quarta-feira, 30 de junho de 2010

Itaboraí ganha três ônibus escolares

A Prefeitura de Itaboraí recebeu na tarde desta quarta-feira (30/06) três ônibus do Governo Estadual. A entrega aconteceu em Maricá, durante a inauguração do Colégio Estadual Caio Francisco de Figueiredo, no distrito de Inoã. O prefeito Sérgio Soares destacou que os veículos serão utilizados no transporte de alunos até as escolas e nas atividades extracurriculares, como visitas a museus.

“Os ônibus serão úteis no transporte dos estudantes às escolas, aos locais dos jogos escolares e passeios até mesmo fora da cidade”, comentou Sérgio Soares.

A secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, comemorou a aquisição dos novos veículos. “Foi um presente que recebemos. Vamos expandir nossos projetos, principalmente nas áreas rurais. Os alunos da rede municipal de ensino poderão visitar os monumentos históricos que a cidade possui, entre eles o Parque Paleontológico, em São José”.

Os ônibus foram obtidos através de emenda parlamentar dos deputados estaduais Graça Matos e Édino Fonseca. “Agradeço aos deputados por valorizarem suas emendas com benefícios para a população. O governador Sérgio Cabral está fazendo um grande esforço pelos lugares do interior do Estado”, destacou o vice-governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão.

No total, foram entregues 21 ônibus escolares aos municípios de Itaboraí (3), São Gonçalo (4), Tanguá (3), Rio Bonito (3), Cachoeiras de Macacu (3), Niterói (2), Silva Jardim (2) e Maricá (1).

Prefeitura tem 533 vagas de cursos gratuitos

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí prorrogou as inscrições para 533 vagas em cursos profissionalizantes. Agora, os interessados têm até 30 de julho para realizar a inscrição. Com aulas gratuitas, as oportunidades são para as áreas de comércio e serviços. São cursos de operador de caixa, técnicas de vendas, telemarketing comercial e vitrinista.

Os cursos fazem parte do Plano Setorial de Qualificação Profissional (PlanSeQ), realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

As aulas, previstas para começar em agosto, terão a duração de três meses. Para participar é preciso ter mais de 18 anos, ser morador de Itaboraí e ter concluído ou estar cursando o ensino médio.

“É uma chance que os jovens encontram de mudar a sua condição social e garantir uma chance no mercado de trabalho que hoje é tão competitivo”, afirma o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Saide Abrão.

Os interessados podem efetuar a matrícula das 8h às 17h, na Secretaria (Rua Fidélis Alves, 47, Centro). É necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, título de eleitor, certidão de nascimento e PIS. Mais informações pelo telefone 3639-2051.

terça-feira, 29 de junho de 2010

ProJovem prorroga inscrições

A Prefeitura de Itaboraí prorrogou mais uma vez as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação do ProJovem Trabalhador. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 9 de julho. São 2.000 vagas em dez cursos, cada um com duração de seis meses. As atividades, realizadas em parceria com o Governo Federal, são destinadas a pessoas de 18 a 29 anos. Os matriculados ainda recebem ajuda de custo de R$ 100.

Há oportunidades nas especialidades de alimentação (doces, salgados, confeitagem, doces em compotas e geléias); beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro); construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico, pintor predial); metal mecânica (leitura e interpretação de desenho mecânico, lubrificação industrial, ajustagem mecânica); saúde (cuidador de idosos, babá); serviços domiciliares (jardinagem, reparador residencial); telemarketing (técnicas de informática para escritórios, telemarketing informatizado); informática, turismo e hospitalidade (garçom, copeiro, barman) e vestuário (corte, custura, bordadeira, reparador de roupas).

Estou desempregada, preciso aproveitar esta oportunidade para aprender uma profissão”, diz Aline Silva do Couto, 20 anos, que pretende fazer o curso de cabeleireiro.

Para participar, também é necessário estar cursando o ensino fundamental e ser morador do município. Cada curso terá três turmas, cada uma com 30 alunos. As aulas começam no dia 7 de julho. A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda realiza as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Fidélis Alves, 47, Centro. É necessário ter em mãos documento de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar.

Os alunos que já preencheram o formulário devem comparecer ao local de inscrição para realizar a matrícula. Mais informações: 3639-2051.

Produtores rurais fornecem merenda escolar

Para dar início ao Programa Nacional de Alimentação Escolar em Itaboraí, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca começa a cadastrar produtores rurais para fornecerem alimentos destinados aos alunos matriculados na rede municipal.

A parceria com a Prefeitura é considerada positiva pelos pequenos produtores rurais. Além de complementar o orçamento das famílias, a agricultura local será mais valorizada, como também as crianças vão se alimentar de produtos cultivados sem agrotóxicos.

“Forneço minha produção para as centrais de abastecimento e nem sempre a venda é totalmente certa. Agora, com a Prefeitura, vou ter a garantia de venda completa”, comemora Clóves Silva, de 59 anos, que espera fornecer quatro toneladas de aipim para a merenda escolar.

