 de Maio, nº 7071, Venda das Pedras).

Os resultados serão divulgados no dia 20/01, na Secretaria de Administração.

Itambi terá posto de saúde 24 horas

O prefeito Sérgio Soares e os secretários municipais de Obras, Serginho Soares, e de Saúde e Defesa Civil, Carlos Alberto Chaves, estiveram na última sexta-feira (07/01) no bairro João Caetano, em Itambi, local onde será construído um Posto de Saúde 24 horas.

De acordo com o secretário de Saúde, o terreno já foi desapropriado para abrigar a Unidade Básica de Saúde, que pretende atender, principalmente, moradores do terceiro distrito. O posto vai oferecer atendimento 24 horas à população e contará com ambulância, clínica médica e odontológica, além de exames laboratoriais, salas para sutura e medicação.

“Esta obra é fundamental para ampliar a capacidade de atendimento médico aos moradores, principalmente aos que residem em Itambi. A Unidade Básica de Saúde vai ajudar a minimizar essa demanda, poderá atender com mais qualidade, contribuindo para que toda a rede de saúde funcione melhor”, afirmou Chaves. A previsão é de que as obras tenham início ainda neste semestre.

E os reforços para a saúde não param por aí. Até o final deste mêsde janeiro, a Prefeitura vai licitar a construção de três Unidades de Saúde da Família nos bairros Grande Rio, Jardim Fluminense e Monte Verde, localizados respectivamente nos distritos de Itambi e Manilha. A ideia é que estes novos postos, que irão substituir os atuais em funcionamento, proporcionem à população melhor atendimento e adequadas condições de trabalho aos funcionários.

Visita ao Wenderson

A comitiva também visitou a casa de Wenderson Sales Rangel, jovem que, após ficar 1.207 dias internado no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, para tratar da distrofia muscular progressiva de Duchenne (DMD). Para tratar de sua doença, ele está recebendo tratamento domiciliar (home care) custeado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O tratamento inclui assistência de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermagem 24 horas, assistente social, psicólogo, dentista e fisioterapeuta.

“O Wenderson está bem, mas precisa de cuidados intensivos de enfermagem, que podem ser prestados em seu lar. Não é necessário manter a internação hospitalar. Isso é melhor para a família e para o serviço público, pois ampliamos o número de leitos para outros pacientes”, concluiu o secretário de Saúde.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Prefeito e secretários visitam Vale do Sol, Itambi e João Caetano

Ver de perto o que a população de Itaboraí mais necessita para buscar soluções eficientes. Foi com esse objetivo que o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, junto com os secretários de Obras, Serginho Soares, secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves e a secretária de Integração Regional, Silvia Lessa, visitaram na manhã dessa sexta-feira (07/01), os bairros Vale do Sol, João Caetano e o distrito de Itambi.

A primeira parada da comitiva foi em Vale do Sol, onde o prefeito conversou com alguns moradores juntamente com o presidente da associação do local. “Sei que essa comunidade sofre com problemas de água, por isso, quero construir um poço artesiano”, disse o prefeito.

Já em Itambi, eles visitaram as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No local, Sergio Soares cobrou aos engenheiros responsáveis mais agilidade na construção das habitações e ressaltou as dificuldades das famílias enquanto não podem ser transferidas para o local.

Responsável pelas obras do PAC, o engenheiro Jorge Aurélio, explicou aos secretários que no próximo dia 24/01, vai realizar uma vistoria para liberação dos primeiros 64 apartamentos para os moradores de Itambi.

O último local visitado pelos secretários foi o bairro João Caetano. Lá, os secretários fiscalizaram a área onde será construída uma Unidade Básica de Saúde, além de fiscalizar algumas ruas do bairro onde na próxima semana irá receber obras de pavimentação.

Centro de Atendimento à Mulher registrou mais de 500 atendimentos no último ano

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) de Itaboraí completou um ano em 2010, tendo atendido mais de 500 mulheres vítimas de violência. Aquelas que procuram a casa recebem apoio psicológico e orientação jurídica gratuitamente. A Casa das Mulheres, como o órgão ficou conhecido, é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

De acordo com a assistente social Manuela Teixeira, mesmo sob proteção da Lei Maria da Penha, muitas mulheres ainda têm medo de denunciar seus agressores. ”Nós atendemos todo tipo de violência, seja física ou psicológica. Às vezes, as mulheres nem sabem que estão sendo agredidas ou têm medo de denunciar o agressor. Na maioria das vezes, o agressor é o próprio companheiro, então há um receio grande da reação desse marido, sem contar outras questões como a dependência financeira e os filhos”, explica Manuela.

