segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prefeitura comemora o Dia Nacional do Idoso com show do The Fevers

Para festejar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no próximo dia 1º de outubro, a Prefeitura de Itaboraí preparou um grande baile destinado aos integrantes do Projeto Conviver com o Idoso, no Ita Show. Com iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, a apresentação do conjunto The Fevers vai marcar a data no município com muita animação. A festa terá início a partir das 15h.

Alunos aprendem práticas no trânsito em Itaboraí

Com objetivo de garantir a segurança das crianças e promover a cidadania, os alunos da Guarda Mirim de Itaboraí recebe amanhã, 29 de setembro, às 8:30h, palestra sobre educação no trânsito. Em parceria com a Secretaria de Transporte, a palestra vai levar a garotada algumas regras e normas que alguns adultos parecem ter se esquecido, como atravessar na faixa de trânsito e respeitar os sinais.
Na próxima quarta-feira, 30/09, os Guardas Mirins vão levar às ruas o que aprenderam em sala. A partir das 9h, na Avenida 22 de maio, esquina com a Rua Pereira dos Santos, no Centro, os Guardas vão distribuir panfletos de conscientização. O principal objetivo da campanha será de fornecer elementos para promover o debate em torno da educação do trânsito, visando conscientizar e sensibilizar todos os envolvidos no trânsito condutores e pedestres sobre as consequências da utilização da via de forma inadequada. Contribuindo assim, para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária, humana e cidadã.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Saúde encerra semana de aniversário do Hospital Municipal

Higienização das mãos – Prevenção e controle de infecção hospitalar. Foi com esse tema que a Secretaria de Saúde encerrou, na manhã dessa sexta-feira, 25 de setembro, a semana de comemoração dos 17 anos do hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia. A palestra, ministrada pela enfermeira, Ângela Maria Cardoso da Silva, do Hospital Salgado Filho, teve como objetivo evitar a propagação de microorganismos através das mãos de um indivíduo para o outro.

E às 15h, equipes do Hospital Municipal realizam uma confraternização em homenagem ao aniversário, comemorado no último dia 12 de setembro.

Semec em Ação agita o sábado em Itaboraí

A Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí realiza amanhã, 26 de setembro, a partir das 9h, na Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha, o Semec em Ação, com oficinas e palestras gratuitas. Rua Alfredo Salles, 18, quadra 2, Jardim Floresta, Manilha.
O objetivo é aproximar a escola da comunidade, levando projetos desenvolvidos pela Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde. O Semec em Ação, vai orientar as crianças e jovens sobre a importância da prática de esportes na melhoria da qualidade de vida, alertar sobre a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e doenças bucais tais como cáries e tártaro. O projeto visa também alertar a comunidade quanto ao uso consciente de energia elétrica e mostrar o importante papel que a educação exerce na inclusão social e ao acesso à cidadania.
Na ocasião, equipes da Saúde vão estar de plantão na unidade escolar disponibilizando a aferição da pressão arterial e orientando sobre a gravidez na adolescência. O odontomóvel também vai estar presente, com profissionais preparados para a aplicação de flúor, distribuição de escovas e pastas de dentes e orientando sobre como realizar uma escovação ideal.
Algumas palestras também foram preparadas. Temas como drogas, orientação nutricional e relações familiares terão também os pais como público alvo principal.
A Subsecretaria de Projetos Especiais vai estar presente com equipes da Banda e Coral Municipal, Projeto de Dança, Escola de Artes, Projeto Teatro nas Escolas e Ita Musical apresentando os trabalhos desenvolvidos.
Confira abaixo a programação:

8h – Abertura – Pátio da Escola – Banda Musical e Coral Municipal – Público em geral

8:45h – Apresentação de Ballet – Pátio da Escola – Alunos - Público em geral
9h – Apresentação da Banda Musical – Pátio da Escola – Público em geral
9:10h – Apresentação de teatro – Pátio da Escola – Público em geral

9:20h – Apresentação do Coral Municipal – Pátio da Escola - Público em geral
9h – Massoterapia – sala 1 – público em geral
9h – Cabeleireiro – sala 2 – público em geral

9h – Oficina de reciclagem – sala 3 – a partir de 12 anos

9h – Oficina de biscuit – sala 5 – a partir de 8 anos

9h – Oficina de Bijuteria – sala 5 – a partir de 12 anos
9h – Oficina de artesanato em jornal – sala 6 – a partir de 12 anos

9h – Manicure – sala 7 – a partir de 15 anos
9h – Oficina de teatro – sala 8

9h – Oficina de grafite – sala 9 – a partir de 15 anos
9h – Oficina de Desenho artístico – sala 10 – a partir 7 anos
9h – Oficina de decoupagem com guardanapo – sala 11 - a partir 15 anos
9h às 10h – Palestra – sala 12 - Afetividade e limites: repensando as relações familiares

