segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Itaboraí realiza cadastro para ônibus universitário

A Prefeitura Municipal de Itaboraí está realizando a partir dessa semana o cadastro dos estudantes que precisam utilizar o ônibus universitário. Essa medida vai beneficiar os alunos que estudam em outro município e precisam se deslocar diariamente .

O cadastro pode ser realizado na rua Dr. Roberto Pereira dos Santos, 10, Centro, das 8 às17 horas até a próxima sexta-feira, dia 4 de setembro. O estudante deve levar a cópia e original dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Comprovante da faculdade

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conferência do Idoso de Itaboraí elege delegados e propostas para a etapa Estadual














A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí realizou durante toda a quarta-feira, 26 de agosto, a Iª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Rotary Clube. Com um público estimado em mais de 250 pessoas, o encontro discutiu a situação preconceituosa e a falta de atenção ao idoso e elaborou estratégias para a implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa no município.

“Hoje estamos aqui reunidos em prol de um só objetivo. Queremos propor mudanças no que diz respeito aos conceitos ligados a pessoa idosa. Esse é um momento muito especial e marcante para a história de Itaboraí. Os idosos precisam de dignidade, inclusão, reconhecimento e respeito acima de tudo”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marins Soares, lembrando ainda que Itaboraí beneficia mais de dois mil idosos com o Projeto Conviver com Idoso. Nele, os idosos encontram gratuitamente fortalecimento pessoal por meio de atividades físicas, esportivas, culturais e educativas.

Prova de tamanha auto-estima que o projeto proporciona a essas pessoas, foi a apresentação de uma dança indiana, com dançarinas da terceira idade pra lá de animadas.

“No projeto eu encontrei uma nova forma de viver a vida. Agora tenho mais alegria e pratico até esporte”, comentou Maria da Graça Melo, 73 anos.
Também presente ao evento, o Prefeito Sérgio Soares projetou novos projetos.
“Como seria bom se tivéssemos uma cidade projetada especialmente para essas pessoas que já passaram da juventude e que hoje, estão mais experientes, e em Itaboraí posso até dizer mais felizes. Estamos aqui realizando essa conferência para deixar em lei os direitos para vocês porque em lei, ninguém mais vai poder mexer”, exaltou Soares.

A Iª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa seguiu com a divisão dos grupos de trabalho por eixos temáticos, com participação de facilitadores indicados pelo Conselho Municipal, apresentação das propostas dos grupos de trabalho levantadas, escolha de delegados, entrega da avaliação dos trabalhos e certificados.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

OMS e OPAS conhecem pessoalmente o programa de controle a Tuberculose de Itaboraí
















O município de Itaboraí recebeu na manhã de hoje, no salão nobre da prefeitura, a visita da equipe de Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vieram conhecer de mais perto o programa municipal de combate a tuberculose. Com o comparecimento do prefeito Sérgio Soares, da secretária de Saúde Simone Pires e dos coordenadores dos programas de saúde do município, foi apresentado o Programa Saúde da Família e o projeto de contenção do número de pacientes de tuberculose HIV positivos do município.

Os órgãos vieram avaliar a qualidade de atenção a saúde em relação ao tratamento da tuberculose em Itaboraí e buscar informações para poder utilizá-lo também em outros países, já que ele é reconhecido como modelo nacional. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o programa levou à redução do índice de abandono do tratamento de 30% para 4% e ao aumento do índice de cura de 62% para 88%, nos últimos cinco anos.

A Dr. Denise Freitas que está na coordenação do programa desde 2002, apresentou os procedimentos e números alcançados nesse anos. Segundo ela, a descentralização do projeto, que anteriormente só era realizado no Centro de tratamento a tuberculose, para também ser realizado nos PSFs, foi fundamental para o sucesso do projeto, que conta ainda com a distribuição de sextas básicas para os pacientes atendidos.
“Vimos que não adiantava dar remédios para os pacientes se eles não tinham nem comida em casa, o índice de tuberculose é bem maior em pacientes muito pobres, então lutamos e conseguimos o advento das cestas básicas, afirmou Denise.

Ainda segundo a coordenadora, outro advento importante para o programa foi a implementação da estratégia da Dose Oral Supervionada - DOTS, que consiste em ver a tomada do remédio pelo paciente toda vez que ele vai buscar a medicação, uma vez por mês.

O representante da Organização Pan Americana de Saúde, Dr. Rodolfo Rodrigues, elogiou bastante o trabalho e afirmou que ficou bastante entusiasmado com tantos resultados positivos. Ele ressaltou que o principal objetivo da visita era conhecer mais profundamente como é realizado o trabalho para poder expandi-lo para outros locais e países.

O prefeito também se sentiu bastante orgulhoso com o projeto e falou da importância de um projeto como esse para o município.
“Eu como médico sei da importância da saúde e fico muito feliz com programas como esse. Quero parabenizar a equipe que hoje está chefiando essa área e também desejo que esse trabalho seja referência de determinação para toda a prefeitura,” afirmou Sérgio Soares.

Após a reunião, as equipes se dividiram em duas e visitaram o Centro de tratamento da Tuberculose e a Unidade Básica de Saúde da Família de Vila Brasil para ver o dia a dia desses centros.

Prefeitura abre inscrições para cursos em áreas rurais

















A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Agricultura, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de artesanato nos Centros Comunitários das áreas rurais de Picos e Sambaetiba.
São aulas de confeitaria, culinária, sandálias decoradas, bordados e pintura em tecidos. Os Centros também estão oferecendo curso profissionalizante de garçom e garçonete, além de aulas de capoeira e reforço de 1ª à 4ª série. São 15 vagas para cada uma das atividades, que em sua maioria não tem limite de idade. As inscrições são gratuitas e os cursos, divididos em dois turnos, terão início na próxima semana.