De acordo com a Secretaria, Itaboraí possui uma grande produção de aipim, laranja, mamão, abacaxi, banana e hortaliças. Os alimentos poderão estar incluídos na alimentação escolar já no mês de julho.
Outro grande incentivo que a Prefeitura oferece à produção agrícola familiar é o empréstimo de tratores que proporcionam aos produtores mais agilidade na preparação da terra para o plantio dos alimentos, diminuindo o tempo da colheita.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira, o cadastramento vai fazer com que 30% da merenda deixe de ser comprada com fornecedores de fora do município. “Eu e o prefeito Sérgio Soares estamos felizes por colher esta conquista. É o resultado de mais de um ano de trabalho. É visível a recuperação da auto-estima desses produtores”, comentou Renato.

Os produtores interessados tem até o dia 15/07 para realizar o cadastramento. A Secretaria fica na Avenida 22 de maio, 7557, Venda das Pedras. O horário de funcionamento é das 9h às 16h. Informações pelo telefone 3639-1570.

Canteiros são preservados

Equipes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca realizam a limpeza de canteiros no Centro de Itaboraí. Todo o gramado na Avenida 22 de Maio será aparado e novas mudas plantadas para dar um novo visual ao local. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados no início da tarde desta terça-feira (29/06).

Na segunda-feira (28), as Palmeiras e Ixorias plantadas na Avenida 22 de Maio foram regadas e adubadas. A Secretaria também deu continuidade à poda de árvores. Outeiro das Pedras foi o bairro que recebeu a visita das equipes. Os trabalhos foram realizados na Rua Benedito Nunes, com a retirada de uma árvore plantada de forma inadequada, que oferecia risco aos moradores.

Após denúncia à Prefeitura, a árvore foi retirada e outra, mais adequada ao ambiente, será plantada. O serviço de poda e corte de árvores pode ser solicitado através do telefone 3639-1570.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Últimos dias para alistamento militar


Jovens do sexo masculino que completaram ou ainda vão fazer 18 anos em 2010 devem ficar atentos: termina no dia 30 de junho o período de alistamento ao serviço militar. Em Itaboraí, o cadastramento é realizado na Junta de Serviço Militar, na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro.

A Junta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Para realizar o alistamento é necessário levar certidão de nascimento original, uma foto 3 x 4 e comprovante de residência para os residentes no município. O jovem que não se alistar dentro do prazo paga multa no valor de R$ 2,20.

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar será feita por ocasião da seleção geral. Isso não significa que o jovem será atendido em sua pretensão. Dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados durante a seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos e, ainda, o município em que se alistou ser tributário para a Força Armada na qual deseja ser incorporado.

Na manhã desta quarta-feira (23/06), foi realizada cerimônia cívico-militar de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação e Recepção à Bandeira Nacional. De acordo com secretário da Junta de Serviço Militar, Carlos César de Assis, os cidadãos da Classe de 1992 e de classes anteriores estão sendo dispensados da prestação do serviço militar inicial no município de Itaboraí.

O 1º tenente do Exército, José Cláudio Pedra, fez questão de ressaltar que a dispensa é pelo fato de a cidade não dispor de uma unidade militar formadora. “Vocês estão representando 3.500 cidadãos dispensados do serviço militar em 2010, porém todos podem prestar concursos para as Forças Armadas”, explicou o tenente.

O evento no campo do Estádio Municipal Alziro de Almeida contou com a presença de 120 jovens que prestaram juramento à bandeira, sendo prestigiados pelo vice-prefeito, Rafael Vitorino; a subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes de Freitas, e o secretário de Governo e chefe de Gabinete, Luiz Vieira.

“Sei dos meus deveres como cidadão deste país. Se for convocado por emergência, terei que me apresentar imediatamente. Meu objetivo é seguir carreira militar, por isso vou me informar do próximo concurso”, disse Ailton Coelho de Araújo, 18 anos. Mais informações sobre o alistamento militar podem ser obtidas pelo telefone 3639-2025.

Pediatria em clima de Copa do Mundo

O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, está em clima de Copa do Mundo. Basta comparecer à pediatria e notar bandeiras espalhadas pelas salas, no intuito de melhorar o ambiente das crianças, que assistem juntas aos jogos da Seleção Brasileira.

“A Copa é um momento marcante na vida de cada um. Procuramos minimizar a dor das crianças dando a elas essa oportunidade de acompanhar o torneio. Elas ficam muito felizes e isso acaba ajudando na recuperação”, disse Lilian Bessa, técnica de enfermagem que costuma enfeitar o local também no Natal e em aniversários.

Missa – Outra novidade no hospital municipal é a celebração de missa para ajudar no apoio psicológico e espiritual de pacientes. A primeira celebração, aberta também a funcionários e parentes de internados, foi realizada pelo padre José Otácio Oliveira Guedes, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Venda das Pedras.

