sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Prefeito inaugura entreposto de pesca em Itambi

Parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca e a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí incentivará a atividade pesqueira, além de garantir o consumo de peixe na merenda de cerca de 32 mil anos da rede municipal. Nesta sexta-feira (29/10) foi inaugurado o entreposto de pesca, em Itambi. O local ganhou frigorífico e equipamentos para realizar o corte dos peixes em filés.

A iniciativa beneficia diretamente 78 profissionais que tiram do mangue e do mar o sustento das suas famílias. Agora, além de catar caranguejo, poderão pescar e todo peixe será comprado pela Secretaria de Educação. Em seu discurso, o prefeito Sergio Soares frisou o compromisso em melhorar a qualidade de vida da população, especialmente dos pescadores.

“Eu sou médico e a cada dia vejo que administrar uma cidade é como tratar um paciente. Cuidamos do bem-estar, melhoramos as condições de vida. Por isso, estou aqui para entregar o entreposto de pesca e dizer que vocês podem contar comigo para o que precisarem”, disse o chefe do Executivo.

O secretário de Agricultura, Renato Ferreira, também destacou a importância de inaugurar o entreposto de pesca. “É um prazer deixar este local pronto. Aqui os pescadores vão produzir e ganhar dinheiro para complementar a renda da família”, comentou.

A estimativa da Associação de Caranguejeiros e Pescadores de Itambi é produzir, semanalmente, 500 kg de filé do pescado. Segundo eles, bagre, tambaqui, pacu, carpa e robalo são os peixes mais pescados nos rios locais. “Nosso pescado tem qualidade, as águas dos rios foram analisadas por engenheiros sanitaristas e aprovadas”, destacou o pescador Flávio Diniz Gaspar Lontro, de 46 anos.

Na ocasião, foram entregues aos pescadores cestas básicas e a segunda parcela do defeso, no valor um salário mínimo – como a cata do cata do caranguejo é proibida de setembro a novembro, período de reprodução da espécie, a Secretaria de Agricultura dá assistência aos pescadores.

Também prestigiaram a inauguração do entreposto de pesca o vice-prefeito Rafael Vitorino, a secretária de Educação, Rosana da Silva Rosa, o secretário de Governo, Luiz Vieira, entre outras autoridades municipais.

Itaboraí oferece 82 vagas de empregos

Na próxima semana, a entrega de currículos na Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí pode ser feita a partir de quarta-feira (03/11). E os trabalhadores residentes na cidade têm uma boa notícia: foi ampliada para 82 vagas as oportunidades de empregos, em nove carreiras, para homens e mulheres, maiores de 18 anos e com Ensino Médio completo ou em curso.

No momento, o setor de comércio e serviços é o que mais tem contratado na cidade. De acordo com o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Saíde Abrão, o número de vagas tem sido ampliado frequentemente pelo fato de empreendimentos estarem chegando ao município, atraídos pela construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro. “Em média, são 20 profissionais encaminhados, por dia, às empresas que procuram o banco de currículos da nossa Secretaria”, explica Saíde.

As vagas de empregos são destinadas a cozinheiro industrial, auxiliar de cozinha, ajudante de cozinha, secretária, repositor de mercadoria e manobrista (Carteira Nacional de Habilitação na categoria D), sem a necessidade de ter experiência. Já para as funções de operador de caixa, auxiliar de serviços gerais e frentista é necessário experiência anterior comprovada em carteira.

Os currículos devem ser entregues na Rua Fidélis Alves, 45, Centro de Itaboraí, das 8h às 11h, junto com a cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante da última votação, comprovante de residência, PIS e carteira de trabalho. Mais informações: 3639-2051.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Itaprevi comemora Dia do Servidor Público

Um café da manhã animou aposentados e pensionistas, nesta quinta-feira (28/10), no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), em comemoração ao Dia do Servidor Público. O pagamento dos benefícios e a distribuição dos contracheques foram antecipados em um dia.

A confraternização também serviu para apresentar a nova sede aos aposentados e pensionistas, inaugurada no dia 13 de outubro, na Rua São João, 110, Centro. “A sede ficou muito mais linda e o café da manhã é uma benção. Agradeço ao prefeito Sergio Soares por nos valorizar”, disse Agripino Lacerda, de 67 anos, aposentado há quatro anos.