Para participar das aulas é necessário ser morador do município de Itaboraí e comparecer ao Centro Comunitário correspondente ao curso de interesse para efetuar a inscrição, das 8h às 17h, com documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.
Dúvidas podem ser retiradas por meio do telefone: 3639-1570.


CURSOS DISPONÍVES


Centro Comunitário de Sambaetiba:
Rua do Comércio, s/nº
Confeitaria
Culinária
Sandálias decoradas
Garçom/garçonete
Aulas de capoeira
Aulas de reforço de 1ª à 4ª série
Aulas de bordados

Centro Comunitário de Picos:
Estrada da Posse, s/nº

Garçom/garçonete
Sandálias decoradas
Confeitaria
Bordados com pedras
Bijuteria
Bordados
Pintura em tecidos
Aulas de capoeira

Iª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, realiza amanhã, 26/08, das 8h às 17h, a Iª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Rotary Clube. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e tem como tema 'Situação Preconceituosa e Falta de Atenção ao Idoso'.

O encontro vai discutir e definir estratégias para a implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa no município. “Em Itaboraí existe uma atenção muito grande voltada para os idosos. Aqui eles são realmente valorizadas. Criamos o Projeto Conviver com Idoso, onde levamos um maior crescimento e fortalecimento pessoal por meio de atividades físicas, esportivas, culturais e educativas gratuitas para mais de dois mil idosos.”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marins Soares.

O Rotary Clube está localizado na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 226, Centro. Informações pelo telefone: 3639-2080.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Prefeito inaugura ponte provisória entre Porto das Caixas e Visconde














Com a intenção de dar mais acessibilidade e agilidade na travessia de Porto das Caixas e Visconde o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, inaugurou na noite do último sábado, 22 de agosto, a ponte provisória que liga os dois bairros.

Diante de cerca de 100 moradores o secretário de Obras, Serginho Soares, também aproveitou a ocasião para apresentar o projeto da nova ponte permanente, da pavimentação de Visconde e da construção de uma pista que vai ligar o distrito ao centro da cidade.

A ponte que suporta até 13 toneladas foi inaugurada com a passagem do prefeito, dos vereadores e secretários presentes e do primeiro ônibus. Logo após ela foi liberada para toda a população.

Em seu discurso de apresentação do projeto da nova ponte, que vai começar a ser construída daqui a 60 dias, Serginho Soares, ressaltou que ela vai contar com uma pista dupla para ida e vinda de carros e que terá uma passagem de pedestres de um metro de largura. Ainda apresentando os projetos, o secretário, falou do itinerário da nova pista que vai ligar Visconde ao Centro de Itaboraí.

“A pista vai ser a continuação da Av. Presidente Médice e depois vai continuar na Av. São Miguel ligando a Av. 22 de Maio, na Altura do Ita Show”, afirmou o secretário.















Diante dessa primeira realização na região e de tantos projetos Sérgio Soares, disse que quanto mais ele faz por Itaboraí, mas ele se sente fortalecido para realizar. O prefeito também criticou aqueles que duvidaram que a ponte fosse realmente construída e torciam para que ela caísse:

“Sei que muitas pessoas torceram para que eu não conseguisse construí-la, ou até mesmo para que ela caísse. Mas, essa ponte foi feita com o dinheiro público para a população, por isso, ela não caiu e nem vai cair. Vou continuar com a mesma garra de sempre para construir a nova ponte permanente e realizar outros projetos, como a pavimentação de Visconde”, disse.

Para animar a confraternização, depois do evento foi apresentado um show do grupo “Garotos sem Preconceito” para todos que compareceram ao local.

OMS reconhece programa de combate a Tuberculose de Itaboraí como referência mundial
















O município de Itaboraí recebe nessa terça-feira, 25 de agosto, a visita da equipe de Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A presença dos órgãos, que avaliam a qualidade de atenção a saúde, se deve por Itaboraí apresentar um modelo de atenção a tuberculose diferenciado e por mostrar resultados satisfatórios no cenário nacional.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o programa de combate à tuberculose implantado levou à redução do índice de abandono do tratamento de 30% para 4% e ao aumento do índice de cura de 60% para 88%, nos últimos cinco anos.Em visita ao município durante todo o dia, as equipes além de participar de reuniões, onde o programa será apresentado, também vão conhecer uma das Unidades Básicas de Saúde da Família, onde vão presenciar a ação conhecida como 'Estratégia Dotes', quando ao ser constatada a doença, um agente de saúde visita o paciente em sua própria casa e lhe dá uma dose do medicamente que deve ser tomada na presença do agente.

Os órgãos tem como objetivo conhecer as estratégias e o modelo de tratamento implantado em Itaboraí e levá-lo para outros países.

Teatro de Itaboraí apresenta grande infantil






















O Teatro João Caetano de Itaboraí apresenta nos dias 29 e 30/08, às 17h o espetáculo infantil “Branca de Neve e os Três Porquinhos”, da Companhia Ánsar de Teatro.

De uma maneira muito divertida e descontraída, os atores vão relembrar o grande clássico da literatura infantil mundial, quando a bela Branca de Neve foge do caçador na floresta, acaba se perdendo e indo parar por engano na casa dos 3 porquinhos.

Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro, das 8h às 17h e custam R$ 10.

O Teatro Municipal João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. Informações pelo telefone: 3639-2293.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Comício e passeata para correção dos limites intermunicipais

Nesse sábado, 22 de agosto, a Prefeitura se reúne com os moradores da comunidade de Marambaia para a realização de um comício onde também serão finalizados os trabalhos de coleta de assinaturas para que sejam corrigidos os limites entre Itaboraí e São Gonçalo. O encontro está marcado para às 12h, na Rua Gilberto Antunes, Marambaia.