9h às 10h – Palestra – sala 13 - Prevenção a drogas lícitas e ilícitas

Guarda Mirim expõe trabalhos na Casa de Cultura

Foi com um belo recital de poesias que os Guardas Mirins de Itaboraí iniciaram a exposição de artes na manhã dessa quinta-feira, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, Centro.
Trabalhos produzidos pelos próprios Guardas vão ficar à mostra até a próxima segunda-feira, das 8h às 17h. São bonecas, bolsinhas, tapetes, enfeites, poesias que são produzidas nas oficinas da instituição. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303.
Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, A Guarda Mirim de Itaboraí é potencializada pelo Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF. Hoje atende 100 crianças, meninos e meninas, com faixa etária entre 10 a 14 anos, divididos em dois turnos.
“Vocês são o futuro do nosso país, por isso a Prefeitura dá tanta importância a esse projeto. Acreditamos em cada um desses guardas. Fico feliz em ver toda orientação que estão recebendo, é isso que vai fazer a diferença na vida de vocês, por isso, apostamos tanto na Guarda Mirim. Queremos colher frutos no futuro”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marins Soares.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Saúde realiza treinamento para melhor atendimento de saúde bucal


Amanhã, dia 25 de setembro, às 9 horas da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde vai receber, em seu anfiteatro, uma equipe de professores de odontologia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que estarão treinando os 48 profissionais da área de saúde bucal de Itaboraí. O encontro tem o objetivo de preparar os funcionários para a realização de uma pesquisa em toda as escolas do município e traçar o índice de dentes cariados e obturados nas crianças e adolescente.
Após o treinamento teórico os funcionários seguirão para Escola Municipal Cecília Augusta dos Santos, no Outeiro das Pedras, para o treinamento prático. Segundo o presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) e Coordenador da Saúde Bucal de Itaboraí, Dr. Paulo A. do Nascimento, serão mapeados com essa pesquisa mais de 30% da população jovem da cidade.
“Com esse número que será obtido com a pesquisa poderemos melhorar ainda mais o trabalho de saúde bucal que já vem sendo realizado no município”, Afirmou.
Hoje a odontologia do município tem realizado uma parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas municipais. Dois ônibus, conhecidos como odontomóveis, circulam pelas escolas realizando diagnósticos e tratamento dos alunos. São 74 escolas, com cerca de 31 mil alunos que estão recebendo atendimento básico de odontologia, como realização de obturações, colocação de fluor e aquisição de um kit odontológico com escova, pasta de dente e fio dental. Casos mais graves são encaminhados para a secretaria de saúde.
Os adultos também são beneficiados, além dos 7 consultórios instalados em unidades de PSFs, a secretaria também disponibiliza um consultório no horário noturno, das 17 às 21 horas, para aqueles que não podem ir ao dentista durante horário comercial. O agendamento de consulta deve ser realizado no posto de saúde central Milton Rodrigues, que fica na Rua Vereador Hermínio Moreira, 206.
Unidades de PSF com Consultório odontológico:
Areal
Cabuçu
Marambaia
Bairro Amaral
Pacheco
Joaquim Oliveira
São José
Secretaria de Saúde – Rua Desembargador Ferreira Pinto, 09. Fundos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Itaboraí vive dia de alegrias na Saúde e nas Obras


As Secretaria de Saúde e Obras de Itaboraí estavam em festa no último dia 22. Durante a manhã, a secretária de saúde, Simone Pires, recebeu o prêmio Destaque pela implementação e bom desenvolvimento do Plano de Monitoramento Epidemiológico do Processo de Implantação do Comperj, na Fiocruz de Manguinhos. Já, a noite, na Praça Marechal Floriano Peixoto foi comemorado os 17 anos do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior com um grande show do Grupo Revelação. O evento também foi em comemoração a assinatura do PADEM para Itaboraí(Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios) pelo governador, Sérgio Cabral .
Muito feliz com o prêmio, a secretária de Saúde, ressaltou que esse programa tem o principal objetivo de fazer um acompanhamento da área de saúde pública e buscar soluções adequadas para os locais onde já se observa um aumento do número de pessoas devido a implementação do Comperj.
Já assinatura do PADEM, vai proporcionar a Itaboraí um investimento de cerca de R$ 32 milhões. Será construído uma UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) em Itambi e será dado a secretaria de Obras 61 km de asfalto para pavimentação de vários bairros e um investimento de R$ 10.865.000 para infraestrutura do Parque Industrial de Venda das Pedras.
Além do Governador e o prefeito, Sérgio Soares ,muitas lideranças políticas compareceram ao evento, dentre elas, o Presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picianni, o vice governador Luiz Fernando Pezão, Deputados Estaduais e Federais da região, o vice prefeito Rafael Vitorino, vereadores e secretários municipais.
“Hoje celebro mais uma conquista para a cidade de Itaboraí. Com a união de nós políticos quem vai ganhar é a população”, declarou Sérgio Cabral diante de 10 mil pessoas.
Muito contente com esse investimento do Estado, Sérgio Soares, agradeceu o governador em nome da população e disse que é dessa força política que a cidade precisa.
“ Com esse convênio poderemos investir cada vez mais em pavimentação e infra-estrutura para a cidade. E eu como médico reconheço que a UPA também será muito importante e vem para nós também como um presente de aniversário”, afirmou o prefeito.
Depois dos anúncios a população pode comemorar com o show do Grupo revelação.