“Nós, funcionários, lidamos muito com situações tristes no dia a dia. E nada melhor do que receber uma bênção para nos fortalecer. Os pacientes também gostaram da ideia. É claro que fazemos o possível na parte da ciência, mas é bom também ter um auxílio espiritual”, disse Lucia Helena, chefe de enfermagem do hospital.

A missa se repetirá toda terceira segunda-feira do mês. A próxima está marcada para 19 de julho.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Itaboraí tem vaga para auxiliar de logística

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí está com uma vaga para auxiliar de logística. É necessário que o candidato tenha ensino médio completo, curso de empilhador e experiência em trabalhos de almoxarifado. O salário é de R$ 800, além da ajuda de custo de R$ 400. Ser morador do município será um diferencial. Os currículos devem ser entregues nesta quarta-feira (23/06), até 16h, juntamente com cópia da identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência na Secretaria (Rua Fidélis Alves, 45, Centro).

Agricultura fiscaliza pequenos produtores

Os segredos do tempero de Severino Farias Souza, de 44 anos, fizeram tanto sucesso que levaram o porteiro a largar o emprego ao qual se dedicava há 19 anos para montar uma pequena fábrica de linguiças. Com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, agora ele poderá comercializar a produção em todo o município de Itaboraí, com a garantia de que a mercadoria foi produzida dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias.

Na manhã de segunda-feira (21/06), as equipes de fiscalização visitaram a fábrica de Severino, que deu entrada na licença para aquisição do Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Itaboraí. No local, a veterinária esclareceu ao produtor dúvidas sobre as exigências para aquisição do SIM e normas de segurança adequadas.

Com o crescimento das encomendas à fábrica, em breve Severino terá de ampliar o espaço no bairro Cabuçu. “Quero estar com todos os procedimentos corretos para mostrar qualidade aos clientes. Eles precisam ter confiança em mim e comer sem medo, sabendo como o produto foi feito”, afirmou o produtor.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí disponibiliza às pessoas jurídicas o SIM, selo de qualidade para a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal produzidos dentro do município. Ao dar entrada na Secretaria, o produtor receberá a visita das equipes de fiscalização em seu local de produção. Tudo é inspecionado: matéria-prima, condição dos equipamentos, instalação, estrutura do prédio, higiene dos funcionários e manipulação dos alimentos até o produto final.

Para aquisição do SIM, é preciso entrar em contato com a Secretaria e solicitar, gratuitamente, um requerimento. O produtor receberá uma norma de exigências em que o estabelecimento deve se adequar até ser vistoriado. Após aprovação, em pouco tempo a produção fica apta para ser comercializada dentro do município e até fora do estado.

Informações pelo telefone 3639-1570 ou na Secretaria (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras), das 7h às 16h.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Prefeitura leva 133 idosos ao Pão de Açúcar

Com o lema “Viver é o meu prazer” estampado na camisa, 133 homens e mulheres do Projeto Conviver com Idoso visitaram, no sábado (19/03), o Pão de Açúcar. Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaboraí, o passeio teve como objetivo possibilitar maior integração entre a população da terceira idade, proporcionando momentos de prazer e alegria.

Acompanhados por uma equipe treinada para oferecer segurança, os idosos do Pólo de Manilha aproveitaram o dia reservado às atividades de lazer gratuitas. “Nosso projeto faz com que a terceira idade tenha uma maior participação na sociedade, assim os idosos passam a viver com mais alegria e uma melhor qualidade de vida. Temos que incentivar esses passeios, mostrar que a vida ainda lhes permite muitos momentos de distração”, afirmou o prefeito Sérgio Soares.

A satisfação de conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do país alegrou Ocirema Bernadina do Nascimento, de 73 anos. “Aqui não temos como nos sentir tristes. Não existe nada no mundo que pague o visual que temos deste lugar”, disse a idosa, no alto do mirante. O passeio agradou também a Ana Maria de Oliveira, de 59 anos. “Nunca um prefeito tinha feito isso por nós. Geralmente esquecem das pessoas que já chegaram à terceira idade, mas em Itaboraí é diferente. A prefeitura reserva muitas coisas boas para a gente”, elogiou.

Após a visita ao Pão de Açúcar, o grupo almoçou e passeou pela orla de Copacabana. “Ano passado fizemos três viagens e este ano começamos com o Pólo de Manilha, escolhendo o Pão de Açúcar. Agora vamos presentear outros pólos com nosso roteiro de passeios. É uma exigência do prefeito Sérgio Soares oferecer aos integrantes do projeto uma melhor qualidade de vida”, ressaltou a coordenadora, Tânia Almeida Conceição.

O Conviver com Idoso beneficia mais de duas mil pessoas que participam diariamente das aulas de alfabetização, fisioterapia, ginástica e esportes. O projeto ainda oferece aos seus integrantes oficinas de teatro, dança de salão e artesanato, com aulas de bordados, costura e pinturas.