No domingo, 23 de agosto, às 9h, uma grande passeata está sendo organizada e a placa Limite Cidadão, indicando os limites das cidades de Itaboraí e São Gonçalo, será fixada pela população no trevo de Marambaia.

A Prefeitura de Itaboraí montou uma comissão especial para criar meios e respectivas emendas que corrijam seus limites intermunicipais a fim de evitar mais prejuízos dos 16 loteamentos envolvidos.

Hoje, a população da área não tem estabelecido um real domicílio, gerando incertezas e consequentes prejuízos decorrentes a área de competência das municipalidades. A mobilização visa ainda, a execução de leis e ações necessárias para evitar o endividamento fiscal dos cidadãos de Itaboraí.

Sebrae realiza café da manhã com empresários de Itaboraí















Com a intenção de reforçar e dar suporte para os empresários locais e aqueles que queiram investir em Itaboraí, o Sebrae em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, Câmara dos Dirigentes e Logistas e o Sindicato das Industrias de Cerâmica para a Construção de Olarai do Estado do Rio de Janeiro, realizaram na manhã de ontem o “café com negócios”, no Rotary Clube.
O encontro reuniu cerca de 200 pessoas e autoridades da cidade que assistiram a palestras promovidas pelo Sebrae.
“Estou muito feliz ao perceber que os empresários de Itaboraí estão mostrando muito interesse ao nosso encontro”, iniciou o gerente de desenvolvimento do Sebrae, Antônio Batista, que abriu o evento ressaltando a importância que Itaboraí está ganhando ao entrar no pólo comercial do Conel Sul com a implementação do Comperj. Batista falou ainda, que o convênio realizado entre a Petrobras com o Sebrae terá um ciclo de 2 anos e meio e tem o objetivo principal de trazer para os empresários de Itaboraí e para os que estão vindo o nível de excelência.
Feliz por ver que esse é mais um passo para a prosperidade de Itaboraí, o prefeito, Sergio Soares, ressaltou a importância da integração nesse momento, agradeceu ao Sebrae por esse reforço dado aos empresários locais e pediu responsabilidade de todos.

“Sei da importância de reuniões como essas para Itaboraí, minha cidade agora não será mais um município dormitório, agora unidos com entidades e com os nossos empresários Itaboraí terá um futuro promissor. Mas, por isso também, devemos ter muita responsabilidade”, afirmou Sérgio Soares.

As palestras falaram sobre a vinda da refinaria para a cidade e como os empresários podem utilizar os seus investimentos da melhor maneira possível nesse momento promissor da cidade.
Nesse fim de semana o Sebrae estará em uma tenda, na praça de Itaboraí, em frente ao Teatro
Municipal para dar mais esclarecimentos e dicas para pequenos e grandes empresários e pessoas que queriam abrir seu próprio negócio.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Itaboraí comemora o Dia do Patrimônio Histórico









Além da comemoração e o reconhecimento de Itaboraí como Cidade Histórica, no último dia 15, durante o Encontro de Cidades Históricas em Brasília, foi anunciado que em setembro será lançado o PAC das cidades históricas que beneficiará Itaboraí(dos mais de 5000 municípios brasileiros, apenas 173 serão contemplados por sua importância histórica), o que trará benefícios para o município.

Segundo a ABCH – Associação Brasileira de Cidades Históricas, e o Ministério da Cultura – IPHAN – o PAC Cidades Históricas, prevê obras de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoção do patrimônio cultural, além do urbanismo nas áreas do entorno.

Nesse processo, foram fundamentais as participações do Prefeito Sergio Soares, da Secretária de Educação, profª Rosana Rosa, do Subsecretário Sérgio Espírito Santo e da equipe técnica da Divisão de Patrimônio Histórico, dirigida por Cláudio Rogério, que não pouparam esforços para que esta conquista fosse realizada.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Prefeitura realiza café da manhã com negócios para empresários locais













A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo realiza na próxima quinta-feira, 20 de agosto, às 8:30h, o Café da Manhã com Negócios no Rotary Clube. O encontro é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Itaboraí com o SEBRAE e vai reunir empresários legalizados locais que vão receber orientações sobre o panorama econômico e financeiro de Itaboraí.

“Vamos passar para esses empreendedores um grande panorama do que é o nosso município hoje e passar quais são as expectativas para o futuro, com a vida do Comperj”, disse o secretário Ricardo Guimarães, acrescentando ainda que a Prefeitura está preparando uma série de cursos voltados para esses profissionais, como aquisição de linhas de créditos, recursos humanos, produtividade, entre outros.

O Rotary Clube fica na Rua Profº Ferreira Pinto, nº226, Centro. Informações pelo telefone: 3639-1571.

Itaboraí recebe o SEBRAE NA RUA






















A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí já está com tudo pronto para receber o projeto Sebrae na Rua que será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. O Programa é uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

O Sebrae na Rua é um projeto itinerante que tem o objetivo de mostrar à população, lideranças políticas e empreendedores diversas formas de otimização e profissionalização do negócio.

“Itaboraí foi uma das três cidades contempladas com o projeto e esse é o resultado de nossa luta. O município vai sofrer um grande desenvolvimento comercial e estamos preparando nossos micro e pequenos empresários. No evento eles irão receber gratuitamente informações sobre abertura e legalização de empresas, mercado, crédito, gestão e planejamento financeiro, treinamentos, plano de negócios e também assessoria jurídica preventiva”, disse o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Guimarães.