I Fórum das Medidas Socioeducativas emociona participantes


Foi com muita emoção, que a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí deu início na manhã dessa quarta-feira, 23 de setembro, ao I Fórum Municipal das Medidas Socioeducativas.

Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o evento reuniu mais de 200 pessoas no Teatro João Caetano, Centro, para discutir juntamente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social, ações de implementação das medidas socioeducativas no município de Itaboraí.

“Estamos aqui cumprindo nossa parte. É nossa obrigação levar a essas crianças e adolescentes projetos de assistência e estamos aqui unidos por um mesmo propósito. Proporcioná-los momentos de alegria. Queremos o melhor para esses que são nosso futuro”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marinho Soares, lamentando a triste realidade do município.

Itaboraí entrou em 11º lugar numa pesquisa elaborada pelo Laboratório de Análise de Violência da Uerj, em parceria com a Unicef e o Observatório de Favelas. A pesquisa mostrou o índice de homicídio na adolescência, que analisou os riscos de morte de jovens entre 12 e 18 anos entre os anos de 2006 à 2012.

“É uma triste realidade que vivemos em nosso município e é para combater essa violência que estamos aqui reunidos. Essa situação nos preocupa. Estamos criando uma rede de inserção social, com medidas de educação, esporte, cultura, lazer, trabalho e saúde. Só assim, criaremos condições para que esses jovens possam reescrever sua história. Vamos executar bem nosso trabalho para colher bons resultados no futuro”, disse Rosália.

O I Fórum Municipal das Medidas Socioeducativas, contou com a apresentação teatral da Guarda Mirim e das crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, que unidos, cantaram a música 'Proteção das borboletas', de Benito de Paula, levando alguns participantes às lágrimas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Guarda Mirim realiza exposição na Casa de Cultura


Retalhos de tecido, linhas coloridas, rendas e botões, aos poucos vão ganhando formas nas mãos dos adolescentes da Guarda Mirim de Itaboraí. São oficinas de bonecas, artes e reciclagem, gastronomia, culinária, inglês, espanhol, português, literatura e recreação, onde os Guardas Mirim passam por aprendizados que vão levar pra vida e que agora vai virar exposição.
Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, às 9h, abre espaço para expor todos os trabalhos produzidos pelos Guardas Mirins de Itaboraí. São bonecas, bijuterias e enfeites de tecido que vão estar à mostra durante toda a quinta-feira. Quem quiser conferir, a Casa de Cultura fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, das 8h às 17h. Informações pelo telefone 3639-2022. A entrada é gratuita. A abertura da exposição vai contar com um belo recital, com poemas produzidos pelos guardas.
“No final do ano estou saindo da Guarda e daqui levo muito conhecimento. Participo das oficinas de padaria e já sei fazer diversas coisas que, quando não estiver mais aqui, posso utilizar esses conhecimentos para quem sabe abrir até meu próprio negócio”, disse o Guarda Mirim, David Augusto Gonçalves, 14 anos.
A Guarda Mirim, é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social, onde o objetivo é desenvolver ações sócio-educativas que possibilitem ao adolescente melhorar sua formação pessoal, social, educacional e profissional, além proporcionar condições de complementação da renda familiar, profissionalização e fortalecimentos dos vínculos familiares.
“O projeto nasceu com a ideia de retirar os adolescentes da ociosidade nos horários em que se encontravam fora do horário escolar. O secesso foi tão grande que há cerca de trinta anos a Guarda Mirim vem oferecendo aos adolescentes toda uma estrutura acolhedora e que os prepara para o mercado de trabalho. Nas oficinas buscamos as potencialidades de cada um. A Guarda prepara também para a vida, abre portas para esses adolescentes em idade adulta, que saem preparados para o mercado de trabalho”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marinho Soares.
Mas são nas oficinas de bonecas que as Guardas Mirins dão asas à imaginação.
“O que eu mais gosto de brincar com os tecidos e ver que deles nascem minhas bonecas. Estou aqui faz um ano, tenho muito mais coisas pra aprender e gosto muito. Agora quero ir para as oficinas de culinária”, comentou Míriam Alves dos Santos, 10 anos.