No primeiro ano de funcionamento, um dos casos mais comoventes é a história de X., 22 anos. Molestada sexualmente pelo padrasto na infância, adulta sofreu agressão física do marido Y. Após deixar a residência do casal, onde morava com as duas filhas (3 e 5 anos), ela foi perseguida por Y., que agrediu novamente a mulher ao invadir a casa da sogra.

Temendo pela sua vida e das filhas, a vítima chegou a se internar com as crianças em um abrigo para mulheres no Rio, mas de decidiu voltar para casa. “Fiz terapia, junto com minhas filhas, e hoje estou sendo assistida na Casa das Mulheres, que me ajudou com todos os trâmites”, conta X., que hoje vive com o irmão e as filhas.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, destaca a importância do funcionamento do CRAM. “O espaço tem como objetivo a manutenção de um canal permanente de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e intra-familiar. Temos tido uma boa média de atendimentos e uma demanda específica, principalmente em relação à violência doméstica. A atuação através da Lei Maria da Penha prioriza e criminaliza isso”, ressalta a secretária.

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher está situado na Avenida 22 de Maio, 7.942, Venda das Pedras. O telefone para contato é 3639-1548.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Em Itaboraí, restos de poda são transformados em adubo

Dar um novo destino, sem ser o lixo, aos restos das podas de árvores em Itaboraí. Este foi um dos desafios que a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca enfrentou até encontrar na compostagem o destino certo para folhas e galhos. Agora, o material recolhido, diariamente, pelas equipes de manutenção urbana da Prefeitura é transformado em adubo para plantas utilizadas no paisagismo da cidade.

Desde o mês de julho do último ano, a matéria-prima para a compostagem é encaminhada ao Horto Municipal, localizado em Penedo. Folhas e galhos são estocados, preparados e transformados em composto orgânico usado no preparo da terra. A técnica utilizada controla a decomposição do material, com finalidade de obter um composto rico em nutrientes, minerais e sem produtos químicos.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, aproximadamente oito mil quilos de poda são realizadas mensalmente. Deste total, três mil quilos são transformados em composto, no prazo de 100 dias, tempo que o material necessita para virar adubo. “É um adubo de qualidade, que reduz a incidência de pragas, deixando a planta ainda mais saudável”, destaca o secretário Renato Ferreira.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Emprego: Itaboraí tem vagas para Marteleteiro e Téc. em Laboratório

O Sistema Nacional de Empregos de Itaboraí (Sine) está oferecendo seis vagas para marteleteiro e duas vagas para técnico em laboratório, ambas com início imediato e destinadas aos moradores da cidade.

Interessados devem ter experiência profissional comprovada e habilitação na área para ocupar o cargo. Os currículos devem ser entregues das 8h às 17h, juntamente com a cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de residência, PIS e carteira de trabalho, até a próxima sexta-feira, 07/01.

A agência do Sine fica na Avenida 22 de Maio, 5.300, Centro (rua ao lado da Faculdade Omni).

Itaboraí realiza mutirão de combate à dengue

Contra a dengue não podemos dar moleza. E é com esse pensamento que Itaboraí inicia 2011 já com as atenções voltadas para o controle da doença. Amanhã, 06/01, é o primeiro dia do calendário de mutirões que a Secretaria Municipal de Saúde organizada em conjunto com o Estado para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Nesta quinta-feira, a partir das 10h, agentes de saúde vão intensificar a fiscalização no bairro Jardim Boa Vista, em Manilha. Em parceria com o Núcleo de Educação e Saúde - NES, também irão orientar sobre formas de prevenção da doença e ainda, esclarecer dúvidas dos moradores.

No dia, 19/01, será a vez de Marambaia receber os agentes, que também irão visitar o Centro (02/02) e Rio Várzea (16/02).

“É muito importante que as pessoas não relaxem. A dengue pode ser combatida, mas precisamos da consciência e da ajuda de todos”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Nilton Ricardo.