Presente ao café, a presidente do Itaprevi, Marta Coquito, afirmou que, nesta sexta-feira, haverá novo encontro. “Alguns aposentados não ficaram sabendo da antecipação da nossa confraternização, por isso o café e a entrega dos contracheques também serão realizados amanhã, a partir das 8h”, afirma Marta Coquito.

Cemitério Municipal é reformado



Quem for ao Cemitério Municipal São João Batista, no Centro de Itaboraí, no Dia de Finados (02/11), notará melhorias. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela administração do local, promoveu o restauramento das capelas, pintura, nova numeração das gavetas e concretagem do piso. A poda das plantas também está sendo providenciada.

Também disponibilizamos um funcionário para oferecer, diariamente, informações sobre localização de jazigos e gavetas, além de acompanhar a família ao local”, afirma o administrador do Serviço Funerário Municipal, Rodrigo Marinho Machado.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, as obras de infraestrutura são de fundamental importância para a família daqueles que estão sepultados, pois proporcionam conforto em um momento difícil.

As reformas que estão acontecendo no cemitério melhoram a autoestima dos familiares. É importante saber que seu ente querido está em lugar conservado, limpo. O mínimo que podemos fazer é cuidar do cemitério para que seja um ambiente mais agradável”, afirma Rosália Soares.

No Dia de Finados, em parceria com a Organização de Assistência Funeral (OAF), serão distribuídas rosas, água, além da montagem de tenda onde profissionais irão realizar a aferição da pressão arterial dos visitantes. Haverá missas às 8h, 10h e 16h.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Estudantes têm aulas de saúde bucal

Com o tema ”É Sorrindo que se Aprende”, a Secretaria de Saúde de Itaboraí, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, promove nas escolas públicas palestras e peças teatrais sobre a importância da escovação e manutenção da higiene bucal.

Na última segunda-feira (25/10), Dia do cirurgião-dentista, foi a vez da Escola Estadual Jovina Amaral de Oliveira, em Pachecos, receber a visita da equipe do Programa de Saúde Bucal. A atividade foi marcada pela apresentação de um bem-humorado e dinâmico espetáculo teatral, com a participação dos alunos, mostrando a maneira correta de escovar os dentes e a importância de ir ao dentista regularmente.

Coube ao cirurgião-dentista Luiz Carlos dos Santos explicar como uma boa escovação pode combater as cáries e demais doenças da boca. Ao final, cada criança recebeu aplicação de flúor e levou para casa um kit com pasta, escova e fio dental. “Procuramos falar uma linguagem simples e lúdica para que eles possam entender a mensagem, memorizar e levar o conteúdo para casa. É essencial que os pais também participem, cuidando de si e acompanhando as crianças. Afinal de contas, a prevenção é sempre o melhor remédio", explicou o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Paulo Alberto Nascimento.

Para que o projeto chegue até a escola, é realizado um levantamento prévio sobre o índice de cárie nos alunos. De março a outubro deste ano a campanha já atendeu mais de dez mil pacientes e percorreu 36 instituições. O Programa de Saúde Bucal tem como objetivo diminuir os índices de cárie e suas complicações, educando a população, mudando os hábitos de higiene e realizando tratamentos da doença já existente.

“As crianças gostaram bastante e deu para ver que entenderam bem a mensagem”, afirmou Marilene Alves de Oliveira, diretora da escola. Tia do pequeno Maurício, de oito anos, Ana Maria Rodrigues concordou: “É muito importante receber essas informações. Tenho certeza de que a escovação do meu sobrinho e de todos vai melhorar muito”.

Próximas visitas:

08/11 – Creche Municipal Maria das Dores Pereira Bezerra

Rua José Sally, nº 121, Outeiro das Pedras

09/11 – Escola Municipal Ayres José da Silva

Rua 11, s/nº, Venda das Pedras

16/11 – Escola Municipalizada de Educação Infantil Visconde de Itaboraí

Rua Desembargador Ferreira Pinto, s/nº, Centro

22/11 – Escola Municipalizada Foster Parent´s Plan

Rua Projetada, nº 55, Planalto da Marambaia

23/11 – Creche Municipal Maria Luiza da Conceição

Rua Raul de Jesus, nº 143, Visconde de Itaboraí

29/11 – Escola Municipalizada José Maria de Oliveira

Estrada de Perobas, s/nº, Perobas

30/11 – Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim

Rua 20, Quadra 10, Lote 7, Parque Industrial, Reta Nova