I Fórum Municipal das Medidas Socioeducativas de Itaboraí


A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realiza amanhã, das 8h às 12h, o I Fórum Municipal das Medidas Socioeducativas. O encontro vai acontecer no Teatro Municipal João caetano, Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí.
O evento vai discutir temas como, o objetivo da municipalização e as medidas socioeducativas, política de atendimento socioeducativo em meio aberto, entre outros temas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Saúde recebe prêmio por monitoramento epidemiológico


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí recebeu na manhã de hoje, 22 de setembro, na Fiocruz, em Manguinhos um prêmio pela implementação e bom desenvolvimento do Plano de Monitoramento Epidemiológico do Processo de Implantação do Comperj. O evento foi realizado no auditório da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), e teve objetivo de condecorar de forma partilhada a equipe da Fiocruz, e dos municípios de Itaboraí, Cachoeira de Macacu e Guapimirim que tem realizado um trabalho atuante no acompanhamento da saúde pública.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Itaboraí realiza ação para comemorar o dia da árvore


Em comemoração ao dia da árvore, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a colaboração dos Desbravadores (Grupo de Jovens da Igreja Adventista), realizaram durante a manhã de onte, 21 de setembro, o plantio de mudas de árvores no bairro de Vila Rica , em Itaboraí. A ação começará às 13 horas. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Tânia Parucker, as árvores serão plantadas nos locais onde está sendo realizado o assoreamento do rio Iguá.

Itaboraí comemora aniversário do Hospital e assinatura do Padem


No próximo dia 22 Itaboraí vai ter uma dupla comemoração, além do aniversário de 17 anos do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior a prefeitura vai receber o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que vai assinar o convênio do PADEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios) . A chegada o governador está marcada para às 19 horas, na Praça Marechal Floriano Peixoto. E para fechar a noite o grupo Revelação estará fazendo um grande show.
O convênio tem o compromisso de doar a prefeitura máquinas para a secretaria de obras, a construção de uma UPA 24 horas no bairro de Itambi e infra-estrutura para o parque industrial da Reta.
No dia 12 de setembro, o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, completou 17 anos .
Além do show do dia 22 a secretaria de Saúde de Itaboraí está preparando também diversas atividades gratuitas, que vão ocorrer entre os dias 21 e 25, no próprio Hospital. Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Feira do Livro 2009



A Secretaria de Educação de Itaboraí realiza nos próximos dias 01, 02 e 03 de outubro, a tradicional Feira do Livro, com o tema 'Inclusão Literária – Uma história para ser lida e contada”.
A Praça Marechal Floriano Peixoto vai se tornar palco de diversas atividades literárias, que vai contar com a participação de um público estimado em mais de cinco mil pessoas nos dias de evento.



Programação:



01/10
Abertura – 17h
Show com Bia Bedran – 18h
CineSesc – 19:30h
Ônibus 1001 Histórias – das 8h às 17h
Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres – Exposição aberta a visitação “Passeio ao sítio do Pica pau Amarelo”, das 8h às 17h
Participação dos alunos na Sessão Solene da Câmara Municipal – 18h



02/10
Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres – Exposição aberta a visitação “Passeio ao sítio do Pica pau Amarelo”, das 8h às 17h
Ônibus 1001 Histórias – das 8h às 17h
Teatro Municipal de Itaboraí apresenta o espetáculo teatral “A Cúpula”, às 17h
Oficinas na Escola de Artes e Ofícios – informações por meio do telefone: 3639-1507
CineSesc – 19:30h



03/10
As atividades serão realizadas nas escolas municipais.

Hospital Municipal Desembargador Leal Junior comemora seus 17 anos


No dia 12 de setembro, o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, completou 17 anos e é a população que vai ganhar o presente.
A secretaria de Saúde de Itaboraí está preparando diversas atividades gratuitas, que vão ocorrer entre os dias 21 e 25, no próprio Hospital. Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº.

Confira a programação:

Segunda-feira - 21/09
Durante todo o dia, técnicos de fisioterapia vão realizar exercícios físicos em pacientes do Hospital e também no público externo. O atendimento será realizado em tendas que serão montadas tanto na área interna, quanto externa da unidade, a partir das 8h.

Terça-feira - 22/09
Um grande show com a Banda Revelação em comemoração ao aniversário de 17 anos do Hospital Municipal, na Praça Marechal Floriano Peixoto, a partir das 19 horas.

Quarta-feira - dia 23/09
Técnicos de psicologia farão atividades durante todo o dia com o SOS Alegria (Doutores da Alegria) durante todo o dia. Arte em balões, bolhinha de sabão e fantasias vão animar a criançada. Quem comparecer ao local também vai poder realizar testes de estresse.