Durante os dois dias de evento, estão programadas diversas palestras como “Organização financeira empresarial e acesso ao crédito”, “Empreendedor para conquistar”, “Como vender mais e melhor”, “Compras Governamentais – Município de Itaboraí”, além de oficinas e apresentação teatral que vai mostrar casos de sucesso e insucesso de empresas, valorizando a importância da orientação, informação e conhecimento na hora da tomada de decisão de abertura do negócio.

O Sebrae na Rua será montado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Itaboraí. Informações pelo telefone 3639-1571.

Camille Heiss canta músicas de Hannah Montana e Miley Cyrus no Teatro de Itaboraí





















O Teatro João Caetano de Itaboraí apresenta nos próximos dias 22 e 23 de agosto, às 17h, o musical da cantora Camille Heiss, com canções de Hannah Montane e Miley Cyrus. Os ingressos já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro, das 8h às 17h e custam R$ 8 meia, R$ 16 inteira e R$ 12 com filipeta.

O espetáculo é baseado baseado no próprio DVD do Show: “O Melhor dos dois mundos”, dos cantores. A encenação, além de um belo show ao vivo com as principais músicas da Pop Star, faz também um grande tour pelos “bastidores” de um show e da própria vida da estrela.

Trata-se de um espetáculo em que será “gravado” o DVD do Show da Pop Star, com: entrevistas com a plateia, trocas de figurinos, maquiagens, ensaios com a plateia, muita coreografia e diálogos com o “Diretor” sendo assumidos, como sendo as próprias cenas do espetáculo, aproximando ainda mais da realidade de uma filmagem de DVD. Ao longo do espetáculo uma criança é selecionada para participar da música de encerramento, onde será vestida como “Hannah Montana”.

Com uma Banda ao vivo no palco e com a presença e voz marcante da Atriz/Cantora Camille Heiss, tocando e cantando ao Vivo, fazem este show parecer ainda mais real na mente de cada criança.

O Teatro Municipal João Caetano fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. Informações pelo telefone: 3639-2293.

Prefeitura dá incentivo a Produtores Rurais

















Em Itaboraí, o que não falta são incentivos destinados aos produtores rurais. Além do total apoio, orientações e suporte, a Secretaria de Agricultura vem promovendo ações com objetivo de ampliar as atividades agrícolas no município.

Os produtores têm a sua disposição empréstimo de trator e micro trator que auxiliam no preparo do solo (mostrado na foto), distribuição de sementes de hortaliças para o plantio, cursos de viveirista, aplicação de produtos e jardinagem para os profissionais do campo.

Os agricultores interessados podem buscar informações pelo telefone 3639-1570 ou na Secretaria de Agricultura, Avenida 22 de maio, 7557, Venda das Pedras.

Centro de Referência registra recorde de atendimento















A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Itaboraí registra recorde de atendimentos.

Em apenas um mês de inaugurado, já registrou 50 atendimentos no Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência Doméstica, em Venda das Pedras.

O Centro está localizado Avenida 22 de maio, nº 7942, Venda das Pedras.

Prefeito inaugura Ponte de Visconde no próximo sábado















Com a finalidade de dar fim ao problema de acesso que aflige os moradores de Visconde de Itaboraí e Porto das Caixas, o prefeito Sérgio Soares inaugura no próximo sábado, 22 de agosto, às 17h, a ponte que liga os dois bairros e que foi interditada no mês de julho, por risco de desabamento.

"Esse é o primeiro passo para a reconstrução total desse caminho.Essa ponte tem a capacidade para 30 toneladas vai dar mais dignidade a população enquanto a permanente não fica pronta. Continuaremos trabalhando dia e noite para finalizá-la", afirmou Sérgio Soares.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Prefeitura dispõe licença para gestantes

Considerando que a gripe H1N1 causa maior risco para gestantes,o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, na última semana assinou um decreto que foi publicado no sábado, 15 de agosto, disponibilizando licença temporária remunerada para servidoras gestantes sem qualquer perda dos direitos e vantagens até o dia 28/08. As beneficiárias dessa licença deverão apresentar por si, ou por representante legal, o requerimento perante ao seu superior hierárquico, acompanhado do exame comprobatório de gravidez. O gozo da licença se dará imediatamente após a apresentação do requerimento, que será examinado pelo orgão pelo qual pertença a servidora apenas para a ratificação, quando comprovada a gravidez.

Itaboraí receberá circuito de teatro e música

Com a intenção de ampliar o circuito cultural de Itaboraí, o diretor do Teatro Municipal Vini Cardoso convidou e recebeu no início dessa semana a visita Assistente da Superintendência de Artes do Governo do Estado e Coordenadora do Projeto “Novas Cenas”, Ana Cândida. No encontro foi acertado a vinda do projeto “ Novas Cenas – circuito de teatro e música”, para Itaboraí. O projeto visa a circulação em teatros nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, de espetáculos produzidos por grupos formados por atores e músicos de escolas teatrais e musicais profissionalizantes.Segundo Vini, Itaboraí receberá espetáculos de grupos da cidade do Rio de Janeiro e também terá uma semana para que artistas daqui possa se apresentar no Teatro Gláucio Gil, Copacabana –RJ. As apresentações acontecerão nos meses de outubro e novembro.

“Essa troca é muito importante, pois Itaboraí poderá difundir o melhor de sua cultura”, disse o diretor que afirmou ainda que será o curador dessas artistas.

As apresentações terão caráter educativo, de extensão curricular, portanto serão realizadas a preços populares. A sugestão do valor do ingresso é de R$ 6,00 (seis reais) inteira e R$ 3,00 (três) meia, para alunos da rede pública (estadual ou municipal) a entrada será gratuita.

Os valores arrecadados serão divididos para pagamento de direitos autorais, despesas do teatro e repasse aos grupos teatrais como ajuda de custo (para pagamento de transporte, alimentação e demais despesas de produção).