“O Projeto Conviver com Idoso está preocupado não só com o lazer dessas pessoas. Oferecemos também apoio psicológico para que todos possam ter uma melhor qualidade de vida a cada dia”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Centro ganha plantas ornamentais

Equipes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca iniciaram os trabalhos de reurbanização do canteiro lateral da Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí. Na quinta-feira (17/06), duas árvores foram removidas do local por oferecer risco à segurança dos pedestres e atrapalharem a visibilidade dos motoristas.

O espaço está sendo preparado para receber cerca de 60 metros de gramado, palmeiras e novas flores. Mudas de ixorias serão plantadas, dando um novo colorido ao local.

O secretário Renato Ferreira ressalta que outras espécies de plantas resistentes ao clima da região também são cultivadas no canteiro central da avenida, fazendo o Centro ganhar uma bela paisagem. A previsão é que os trabalhos terminem no fim da próxima semana.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Apolo II receberá combate ao caramujo africano

Neste sábado (19/06), das 9h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar 60 agentes de combate às endemias na praça do bairro Apolo II para conscientizar a população sobre os danos do caramujo africano, que causa sintomas parecidos com a dengue.

“O tempo frio e úmido facilita as aparições do caramujo, que normalmente se esconde em locais sombreados”, alerta Marcelo Neves, coordenador da campanha que fará aplicação de substância para exterminar o molusco.

No mesmo horário, um carro fumacê percorrerá a região para ajudar no combate à dengue. Os agentes também estarão prontos para fecharem caixas d'água e auxiliarem na eliminação do acúmulo de água.

De acordo com o Levantamento do Índice de Infestação Rápido, o município está classificado como de médio risco para casos de dengue. De janeiro a 31 de maio foram notificados 55 casos como dengue clássico, 21 como dengue com complicações e um óbito ocasionado pela doença.

O telefone 3639-0617 está disponível para a população do município tirar dúvidas e requisitar os agentes em seu bairro.

Itaboraí tem 50 vagas de cursos gratuitos

A Prefeitura de Itaboraí está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional. Durante três meses, os inscritos terão aulas para aprender as funções de eletricista e pintor. No total, há 50 vagas (25 para cada curso), distribuídas em três polos de aprendizagem.
As oportunidades são destinadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família que estejam com o cadastro em dia. Os cursos de capacitação profissional acontecem no turno da manhã, em Venda das Pedras, à tarde, em Marambaia, e à noite, em Nova Cidade.
Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos e ser morador do município. Os interessados nas aulas de eletricista devem ter o Ensino Médio. Para o curso de pintura é necessário nível fundamental.
A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda atende das 9h às 17h, na Rua Fidélis Alves, 45, Centro. Informações: 3639-2051.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prefeitura incentiva a produção artesanal

Como uma espécie de troféu, Paulo César mantém o Termo de Licenciamento exposto na parede de sua pequena fábrica. Após um longo tempo de tentativas, sem sucesso, o produtor de defumados conseguiu a licença para comercializar a produção legalmente. Agora, ele é um dos beneficiados com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Itaboraí.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí disponibiliza às pessoas jurídicas o selo de qualidade para a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal produzidos artesanalmente dentro do município.

“Com a ajuda da Secretaria e orientação da equipe, agora tenho a chance de vender meus produtos até fora do estado. O SIM era um objetivo antigo e só com ele fiquei mais tranquilo. Não estou mais sujeito a fiscalizações e correr o risco de perder minha mercadoria”, diz Paulo César Fernandes Braga, 66 anos, destacando que obter o selo de inspeção o incentivou a abrir um restaurante, que está sendo construído em Pachecos, mesmo bairro da sua fábrica.

O SIM é o orgão responsável pela inspeção e fiscalização dos estabelecimentos que queiram adquirir o selo de inspeção. Ao dar entrada na Secretaria, o produtor receberá a visita das equipes de fiscalização em seu local de produção. Tudo é inspecionado: matéria-prima, condição dos equipamentos, instalação, estrutura do prédio, higiene dos funcionários e manipulação dos alimentos até o produto final.

De acordo com a Secretaria, Itaboraí é o único município da região que disponibiliza o Selo de Inspeção Municipal, que dá ao produtor a garantia de que a mercadoria foi produzida dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias e ainda proporciona maior competitividade de mercado, pois possibilita que os alimentos sejam vendidos em pontos comerciais, como supermercados e restaurantes.

“Nosso próximo passo é fornecer o Selo de Inspeção para as pessoas físicas. Temos um grande número de produtores autônomos que precisam passar essa segurança de qualidade para seus consumidores. Em breve também vamos beneficiá-los”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Ferreira.

Para aquisição do SIM, é preciso entrar em contato com a Secretaria e solicitar, gratuitamente, um requerimento. O produtor receberá uma norma de exigências em que o estabelecimento deve se adequar até ser vistoriado. Após aprovação, em pouco tempo a produção fica apta para ser comercializada dentro do município e até fora do estado.