Prefeitura investe na qualificação profissional


A Prefeitura de Itaboraí está buscando novas parcerias junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para ampliar a variedade e o número de vagas dos cursos profissionalizantes gratuitos. A intenção é permitir que a população tenha a qualificação necessária para buscar vaga no mercado de trabalho que está em expansão há quatro anos consecutivos.

De acordo com os dados do Governo Federal, os setores de comércio, serviços, construção civil e indústria de transformação são os que mais crescem em Itaboraí. E para que a população aproveite as oportunidades, a Secretaria de Trabalho e Renda está qualificando 2.400 alunos em nove diferentes cursos gratuitos do ProJovem Trabalhador: administração, carpintaria, alimentação, beleza e estética, construção civil, metal mecânico, saúde, telemarketing e informática.

Segundo o secretário Saíde Abrão, o objetivo é formar profissionais bem qualificados. "As idas a Brasília têm surtido efeito e a previsão é que, em fevereiro, a Prefeitura vá oferecer mais cursos e com um grande número de vagas aos moradores de Itaboraí. Desde 2009 estamos profissionalizando nosso cidadão com cursos destinados a todas as idades e o ProJovem foi uma grande conquista", explica Saíde, acrescentando que a meta do ProJovem Trabalhador é formar, no mínimo, 2 mil alunos por ano.

Para evitar a evasão escolar, os professores também trabalham em sala de aula a conscientização sobre a importância dos cursos para a formação do profissional. "Mostramos aos nossos jovens que eles precisam aproveitar a oportunidade para se qualificar e conquistar com mais facilidade espaço no mercado de trabalho que vai ficar bastante competitivo com a chegada do Complexo Petroquímico. Os cursos são bons, vão formar os melhores profissionais das áreas", afirma a professora de Administração Fabiana Ferreira da Silva.

O ProJovem Trabalhador é um programa em parceria com o Governo Federal, voltado para jovens de 18 a 29 anos que recebem ajuda de custo de R$ 100. "Estou em busca do meu primeiro emprego. Para conseguir um bom lugar, me matriculei no curso de informática e vou lutar por uma vaga", diz o estudante Jhonata Costa, de 18 anos.

Quem tiver interesse em se qualificar, deve ficar atento. A previsão é que já no próximos mês, novos cursos sejam oferecidos gratuitamente. Informações podem ser obtidas sede da Secretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Fidélis Alves, 45, Centro, ou pelo telefone 3639-2051.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Concurso: Últimos dias de inscrição para 205 vagas

Interessados em concorrer tem até o próximo domingo, 09/01, para se inscrever. Realizado pela Prefeitura de Itaboraí, as oportunidades são para o Ensino Médio e Superior.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, o concurso irá permitir o aumento no quadro de profissionais da rede de ensino. "Nosso município está crescendo, precisamos investir mais em Educação, tão importante para o desenvolvimento do ser humano", destacou Rosana.

São 205 vagas e as oportunidades destinadas a professores de 5ª a 8ª séries em oito diferentes disciplinas: Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Português e Matemática. O concurso também oferece chances para professores de 1ª a 4ª séries e da educação infantil.

As taxas de inscrição custam R$ 60, para Professor I e R$ 40 para Professor II. As provas serão objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sendo prevista para ser aplicada dia 06/02, além de avaliação de títulos, que deverão ser entregues no período de 25/02 a 01/03.

Interessados em concorrer a uma das vagas, deverá se inscrever no site www.ceperj.rj.gov.br ou no posto de inscrição que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (Praça Dr. Celso Nogueira, s/nº, Centro, Itaboraí). Informações pelo telefone: (21) 2635-1052.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Primeiro bebê de Itaboraí é um menino

Pesando dois quilos e 575 gramas e com 44 centímetros de comprimento, João Pedro, foi o primeiro bebê a nascer oficialmente em Itaboraí nas primeiras horas de 2011. A criança veio ao mundo às 3h35 deste sábado (01/01), através de parto normal, no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

O menino nasceu com 39 semanas e é o segundo filho da dona de casa Valéria de Oliveira Barros, 25 anos, que já tem uma filha de oito anos. Moradores do bairro Visconde de Itaboraí, mãe e bebê passam bem e já receberam alta da maternidade do hospital.