Nota oficial sobre a volta as aulas na rede municipal de Itaboraí

A Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí informa que as aulas na rede municipal de ensino voltaram parcialmente. Por questão de segurança as turmas de educação infantil, creches e as alunas e professoras grávidas ainda não voltaram.

Para um maior esclarecimnto dos professores e alunos, as secretarias de saúde e educação realizaram na sexta-feira uma reunião com todos os docentes , no encontro, os professores receberam orientações sobre como evitar a trasmissão da doença entre os alunos e como deverão proceder quando identificarem um caso em sua sala de aula.

Uma outra medida tomada foi a disponibilização de copos descartáveis nos bebedouros e distribuição de álcool gel aos professores para passar nas mãos dos alunos. O recreio também está sendo realizado de maneira parcial, apenas 3 turmas por vez.

A secretária, Rosana Silva e o subsecretário, Aldemir Vieira, na manhã de hoje, estão visitando as escolas para fiscalizar essas modificações.

Em realção a reposição das aulas perdidas, a secretaria irá se reunir com seus subsecretários e assessores, ainda essa semana, para para decidir como ela será feita.

Prefeitura entrega diplomas do curso de cabeleireiro

A Secretária de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Rosália Martins Soares, entrega na próxima quarta-feira, 19 de agosto, diplomas as formandas do curso de cabeleireiro, desenvolvido pelo Programa de Atenção Integral à Família – PAIF.
O evento terá início às 16h, na prédio da Secretaria. Rua Dr. Pereira dos Santos, 10, Centro.

O PAIF é um programa de atenção às famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade, entre outras.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Comunidade do Barreiro recebe doação de roupas















A Secretária de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Rosália Marins Soares visitou na manhã da quinta-feira, 13 de agosto, os moradores da comunidade do Barreiro, juntamente com o Secretário de Agricultura e presidente da comissão, Renato Ferreira. No encontro, os moradores ganharam peças de roupas doadas pela Secretária de Desenvolvimento Social que prometeu ajudar ainda mais os moradores do local.

“Estamos nessa luta junto com vocês para reconstruir um novo bairro. Podem contar conosco”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Soares.

Na última segunda-feira, 10/08, o prefeito Sérgio Soares recebeu representantes da comissão dos moradores da comunidade do Barreiro em seu gabinete para discutir ações de melhoria para a localidade.No último mês, Sérgio fez visita ao local, onde hoje moram cerca de 500 famílias e se comoveu com o que presenciou e desde então, foi formada uma ação, juntamente com as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Obras, Educação e Procuradoria para levar uma melhor qualidade de vida as famílias que vivem no local.

“Precisamos levar a essa comunidade Postos de Saúde, água, luz, escolas e creches. A prefeitura está aqui para servi-los e vamos cumprir com nosso papel. Já busquei recursos junto ao Governo Federal, mas não podemos perder tempo esperando retorno. Queremos dar a vocês dignidade. Vamos, já de imediato, começar as obras de melhoria. Barreiro vai se tornar um novo local e vocês vão poder ter uma nova vida. ”, disse o prefeito na ocasião.

Esporte e Lazer cria blog

Agora, a população vai poder seguir a agenda do esporte do município de Itaboraí. A Secretaria de Esporte e Lazer criou um blog onde diariamente, os internautas vão encontrar informações sobre eventos, campeonatos de futebol, programação do Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão), além de outras novidades do esporte. O novo canal de informação pode ser visitado pelo endereço:

Itaboraí realiza curso para floricultores da cidade















Com a intenção de dar um maior suporte para os profissionais de floricultura do município de Itaboraí, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com a colaboração do Sindicato Rural de Itaboraí e parceria da secretaria Municipal de Agricultura formou na manhã de hoje, a primeira turma do curso de aperfeiçoamento de floricultores. O evento foi realizado na Escola Municipalizada José Leandro, em Pacheco.

Divido em 3 módulos o curso teve duração de 3 meses, sendo 1 semana por mês, e reuniu 17 profissionais da área de flores puderam aprender a produção de mudas, aplicação de produtos e jardinagem. Tais conhecimentos poderão ser utilizados para obter mais lucros para os produtores.

“Mesmo com todas as dificuldades que temos encontrado, estou muito feliz com a realização desse curso. Todos os nossos funcionários são essenciais para realizações como essas”. Afirmou secretário de Agricultura Renato Ferreira.

Ressaltando a importância da produção de flores do município, Renato, falou também do evento de floricultura que haverá na cidade em outubro:

“Quero que o Itaflores seja um sucesso, para isso, vou divulgá-lo em outros municípios, pois desejo que Itaboraí seja referência em produção de flores,” afirmou.

A secretaria anunciou também que já está preparando um projeto para a realização de um curso para os profissionais de psicultura no próximo mês.

Prefeito se reúne com comunidade de Marambaia para discutir divisas
















No próximo sábado, 15 de agosto, o Prefeito Sérgio Soares, se reúne com moradores da comunidade de Marambaia para discutir as delimitações interdistritais e os perímetros urbanos referentes aos municípios de São Gonçalo e Itaboraí.

O encontro com as lideranças locais está marcado para às 14h, na Rua da Fraternidade, Marambaia.

A Prefeitura de Itaboraí montou uma comissão especial para criar meios e respectivas emendas que corrijam seus limites intermunicipais a fim de evitar mais prejuízos dos 16 loteamentos envolvidos.

Hoje, a população da área não tem estabelecido um real domicílio, gerando incertezas e consequentes prejuízos decorrentes a área de competência das municipalidades. A mobilização visa ainda, a execução de leis e ações necessárias para evitar o endividamento fiscal dos cidadãos de Itaboraí.

Para que façam parte do município de Itaboraí, as comunidades se organizaram e criaram um abaixo assinado, que está com mais de cinco mil assinaturas recolhidas.