Quinta-feira - 24/09
Enfermeiros vão oferecer testes do pezinho e exames de hipertensão, diabetes e obesidade. Além de uma apresentação teatral com a intenção de alertar quanto a gravidade dessas doenças e suas prevenções. No mesmo dia, nutricionistas da unidade vão realizar consultas e palestras, onde serão ensinadas técnicas para a montagem de hortas na parede com garrafas pet. As atividades vão acontecer a partir das 8h.

Sexta-feira – 25/09
Às 8h, técnicos do laboratório vão realizar palestras e exames de hepatite e colesterol gratuitos.

Secretaria de Saúde realiza curso de reciclagem para funcionários


A Secretaria de Saúde de Itaboraí realizou, durante todo o dia de hoje, 17 de setembro, o I Seminário de Especialidades, destinado aos técnicos do Programa de Saúde da Família (PSF) e Atenção Básica do município. O evento, que ocorreu no Esporte Clube Comercial, contou com palestras sobre cardiologia, endocrinologia, ginecologia, gastroenterologia e pediatria (especialidades mais procuradas nos postos de PSF) , de médicos da própria secretaria. Cerca de 80 funcionários compareceram ao evento que teve como objetivo que melhorar a qualidade de agentes de saúde, enfermeiros e médicos, além de orientá-los a prestar um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cinearte Sarau chega à Itaboraí no próximo sábado


A Petrobras, em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, realiza na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, o Cinearte Sarau, no próximo sábado, 19 de setembro.
O projeto exibe filmes nacionais – longa-metragem, curta-metragem e documentários -, projetados sobre um telão inflável e ainda, apresentações de grupos locais de teatro, circo, oficinas e cursos de gestão cultural para formação de novos produtores. O objetivo é ampliar e valorizar o intercâmbio cultural entre as diversas manifestações artísticas regionais, aproximando a população do artista e do fazer artístico.
O evento é gratuito e terá início a partir das 18h, com a peça teatral 'Café Pequeno da Silva'. O espetáculo conta a história de um cidadão comum, que erra, erra, erra, mas não desiste, permanece tentando. Sua falta de habilidade na realização das tarefas simples cria situações caóticas. Entretanto, Café Pequeno estabelece uma lógica própria (do universo do palhaço) e atípica, que proporciona deslumbrar novas possibilidades para desvencilhar-se do seu atabalhoamento. A direção do espetáculo propõe uma total interação com o público que, passa de espectador a cúmplice no primeiro momento e depois, de cúmplice a personagem, atuando diretamente na construção da dramaturgia.
Às 19h, o Coral e a Banda Municipal de Itaboraí, vão se apresentar com um repertório que promete levar muita emoção aos presentes. Logo após, será exibido o filme brasileiro 'Caminho das nuvens' e 'Vida de Cachorro' de Charlie Chaplin.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

I Seminário de Especialidades vai reunir técnicos da saúde em Itaboraí


A Prefeitura de Itaboraí, realiza durante toda essa quarta-feira, 16 de setembro, o I Seminário de Especialidades, destinado aos técnicos do Programa de Saúde da Família e Atenção Básica do município, no Esporte Clube Comercial, a partir das 8:30h.
Com iniciativa da Secretária de Saúde, Simone Pires, o encontro vai reunir mais de cem profissionais das áreas de cardiologia, endocrinologia, ginecologia, gastroenterologia e pediatria para discutir assuntos ligados as especialidades, além de receberem orientações com objetivo de prestar um atendimento mais ágil aos pacientes.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Prefeito entrega kits esportivos para o Programa de Atendimento às Escolinhas de Comunidades


Na última quinta feira , 10 de setembro, o Prefeito Sério Soares, juntamente com o Secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Cobra, entregou kits esportivos aos monitores do Programa. Todos receberam bolas, coletes, cones, apitos, bombas de encher e bolsas personalizadas para dar apoio ao trabalho desenvolvido.

O objetivo é incentivar as práticas esportivas no município de Itaboraí, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, vem realizando ações em diversos pontos da cidade. Uma dessas é realizada com o Programa de Atendimento as Escolinhas de Comunidades – PAEC.

O Programa, desenvolvido em 26 bairros, atende a 2.500 jovens do município. Nele, os participantes tem a oportunidade de ter uma inclusão por meio do esporte.

"Como secretário de Esporte é meu dever acompanhar e prestar apoio a todas as manifestações esportivas que ocorrem em nossa cidade. É meu objetivo melhorar ainda mais essa assistência", disse o Secretário.

As comunidades que quiserem fazer parte do Programa de Atendimento as Escolinhas de Comunidades, pode comparecer na Secretaria de Esporte e Lazer para fazer um cadastro de avaliação, das 8h às 17h. Rua Doutor Mesquita, 240.