Informações pelo telefone 3639-1570 ou na Secretaria (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras), das 7h às 16h.

ProJovem Trabalhador prorroga inscrições em Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí prorrogou as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação do ProJovem Trabalhador. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho. São 2.000 vagas em dez cursos, cada um com duração de seis meses. As atividades, realizadas em parceria com o Governo Federal, são destinadas a pessoas de 18 a 29 anos. Os matriculados ainda recebem ajuda de custo de R$ 100.

Há oportunidades nas especialidades de alimentação (doces, salgados, confeitagem, doces em compotas e geléias); beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro); construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico, pintor predial); metal mecânica (leitura e interpretação de desenho mecânico, lubrificação industrial, ajustagem mecânica); saúde (cuidador de idosos, babá); serviços domiciliares (jardinagem, reparador residencial); telemarketing (técnicas de informática para escritórios, telemarketing informatizado); informática, turismo e hospitalidade (garçom, copeiro, barman), e vestuário (corte, custura, bordadeira, reparador de roupas).

Para participar, também é necessário estar cursando o ensino fundamental e ser morador do município. Cada curso terá três turmas, cada uma com 30 alunos. As aulas começam no dia 7 de julho. A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda realiza as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9, Centro.

Os alunos que já preencheram o formulário devem comparecer ao local de inscrição para realizar a matrícula. Mais informações: 3639-2051.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Funcionários recebem treinamento na Jucerja

A partir de segunda-feira (14/06), funcionários das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, e Fazenda receberão treinamento na sede da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), durante uma semana. O objetivo do curso é qualificar a equipe que trabalhará na delegacia da Junta, em Itaboraí, com inauguração ainda no mês de junho. Ao todo, seis funcionários aprenderão as funções de julgador e protocolo.

Através da implantação do Regin (sistema informatizado), ficará mais rápido obter o registro dos empreendimentos. “A parceria entre Itaboraí e a Jucerja beneficiará não só a população local, como de toda a região. O Regin adiantará o processo no registro das empresas. Tudo será via internet”, explica o superintendente da Jucerja, José Luciano da Silva.


Com a Junta Comercial no município, os empresários e contadores poderão fazer a abertura de seus negócios ou regularização, e efetuar o registro do comércio, sem ir ao Rio de Janeiro. “Além da Junta Comercial, regularizamos a figura do empreendedor individual e criamos a lei geral de incentivo a micro e pequena empresa, com o objetivo de facilitar o trabalho do empreendedor local e do profissional de contabilidade”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães.


Toda empresa ou contador deve dar entrada de documentos na Junta Comercial, para adquirir o CNPJ e outras certidões necessárias para o funcionamento legal do empreendimento. A Jucerja em Itaboraí funcionará na Rua Doutor Pereira dos Santos, 10, sala 1. Para mais informações: 3639-2069, ramal 324.

Vinte mil crianças devem ser vacinadas



Tudo pronto em Itaboraí para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, neste sábado (12/06), todos os 34 postos de saúde do município entrarão “em campo” para vacinar os menores de cinco anos de idade contra a paralisia infantil. Nesta primeira fase, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 20 mil crianças, o que representa 95% desta faixa etária. A segunda e última fase da campanha será no dia 14 de agosto.

“Pedimos aos pais que não esqueçam de levar a caderneta de vacinação da criança para que seja verificado se o esquema de imunização está em dia. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência para serem vacinadas”, recomenda a coordenadora do Programa Municipal de Vacinação, Norma Sueli de Oliveira.


Para esta etapa da campanha, a secretaria distribuirá cerca de 23 mil doses da vacina contra a paralisia infantil. A imunização mobilizará todos os postos, das 8h às 17h, e mais nove unidades volantes (veja lista abaixo) para dar suporte aos PSFs, envolvendo aproximadamente 360 pessoas e 20 veículos para apoio logístico.


Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.


O Brasil está livre do vírus causador da polio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite, doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada por um vírus (poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral. Mais informações podem ser obtidas no Programa Municipal de Imunização, telefone 3639-2019.



Unidades volantes:



Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Jardim Planalto (de 8h às 17h)



Posto de Saúde da Rede Básica, em Picos (9h às 15h)



Escola Municipal Alfredo Torres, em Muriqui (13h30 às 16h)



Creche Escola Morar Feliz, em Reta Velha (8h às 17h)



Galpão em frente a Farmácia do Carlinho, no BNH (8h às 17h)



Associação de Moradores do bairro Joaquim de Oliveira (8h às 17h)



Escola Municipal Marli Cid, em Nancilândia (9h às 15h)



Escola Municipal Romeu Simões da Fonseca, em Manilha (8h às 17h)



Escola Municipal Antônio Carlos, em Morada do Sol (8h às 17h)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sala do Empreendedor ganha destaque

O secretário municipal de Fazenda de Rio Bonito, Marcelo Garcia, visitou, na tarde de quarta-feira (09/06), a Sala do Empreendedor em Itaboraí e acompanhou todo o funcionamento das atividades. “Estou impressionado com o desenvolvimento do projeto. Voltarei com representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, para acelerar a implantação em Rio Bonito”, afirmou Garcia.