Também está sendo organizado um comício para o próximo dia 22/08 e uma passeata 23/08, quando será fixada pela população uma placa do Limite Cidadão, indicando os limites das cidades de Itaboraí e São Gonçalo.

Grande jogo promete esquentar o Alzirão no sábado

No próximo sábado, 15 de agosto, a partir das 15h, o Profute Futebol Clube, enfrenta o América, pela série B do Estadual, no Estádio Alziro de Almeida – Alzirão: Rua Dr. Mesquita, s/n° - Centro.

Crianças do Campo ganharam atividades educativas nas férias escolares
















O Centro Comunitário de Picos, realizou entre os dias 20 e 31 de julho, a Iª Colônia de Férias do Centro Comunitário de Picos.
A iniciativa partiu da Secretaria de Agricultura e levou recreação e atividades educativas para mais de 30 crianças, com idade entre 5 e 12 anos de idade.

“Foi uma forma bem agradável que encontramos para entreter as férias da criançada que nessa época costuma ficar ociosa. Enquanto estiver a frente da secretaria de Agricultura, darei de melhor para a comunidade do campo”, disse o Secretário Renato Ferreira.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Prefeitura cadastra para o Bolsa Família







A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí inscreve até o próximo dia 20 de agosto, para o Programa Bolsa Família. O Programa, do Governo Federal, vai beneficiar famílias do município que possuam renda mensal entre R$ 70 e R$ 137 por pessoa. As inscrições podem ser realizadas na coordenação do Programa. Rua José Antônio Marins, 256, Centro, das 8h às 17h. Informações pelo telefone: 2635-1017.

Educação de Itaboraí inaugura ampliação de Escola em Sambaetiba















O Prefeito de Itaboraí Sérgio Soares, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura, Rosana Rosa, inauguraram na noite de ontem, 11 de agosto, a ampliação das obras da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba.

O novo espaço vai beneficiar aproximadamente 320 alunos em dois turnos (manhã e tarde). A unidade ganhou quatro novas salas de aula, uma sala de leitura, uma quadra poliesportiva e três novos banheiros, um deles destinado a portadores de necessidades especiais.

A Escola tem 44 anos, conta com 67 funcionários e possui 813 alunos divididos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

“Uma das principais prioridades do nosso governo é a educação. Iniciamos nosso governo inaugurando escolas, essa é mais uma e não vamos parar por aqui”, disse o prefeito.
















Na ocasião, a secretária de Educação não consegui esconder a satisfação das obras. “Essa é mais uma conquista da política pública de educação com qualidade do nosso governo. As crianças de Itaboraí precisam ser valorizadas, necessitam dessa oportunidade, desse incentivo que estamos dando. ”, disse Rosana.

A Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes fica na Rua da Ligação,RJ 116, km 7, Sambaetiba.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sérgio Soares apresenta Termos de Ajustamento de Conduta aos secretários

No final da semana passada, o prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares, reuniu os seus secretários, no Salão Nobre da prefeitura para apresentar o Termo de Ajustamento de Conduta.
Esse documento exige a contratação dos concursados aprovados no concurso número 02/2007.
Os profissionais são dos seguintes cargos: agente social, auxiliar de enfermagem, contador, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras, fiscal de posturas, fiscal de transporte, fiscal de tributos, fisioterapeuta, guarda municipal, oficial administrativo, técnico de planejamento e zootecnista.
“Apresento esse documento a vocês secretários para que possam convocar os concursados e organizar as suas secretarias para recebê-los”, afirmou Sérgio Soares.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Prefeito recebe moradores do Barreiro e apresenta propostas para o local















O Prefeito de Itaboraí, Sérgio Soares recebeu na manhã dessa segunda-feira, 10/08, representantes da comissão dos moradores da comunidade do Barreiro para discutir ações de melhoria para a localidade.

No último mês, Sérgio Soares visitou a comunidade, onde hoje moram cerca de 500 famílias e se comoveu com o que presenciou e desde então, foi formada uma ação, juntamente com as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Obras, Educação e Procuradoria para levar uma melhor qualidade de vida as famílias que vivem no local.

“Precisamos levar a essa comunidade Postos de Saúde, água, luz, escolas e creches. A prefeitura está aqui para servi-los e vamos cumprir com nosso papel. Já busquei recursos junto ao Governo Federal, mas não podemos perder tempo esperando retorno. Queremos dar a vocês dignidade. Vamos, já de imediato, começar as obras de melhoria. Barreiro vai se tornar um novo local e vocês vão poder ter uma nova vida. ”, disse o prefeito.

Um novo encontro já ficou marcado para a próxima quinta-feira, 13 de agosto, às 9h, na comunidade. O encontro vai reunir além do prefeito, outras autoridades municipais.

“Estamos nessa luta junto com vocês para reconstruir um novo bairro. Podem contar conosco. Estarei presente ao encontro para averiguar as principais necessidades para enviar de imediato. O local onde vocês moram vai até ter um novo nome e uma outra realidade”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Soares.

Prefeitura leva produtores à 5ª EDIÇÃO RIO LEITE

















Pecuaristas de Itaboraí e alunos da Escola Agrícola participaram na última quinta-feita, 06 de agosto, da tradicional Rio Leite, em Silva Jardim.

Com objetivo de fortalecer a produção leiteira em Itaboraí, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou um ônibus gratuito para fazer o transporte dos participantes.

O encontro, que visou apresentar e discutir assuntos relacionados à pecuária do leite, levou informações que ainda geram dúvidas aos produtores, como crédito fundiário, sistema de alimentação para gado leiteiro, boas práticas para a produção de leite e outros.