Teatro Municipal exibe 'Mãe Solteira'

O Teatro Municipal João Caetano, exibe no próximo dia 27 de setembro o longa 'Mãe Solteira', de Gláucio Ramos. A obra é uma adaptação dos escritores de Itaboraí, Derly Gouvêa e Josiel Silva. Mãe Solteira vai contar a história de Catarina. Uma mulher grávida, solteira, que é abandonada pelo namorado. Após nascimento da criança, ela é obrigada a deixar sua filha com a avó e parte para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Após conseguir emprego como doméstica na casa da família Callete, Catarina sofre com saudade de sua família e com vontade de conhecer sua filha.

O filme será exibido às 20h. Os ingressos já estão a venda na bilheteria do Teatro, das 8h às 17h. Adultos pagam R$ 5 e crianças R$ 3. Informações pelo telefone 3639-2293. O Teatro Municipal João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Prefeitura patrocina atletas de taekwondo


Para servir de exemplo para crianças e adolescente de Itaboraí e dar mais incentivo para a prática de esportes, a Prefeitura vai patrocinar a viagem da Lutadora de Taekwondo Iris Tang, 19 anos e seu treinador Diego Guimarães, 22 anos, para Cuiába, Mato Grosso, nessa sexta-feira. A atleta vai competir no 36º Campeonato Brasileiro de Taekwondo Adulto, no próximo fim de semana e, segundo o seu treinador, ela é favorita na categoria e estará concorrendo a vaga de seleção para os jogos Pan e Sul – Americanos.
“ Quero incentivar o esporte, pois acredito que esse é um bom caminho para que as crianças e adolescentes fujam do caminho das drogas e violência. Estou torcendo por ela”, afirmou o prefeito Sérgio Soares dando incentivo a atleta que treina desde os 12 anos e já acumula.. medalhas de campeonatos regionais e estaduais.

Luiz Gonzaga comemora 50 anos


A secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí convida toda população para prestigiar a cerimônia que está sendo preparada em comemoração aos 50 anos da Escola Municipal Francisco Luiz Gonzaga, em Rio Várzea. O evento acontece nessa sexta-feira, 11 de setembro, às 17h. A Escola fica na Rua Francisco Tavares, 20.

Novas placas de identificação começam a ser instaladas


A Prefeitura de Itaboraí vem trabalhando intensamente para dar um novo visual a nossa cidade. No início da semana, a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, ganhou uma placa identificando e valorizando ainda mais o ponto turístico. A previsão é de que até o final do ano, outros pontos históricos ganhem as placas de identificação. Essa foi a primeira, de uma série de transformações que a Praça vai passar nos próximos meses.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Prefeitura tem como objetivo reformar os patrimônios da cidade, entre eles, a Praça Marechal Floriano Peixoto, que passou pela última restauração no ano de 1952.

Aos poucos, a cidade de Itaboraí começa a ganhar um novo tipo de identificação visual que vai tornar a cidade ainda mais bonita e acessível. No mês de julho, a secretaria de Transporte deu início ao trabalho de implantação das placas de sinalização. Os bairros estão sendo identificados e em alguns pontos estão sendo instaladas placas indicação das cidades vizinhas.

Sebrae/RJ realiza abertura do curso Lidera Rio em Itaboraí


Como resultado de uma parceria entre Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro – Sebrae/RJ, o Teatro Municipal de Itaboraí, sediou, na manhã de hoje, a abertura do curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento das Cidades, Lidera Rio.

O encontro teve a intenção apresentar a gestores públicos o desafio de contribuir para o desenvolvimento do município, por meio de uma elaboração de políticas que possam estruturar a cidade pela via do empreendedorismo. O evento contou com a presença dos prefeitos de Itaboraí, Sérgio Soares, de Rio Bonito, José Luiz Antunes, secretários municipais e líderes dos municípios Tanguá, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu.

“Nossa principal intenção é implementar melhorias para os gestores públicos da cidade. Queremos capacitá-lo para essa nova fase que Itaboraí irá entrar. Agradeço a todos vocês que estão aqui e que acreditam no desenvolvimento sustentável da cidade”, declarou Américo Neto, gerente do Sebrae Rio de Janeiro.

O prefeito de Rio Bonito, que também estava representando a Associação Nacional dos Municípios, falou da dificuldade de se encontrara pessoas capacitadas para trabalhar em órgãos públicos:

“Quando entrei na prefeitura pela primeira vez tive uma grande dificuldade, pois não entendia bem de administração pública, e sei que isso acontece com muitas pessoas competentes que são nomeadas, mas não sabem lidar bem com a gestão pública”, afirmou José Luiz Antunes.