Através do projeto desenvolvido em Itaboraí, pequenos empreendedores como cabeleireiros, artesãos, manicures, pedreiros e costureiras podem legalizar suas atividades. Com a apresentação do CPF, identidade e comprovante de residência, o trabalhador consegue a expedição do CNPJ de imediato. Em seguida, é emitido o alvará provisório para funcionamento legal. Tudo isso gratuitamente. Para obter o alvará definitivo é necessário apresentar a seguinte documentação: CPF, RG, comprovante de residência e do local onde exerce a atividade, IPTU e contrato de locação, caso o imóvel seja alugado.

“É gratificante saber que nosso esforço para ajudar os microempresários não é vão, e que o atual governo está fazendo a diferença na história da cidade”, destacou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães. A Sala do Empreendedor fica na Rua Fidélis Alves, 101, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Itaboraí tem 2 mil vagas de cursos gratuitos

A Prefeitura de Itaboraí alerta para o fim do prazo das inscrições para os cursos gratuitos de qualificação do ProJovem Trabalhador, que podem ser feitas até o dia 15 de junho. São 2.000 vagas em dez cursos, cada um com duração de seis meses. As atividades, realizadas em parceria com o Governo Federal, são destinadas a pessoas de 18 a 29 anos. Os matriculados ainda recebem ajuda de custo de R$ 100.

Há oportunidades nas especialidades de alimentação (doces, salgados, confeitagem, doces em compotas e geleias); beleza e estética (maquiagem, manicure, pedicure, cabeleireiro); construção e reparos (eletricista predial, bombeiro hidráulico, pintor predial); metal mecânica (leitura e interpretação de desenho mecânico, lubrificação industrial, ajustagem mecânica); saúde (cuidador de idosos, baby siter); serviços domiciliares (jardinagem, reparador residencial); telemarketing (técnicas de informática para escritórios, telemarketing informatizado); informática, turismo e hospitalidade (garçom, copeiro, barman), e vestuário (corte, custura, bordadeira, reparador de roupas).

Cada curso terá três turmas, cada uma com 30 alunos. Para participar, também é necessário estar cursando o ensino fundamental e ser morador do município. As aulas terão início no dia 30 do mesmo mês. A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda realiza as inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9, Centro.

Os alunos que já preencheram o formulário devem comparecer ao local de inscrição para realizar a matrícula. Mais informações: 3639-2051.

Itaboraí tem decoração especial na torcida pelo hexa

A Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Itaboraí, será o ponto de encontro da população durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. O espaço terá um telão, além de ganhar as cores da bandeira brasileira em pinturas no asfalto e fitas .

A população vai acompanhar a seleção na estreia contra a Coreia do Norte, no dia 15 às 15h30, através do telão instalado na quadra situada no centro da Praça, assim como todas as outras apresentações da seleção canarinho.

Na primeira fase apenas uma partida acontecerá domingo, contra Costa do Marfim. Nesse caso, além de transmissão, haverá apresentações de artistas locais, o que se repetirá em todos os jogos que a seleção participar nos sábados e domingos, caso passe adiante.

“Nossa intenção é juntar a população, deixar de lado diferenças e estarmos juntos por um só objetivo, que é torcer pela seleção, fazendo uma grande festa de paz e esperança”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra.

Expediente - As 74 escolas municipais terão horário especial de funcionamento. O primeiro jogo da seleção brasileira será no dia 15/06, às 15h30. As aulas acontecerão normalmente no período da manhã, já na parte da tarde, os alunos serão dispensados às 14h30. Na terceira partida, dia 25/06, às 11h, os alunos serão dispensados às 10h e o horário de entrada do turno da tarde será às 14h. O turno da noite não sofrerá alteração no horário.

Vagas de empregos em Itaboraí

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda está com vagas de emprego destinadas exclusivamente aos profissionais de Itaboraí. São 11 vagas para quatro diferentes áreas. É necessário ter experiência e mais de 18 anos. São duas vagas para carpinteiro, quatro para auxiliar de carpintaria, duas para bombeiro hidráulico e três para auxiliar de bombeiro. Os interessados devem entregar o currículo até sexta-feira, 11/06, na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9, Centro, das 8h às 17h.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Apolo III recebe novo posto de saúde em julho

A partir de julho entra em funcionamento o novo Posto de Saúde da Família do Apolo III. A unidade fica localizada na Rua Alcebíades Gomes Pereira (antiga Rua 11), onde funcionava a Escola Municipal Afonso Salles. E até o final deste mês, conclui a obra dos PSFs da Reta Velha, Joaquim de Oliveira e Jardim Planalto, que estão ganhando pintura nova, reforma nas instalações elétricas e hidraúlicas e readequação das salas dos consultórios. “O objetivo é aproximar ainda mais os serviços de saúde nestas comunidades. Também estamos investindo na capacitação dos servidores para oferecer melhor qualidade no atendimento”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Therezinha Freitas.