"Itaboraí produz atualmente cerca de 600.000 mil litros de leite por ano. Essa atividade gera emprego e renda não só para os agricultores, como também para seus familiares, além de garantir um alimento de qualidade para população do nosso município." disse o Secretário de Agricultura, Renato Ferreira.

Educação de Itaboraí inaugura ampliação de Escola em Sambaetiba


















O Prefeito de Itaboraí Sérgio Soares, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura, Rosana Rosa, inauguram amanhã, 11 de agosto, às 18h, quatro salas de aulas na Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba.

O novo espaço vai beneficiar aproximadamente 320 alunos em dois turnos (manhã e tarde). A unidade também passou por reforma de seus banheiros e ganhou uma nova quadra esportiva.

A Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes fica RJ 116, km 7, Sambaetiba.

Espetáculo Pinóquio anima Itaboraí



















O espetáculo Pinóquio estará em cartaz nos dias 15 e 16 de agosto, às 17h00, no Teatro Municipal João Caetano, em Itaboraí. A famosa história do boneco de madeira que ganha vida terá direção de Gugu Araújo e produção e texto de Cezar Cavalcanti. Os ingressos custam R$ 10. Estudantes pagam meia-entrada. Mais informações: 3639-2293.

Sérgio Soares recebe Deputado Estadual para resolver os problemas de divisas entre Itaboraí e São Gonçalo
















Com intenção de rediscutir os limites entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí e encontrar uma solução para os problemas que tem gerado a incerteza de suas divisas, o deputado Estadual Rodrigo Neves e o prefeito de Itaboraí Sérgio Soares se reuniram na manhã de hoje. O encontro realizado, às 9 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, contou também com a presença do vereador responsável pelo assunto Niodir Salles, o procurador da prefeitura Dr. Paulo André Toledo e Assessores técnicos da Alerj que ficarão responsáveis por esse assunto.

Sérgio que solicitou ao deputado esse encontro, abriu a reunião falando do problema e se mostrou muito surpreso e preocupado com essa não definição de limites que envolvem os bairros de Apolo III, Marambaia II e parte do Gebara II:

“Minha preocupação é que a população não fique ao relento, pois hoje eles não sabem, por exemplo, onde resolver assuntos de caráter municipal, como ir a delegacia responsável por sua área. Essa população precisa ter mais tranqüilidade”, disse.

Segundo Rodrigo Neves a última lei que verificaram essas divisas foi de 1943, nessa época as áreas eram fazendas e não tinham os problemas de urbanização que apresentam hoje. O deputado ressaltou ainda, que sabe da atuação de Sérgio na Alerj e por isso, colocou o pedido dele como prioridade.

“Hoje precisamos rever esse assunto antropologicamente e socialmente, por isso já abri um canal de diálogo com o governador Sérgio Cabral e estou tomando esse assunto como prioridade,”, afirmou.

Não só como vereador, mas também como morador, Niodir Salles ressatou a importância de resolver esse problema o mais rápido possível. Segundo ele, a população está apreensiva e insegura, já a não definição dessas áreas podem gerar um abandono desses moradores.

Os assessores técnicos da Alerj que ficarão responsáveis por esse assunto, afirmaram que pelo IBGE, essa área é de São Gonçalo e para demarcá-la como sendo de Itaboraí é preciso estudar uma viabilidade municipal. É necessário também fazer um relatório conciso, pois deverá ser feito uma mudança na lei.

Para fechar as decisões Rodrigo Neves, declarou que estará realizando uma audiência pública na comunidade para escutar a população e pediu a Câmara de Vereadores de Itaboraí um documento oficial explicando a necessidade da troca de divisas.

No fim da reunião, as autoridades receberam os presidentes de associações de moradores, apresentaram as pessoas evolvidas para resolver a remarcação das divisas e explicaram como será o procedimento. Os moradores puderam também expor suas opiniões e expectativas.

domingo, 9 de agosto de 2009

Desenvolvimento Social realiza Conferência Municipal de Assistência Social















A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, realizou nesta manhã , dia 07 de agosto, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema 'Participação e Controle Social no Sistema único de Assistência Social', o encontro reuniu cerca de 80 pessoas na sede do Rotary Clube, que discutiram sobre diretrizes e formulação das causas sociais da cidade.

“ Estamos diante de um grande desafio em época de eleição de representantes. É muito importante que esse representante seja uma pessoa do povo envolvida diretamente com essas ações”, afirmou a Elza Veloso, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social, que também elogiou bastante a iniciativa da secretaria de realizar conferências para discutir assuntos de grande importância como esses.

Apresentando o conteúdo da conferência a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Soares, afirmou que eventos como esses são de extrema importância para o município, pois para se desenvolver socialmente é necessário a sugestão dos interessados. Rosália ressaltou ainda que a união dos poderes municipal e estadual é imprescindível para que os projetos possam se realizar de forma total.

O prefeito Sérgio Soares também compareceu ao evento e elogiou o trabalho da secretária:

“Fico muito feliz com o trabalho da Drª Rosália, sabemos que ela tem feito muito pelo nosso município. O objetivo é conclamar a população para estar junto ao poder público e nos ajudar nos dizendo o que mais precisa,” disse.

Com o objetivo de tornar a Conferência mais agradável uma equipe do projeto “Viver com o Idoso” fez apresentações culturais nos intervalos das palestras.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ano da França no Brasil prestigia Itaboraí

Papel frágil, já deteriorado com as ações do tempo e manuscrito com letras engarrafadas. Foi com esse documento encontrado na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, que possibilitou a cidade de Itaboraí a fazer parte da comemoração do Ano da França no Brasil. Numa parceria inédita entre a Prefeitura de Itaboraí e o Ministério da Cultura, a população vai poder participar de eventos culturais entre os dias 8 e 17 de outubro, gratuitamente. Tudo começou, quando a equipe de pesquisadores do acervo de documentos da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres encontrou três cartas manuscritas, entre os meses de maio e junho de 1938, de um jovem cientista brasileiro, Castro Faria, destinadas à Heloísa.