As atividades serão desenvolvidas em dois núcleos um em Niterói e outro em Itaboraí, na faculdade Omni e terão a duração de 8 semanas, com uma aula por semana. Uma representante do Sebrae apresentou a metodologia do curso que disponibilizará aos seus alunos seminários, oficinas, debates, casos de sucesso e consultoria individual.

A reunião contou também com a demonstração do caso de sucesso do prefeito Rubens Bom Tempo da prefeitura de Petrópolis que apresentou projetos que foram desenvolvidos nas áreas da Fazenda e da Postura e que mudaram todo o visual da cidade histórica.

Aproveitando o bom exemplo de Petrópolis o prefeito Sérgio Soares falou da grande importância de cursos como esses para o município e da necessidade de uma maior igualdade do ICMS dos municípios.

“Acredito que com uma melhor divisão do ICMS e com o advento de cursos como esses, onde teremos mais soluções para o setor público, poderemos criar uma unificação de bens públicos entre os municípios vizinhos”, afirmou Sérgio Soares.

Conferência dos Direitos da Criança reúne oito municípios em Itaboraí


A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí realizou durante toda essa quarta-feira, 09 de setembro, a VII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Leste Fluminense, com a participação de um público estimado em mais de 150 pessoas.

O encontro, que reuniu especialistas no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente, teve como objetivo mapear a realidade e demandas de cada um dos oito municípios participantes, além de definir as diretrizes da política regional e organizar um documento de propostas que será levado a Conferência Estadual para elaboração do Plano Decimal.

“É nesse momento que vemos a importância de se ter uma política pública de inclusão séria voltada para os direitos de nossas crianças e adolescentes que tanto precisam de atitudes que os valorizem. Fazemos parte dessa educação, também somos responsáveis por ela e o trabalho que fazemos hoje, vamos colher os resultados no futuro, com cidadãos honestos, dignos e principalmente, que foram valorizados”, disse o vice-prefeito, Rafael Vitorino.

Abdominais pela valorização da terceira idade

Com objetivo de valorizar a terceira idade, Sr. José Juvair Barbosa, de 61 anos, atleta de Itaboraí, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou na tarde de ontem, 09/09, uma ação de tirar o fôlego. Ele desafiou sua própria resistência física, realizando mil abdominais sem intervalos. Equipes da Secretaria de Saúde, Esporte e Lazer e da Guarda Mirim, prestigiaram a atitude do atleta que foi observada por mais de 200 pessoas que passavam pela Praça Alarico Antunes, no Centro. No próximo dia 15 de setembro, Juvair já se prepara para mais um desafio. Ele pretende fazer a nado, a travessia entre Niterói à Urca, com a intenção de sensibilizar as autoridades para a implantação de uma vila olímpica no município.

Gestão pública e estratégias para o desenvolvimento do município

O Prefeito Sérgio Soares, juntamente com líderes dos municípios de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Cachoeiras de Macacu, participaram nesta quarta-feira, 08 de setembro, às 8h, da abertura do curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento das Cidades, destinado a lideranças e gestores públicos, Lidera Rio. O primeiro encontro, que vai acontecer no Teatro Municipal João Caetano, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro – Sebrae/RJ.

“É um privilégio Itaboraí poder sediar este curso que nos é de grande importância. Com ele, vamos ter a oportunidade de ampliar nosso crescimento sustentável e estruturar o município para o desenvolvimento que está para acontecer”, destacou o secretário Ricardo Guimarães.

Secretários municipais e funcionários vão ter a oportunidade de fazer o curso gratuito que será realizado na faculdade Omni. Os participantes vão ter como desafio, contribuir para o desenvolvimento de seu município, por meio de uma elaboração de políticas que possam estruturar o município pela via do empreendedorismo. Esta é uma das iniciativas do Programa Lidera Rio, que visa colaborar com a criação de um cenário favorável ao fortalecimento da economia local, a partir do apoio aos pequenos negócios. A metodologia do curso prevê oficinas, debates, palestras e consultorias para o desenvolvimento de um projeto de desenvolvimento para o município, no período de oito semanas.

Sérgio Soares realiza remanejamento de secretários municipais


O prefeito Sérgio Soares assinou, em seu gabinete, na noite do último dia 8 de setembro, a troca oficial de alguns secretários municipais. O funcionário do gabinete Luiz Otávio Ferreira da Silva, assumiu a Secretaria de Planejamento, já que o secretário Ricardo Salles, foi remanejado para a Secretaria de Transportes (onde já atendia desde o mês de julho como secretário interino).
Outra troca realizada foi entre a Chefe de Gabinete, Therezinha Freitas e o Secretário de Fazenda, José Fernando Soares. Um ocupou o lugar do outro. Segundo o prefeito, essas trocas são para dinamizar ainda mais o trabalho da prefeitura.