As obras do novo PSF do Apollo III foi iniciada em fevereiro deste ano e executada com recursos próprios da prefeitura. Terá nove salas destinadas a atendimento médico de ginecologia, pediatria e clínica médica, além de medicação, curativos e vacinação. A reforma faz parte de um conjunto de investimentos na saúde, setor que vem sendo beneficiado com o oferecimento de novos serviços na Policlínica de Especialidade Prefeito Francisco Nunes (oftalmologia e odontologia especializada), construção da UPA 24 horas, desenvolvimento de novos projetos em saúde preventiva (Programa Antitabagismo) e ações intensas na área de vigilância sanitária (combate à dengue).


O novo posto de saúde irá oferecer serviços de pré-natal, planejamento familiar, preventivo, puericultura, controle da hipertensão, do diabetes e da tuberculose, além de vacinação, análise laboratorial, visita domiciliar (em casos especiais) e fornecimento de medicação. O PSF irá contar com uma equipe de 35 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e pessoal de apoio, para atender cerca de 15 mil pessoas por mês. Atualmente, existem 34 unidades de saúde da família em funcionamento e cerca de 70% do município é coberto por esse serviço.


Os PSF´s de Vila Nascimento e Apolo III serão desativados, devido a nova demarcação de divisas entre Itaboraí e São Gonçalo, e os pacientes cadastrados nestas unidades serão transferidos para o novo posto. “As equipes que atendem àquela comunidade serão remanejados para este novo posto de saúde. O objetivo é melhorar a estrutura de atendimento local e desenvolver o trabalho com melhores condições”, afirma o coodernador geral dos PSF´s, Paulo Henrique Vitor de Abreu.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Jardins são conservados

Nesta segunda-feira, (07/06), equipes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca trabalharam na manutenção do canteiro central da Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí. Ao longo dos 8 quilômetros, novas mudas de Ixoxa, espécie de origem chinesa bastante utilizada em paisagismo, começaram a ser plantadas. A previsão é de que os trabalham sejam concluídos até o fim da semana.

Mais de mil pés de Ixoxa já ajudam a colorir os bairros da cidade. Durante a semana, outros locais receberão a visita dos técnicos da Prefeitura, que vão dar início ao mesmo serviço de paisagismo iniciado na 22 de Maio. As equipes também trabalharam nos bairros Apolo II e Manilha.

Prefeitura de Itaboraí investe em infraestrutura

Em entrevista ao programa de televisão A Voz do Rio, transmitido pelo canal CNT, no início da tarde desta segunda-feira, 7 de junho, o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, fez um balanço das obras realizadas no município em 17 meses de mandato. O chefe do Executivo enfatizou a integração entre os governos municipal e estadual como a grande propulsora de realizações na infraestrutura da cidade.

Sérgio Soares destacou a reativação da Usina de Asfalto municipal, que produz a matéria prima necessária para as obras de pavimentação. “Se tivesse que comprar ou terceirizar este trabalho muitas das nossas realizações seriam inviabilizadas”, explicou o prefeito.

O resultado são mais de 24 quilômetros de ruas pavimentadas nos bairros Apollo I e II, Nancilândia e Campo Lindo. Em andamento, estão os bairros de Visconde, Cabuçu e Manilha, somando 19 km de pavimentações. “Vamos ligar Cabuçu a três distritos, Serrinha, São José e Largo da Ideia, além de recuperar as áreas de lazer”, exemplificou.

Outra meta da administração que está sendo realizada foi iniciada após o temporal no início de abril que trouxe muitos estragos à cidade. Trata-se do Super Patrulha, um programa da Secretaria de Obras para recuperar o mais rápido possível os oito bairros que mais sofreram com as chuvas. Mais de 20 máquinas juntas ficam durante uma semana em cada um para melhorar as condições de tráfego e trânsito. Já passaram por Engenho Velho, Visconde, Itambi e, neste momento, atuam em Retiro São Joaquim e Joaquim de Oliveira.

O número da Ouvidoria da Prefeitura para os moradores solicitarem suas carências é o 0800-282-1019. “Não podemos atender todos os pedidos simultaneamente, mas o que tiver dentro das nossas possibilidades será feito”, garantiu o prefeito Sérgio Soares.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Moradores de Itambi recebem cestas básicas

Famílias que moram na região do mangue de Itambi receberam cerca de 100 cestas básicas na manhã desta quarta-feira (02/06). A secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, esteve no local onde conversou com os moradores sobre os benefícios oferecidos: cursos de qualificação profissional, retirada de documentos, atendimento com assistentes sociais, psicólogos e advogados, além da inscrição no Programa Bolsa Família (parceria com o Governo Federal).