Teatro João Caetano relembra o clássico 'Gato de Botas'


O Teatro Municipal João Caetano apresenta nos próximos dias 12 e 13 de setembro, às 17h, o espetáculo infantil 'O Gato de Botas', com texto de Cezar Cavalcanti e direção Gugu Araújo.

Premiado no 6º Festival Brasileiro de Teatro, a peça vai mostrar às crianças a importância de se lutar por seus objetivos, com uma trama cheia de aventuras.

A história começa com um camponês faminto, triste e insatisfeito ao saber que o pai, ao morrer, lhe deixa apenas uma capa, um par de botas e um gato, que para nada teria serventia. E é justamente o Gato de Botas quem o leva a descobrir que pode conquistar o amor de uma princesa, ficar rico e ser muito feliz. Mas uma malvada feiticeira, dona do castelo mais bonito do reino, está no caminho deste esperto gato. Será que o Gato consegue derrotar a feiticeira e ajudar o pobre camponês?

O Teatro fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303. Ingressos antecipados já estão sendo vendidos na bilheteria a R$ 10 das 8h às 17h. Estudantes e idosos com comprovante pagam meia entrada.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Itaboraí recebe UTI Móvel do Governo do Estado















Na manhã de hoje, o governador Sérgio Cabral doou para a prefeitura de Itaboraí, através de uma emenda parlamentar do deputado Estadual Edmo Fonseca, uma UTI móvel para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia. Em uma cerimônia realizada em frete ao Teatro Municipal de Cabo-Frio, o governador entregou 5 ambulâncias básicas e 15 UTIs para cidades da região metropolitana e trocou toda frota de carros da polícia militar de Cabo-Frio.

O vice prefeito, Rafael Vitorino, recebeu a chave da mão do governador. Também estava presente no evento a secretária de saúde, Simone Pires. A cidade recebeu ainda, mais duas ambulâncias para o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, que fica em Manilha.

“Viva Itaboraí”,declarou Sérgio Cabral, ao entregar três ambulâncias para a cidade. O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortês, elogiou a postura do governador ao fazer essas doações e a amizade entre ele e o presidente da Alerj, Jorge Picianni que tem gerado muitos frutos para os municípios.

“Está nos nossos planos investir 38 milhões de reais em hospitais do interior”, disse o secretário.

Estudante de Itaboraí recebe certificado das mãos de Lula
















Para um público estimado em seis mil pessoas, a moradora de Itaboraí, Aline Araújo de Oliveira, 25 anos, recebeu das mãos do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, seu certificado do curso de azulejista do Programa Próximo Passo, do Governo Federal.

“É com muita emoção que recebo meu certificado. Só o que eu quero agora é trabalhar.”, disse Aline emocionada, contando ainda que recebeu incentivos do próprio Presidente na hora do recebimento.

A formatura das turmas de qualificação profissional aconteceu no Ginásio do Maracanãzinho, na tarde dessa terça-feira, 01 de setembro, para mais de dois mil alunos de cursos nas áreas de construção civil e turismo, destinadas as regiões metropolitas de 12 estados e 8 capitais do país.

No município de Itaboraí, 84 alunos beneficiários do Bolsa Família se qualificaram em cursos de pedreiro, pintor, eletricista, encanador e auxiliar de escritório. Outros mil alunos encontram-se em sala de aula.

“Vocês hoje representam a cara de milhões de brasileiros. Não tem nada mais sagrado do que receber o certificado de qualificação profissional. Essa gente acreditou no apelo que nós fizemos. As pessoas mais humildes deste País agora têm diploma e querem trabalhar”, discursou Lula após entregar certificados de conclusão de cursos para um formando de cada município.

O presidente ainda acompanhou a assinatura de duas carteiras profissionais, uma de um trabalhador da construção civil e outra do setor de hotelaria. E fez um apelo para que empresários e prefeitos contratem trabalhadores formados no Próximo Passo para as obras do PAC.

O Programa Próximo Passo é uma política pública de qualificação profissional do Governo Federal que, em parceria com empresários, capacita beneficiários do Bolsa Família, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho.

Branca de Neve e Três Porquinhos voltam ao Teatro de Itaboraí




















Devido ao grande sucesso de público, retorna ao Teatro Municipal João Caetano o espetáculo infantil “Branca de Neve e os Três Porquinhos”. No próximo sábado e domingo, dias 05 e 06 de setembro, a partir das 17h, a criançada vai se divertir com o clássico que é contado de uma maneira muito divertida e descontraída.

Os atores da Companhia Ánsar de Teatro encenar a famosa história infantil, quando a bela Branca de Neve foge do caçador na floresta, acaba se perdendo e indo parar por engano na casa dos 3 porquinhos.Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro, das 8h às 17h e custam R$ 10.

O Teatro Municipal João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. Informações pelo telefone: 3639-2293.