“O prefeito Sérgio Soares fez uma promessa às famílias dos catadores de caranguejo e pediu para que nós, da Secretaria de Desenvolvimento Social, cuidássemos das pessoas que moram nesta região. Estamos aqui para fazer uma parceria e dar apoio a esta população. Temos que resolver pendências para o recebimento de Bolsa Família, prestar atendimento social, psicológico e jurídico àqueles que necessitam. A minha função é fazer o possível para resolver os problemas dessas pessoas e dar assistência. Por falta de conhecimento nem sempre eles sabem os direitos que têm”, afirmou a secretária Rosália Soares.

Nos rostos de muitos, alento e esperança de dias melhores. Mas para a moradora Marina Ferreira da Silva, de 57 anos, esposa de um dos catadores de caranguejo da região, a cesta básica mais lhe pareceu um milagre. “Para mim esta cesta é uma benção! Até há pouco eu não tinha nem feijão para cozinhar. Meu marido trabalha no mangue e eu estou com problemas de coluna, não posso mais trabalhar em casa de família, não tenho renda e a nossa vida é muito difícil. Receber um benefício como esse é muito importante para nós”, comemorou Marina.

Prefeitura vacina oito mil bovinos

Em todo o município de Itaboraí, oito mil animais foram imunizados contra a febre aftosa, durante o mês de maio, na primeira etapa da campanha destinada ao rebanho bovino. O número supera as expectativas da Prefeitura que, no ano passado, vacinou cerca de seis mil bois.

O trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca terá continuidade no mês de novembro, quando acontece a segunda e última fase da campanha.

A vacinação é gratuita e obrigatória. O criador que não teve seus animais imunizados pode sofrer penalidades como multas e ainda ter a venda do animal proibida. Para evitar punição, a secretaria recomenda que o responsável pelo rebanho procure o setor de vacinação da prefeitura e agende uma visita das equipes de imunização.

O atendimento é realizado na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras). Informações pelo telefone: 3639-1570).

terça-feira, 1 de junho de 2010

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes

A Secretaria de Habitação, Trabalho e Renda de Itaboraí está com inscrições abertas para 533 vagas de novos cursos profissionalizantes. Com aulas gratuitas, as oportunidades são para as áreas de comércio e serviço. São cursos de operador de caixa, técnicas de vendas, telemarketing comercial e vitrinista, todos em parceria com o Governo Federal.

“Na última semana fui a Brasília buscar novas oportunidades para a nossa população. Temos que formar profissionais bem qualificados para o mercado de trabalho e fico feliz em saber que colaboro para o futuro de cada um desses estudantes”, afirmou o secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Said Abrão.

Com início previsto para o mês de julho, os cursos vão acontecer em diversos horários e terão a duração de três meses. Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos e ser morador de Itaboraí.

Os interessados podem efetuar a matrícula de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na secretaria (Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9, Centro). É necessário ter em mãos documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 3639-2051.

Alunos comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, alunos da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, vão plantar mudas de Ipês no pátio da unidade, a partir das 8h30 desta quarta-feira (02/05) A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí tem como objetivo mostrar às crianças a importância de preservar o meio ambiente.

Estudantes ganham laboratório de informática

Estudantes da rede municipal terão acesso aos computadores para realizar pesquisas e trabalhos escolares. Parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo Federal vai equipar 60 escolas, através do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

A Escola Municipal Neusa da Silva Salles, em Manilha, já beneficiada pelo programa, inaugurou, na tarde de segunda-feira (31/05), a sua sala de informática com 18 computadores conectados à internet de banda larga. A instituição tem 344 alunos do 1º segmento (1ª a 4ª série) e educação infantil, divididos em dois turnos (manhã e tarde).

“A inclusão digital é importante porque facilita o aprendizado dos alunos”, afirmou a diretora da escola, Rosilene dos Santos.

Presente á inauguração, a secretária de Educação e Cultura, Rosana da Silva Rosa, destacou a criação do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), cujo objetivo é introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas nas unidades. “A sala de informática é mais uma ferramenta para o aprimoramento do nosso trabalho na Educação, que vem crescendo a cada dia”.

Na Escola Municipal Neusa da Silva Salles há, ainda, a classe de aceleração, formada por alunos que têm distorção de série-idade, devido a fatores como repetência e faltas. O objetivo é fazer o aluno alcançar a série propícia.

“Quero agradecer a oportunidade para essas crianças. A diretora conversou com o pai de cada aluno, nos incentivando a ajudar também os nossos filhos”, disse Rosilene Lessa de Carvalho, mãe de Igor, de 12 anos, estudante da 3ª série. Ela ressaltou a alegria do filho em integrar a classe de aceleração para alcançar a 5ª série ao final do ano.