Ao pesquisar, foi descoberto que Castro Faria foi designado para companhar a expedição ao interior do Brasil, chefiado pelo etnólogo francês Claude Lévi-Strauss. Com a ascensão do Estado Novo de Getúlio Vargas, em 1937 e sua política de controle de informação e repressão no âmbito nacional, Lévi-Strauss não obteve a mesma liberdade para organizar e empreender uma segunda expedição etnográfica no interior do Brasil.

Por fim, o Museu Nacional é designado a acompanhar a expedição e Heloísa Alberto Torres, na época diretora do Museu, indica Castro Faria como seu representante para acompanhar os trabalhos de campo.

“Ao descobrir as cartas fomos imediatamente ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira e conseguimos mostrá-lo a importância dos documentos para a cultura de Itaboraí. Prontamente o Ministro nos atendeu e nossa cidade hoje também está fazendo parte do Ano da França no Brasil”, exaltou o subsecretário de Cultura, Sérgio Espírito Santo.

Assim, o pesquisador contou o cotidiano da expedição, as dificuldades e os avanços conseguidos por Lévi-Strauss. Castro Faria remete essas cartas a Heloísa Alberto Torres, na época, moradora de Itaboraí e diretora do Museu Nacional e principal avalista do trabalho de campo de etnólogo.
















“O encarregado do serviço dos índios não me passou as informações, pois, como não funcionam postos indígenas na região que vamos percorrer ele não a teria visitado e o seu pessoal é deficiente. Tenho me aconselhado muito com o diretor da linha norte. Recebi as respostas ao telegrama questionário do diretor geral dos correios e telégrafos. Infelizmente não são tranquilizadores”. (FARIA, Luis de Castro. Correspondência 18/05/1938).

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Itaboraí realiza VII Conferência Municipal de Assistência Social















A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí realiza na próxima sexta-feira, 07 de agosto, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema 'Participação e Controle Social no Sistema único de Assistência Social', o encontro está marcado para às 8h, no Rotary Clube. Rua Desembargador Ferreira Pinto, 226, Centro.

“Temos o compromisso de construir políticas públicas por isso se faz necessário essa conferência. Queremos avaliar e traçar as diretrizes da política de assistência do município”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Rosália Martins Marinho Soares.

A VII Conferência Municipal de Assistência Social reúne profissionais comprometidos com o trabalho, diretrizes e formulação das causas sociais.

AÇÃO GLOBAL prestigia a população de Itaboraí















A Prefeitura de Itaboraí, em parceria com o SESI e a Rede Globo, já começaram a organizar os preparativos para o projeto Ação Global, que vem a Itaboraí no próximo dia 30/08. Na tarde de ontem, a Chefe de Gabinete, Therezinha Freitas, juntamente com o Secretário de Habitação, Trabalho e Renda, Saíde Abrão e o Secretário de Governo, Luíz Vieira, estiveram reunidos com organizadores do Projeto Ação Global e saíram satisfeitos do encontro.

“Participar do Ação Global é uma forma de demonstrar nossa forma de preocupação social. É com muita satisfação que vamos sediar esse evento. A população de Itaboraí precisa e merece que o Ação Global venha a nossa cidade. Ficamos muito felizes em termos sido contemplados”, disse a Chefe de Gabinete, Therezinha Freitas, estimando ainda a participação de 40 mil pessoas e 120 mil atendimentos em 70 diferentes serviços oferecidos.

Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor , finalmente, vai poder fazer parte das estatísticas oficiais do país. O projeto também viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro, mas no projeto são realizados gratuitamente.

Além dos serviços de Responsabilidade Social, o Ação Global também oferece atividades preventivas e de orientação nas áreas de Saúde (consultas médicas, medição da pressão arterial, distribuição de preservativos, vacinação, exame de vista), Educação (distribuição de materiais informativos, oficinas, ações de sensibilização para adultos voltarem à sala de aula) e Lazer (jogos, shows, oficinas), entre outros.

Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte.

Prefeito discute divisas junto a população











O Prefeito Sérgio Soares, participou no último sábado, 01/08, da Assembléia das comunidades de Apollo III e Marambaia. Nas últimas semanas as comunidades têm se reunido para discutir as delimitações interdistritais e os perímetros urbanos referentes aos municípios de São Gonçalo e Itaboraí. A Prefeitura montou uma comissão especial para criar meios e respectivas emendas que corrijam seus limites intermunicipais a fim de evitar mais prejuízos dos 16 loteamentos envolvidos. Hoje, a população da área não tem estabelecido um real domicílio, gerando incertezas e consequentes prejuízos decorrentes a área de competência das municipalidades. A mobilização visa ainda, a execução de leis e ações necessárias para evitar o endividamento fiscal dos cidadãos de Itaboraí.

“Exigimos uma correta aferição de nossas divisas. A população não pode continuar nessa indecisão. Quero realizar uma retificação dos limites entre Itaboraí e São Gonçalo para poder investir mais nessas áreas, por isso, nós criamos a comissão para saber qual a conduta deve ser tomada para resolver esse caso”, disse Sérgio Soares.

Para que façam parte do município de Itaboraí, as comunidades se organizaram e criaram um abaixo assinado, que está com mais de três mil assinaturas recolhidas. Também está sendo organizado um comício para o próximo dia 22/08 e uma passeata 23/08,quando será fixada pela população uma placa do Limite Cidadão, indicando os limites das cidades de Itaboraí e São Gonçalo.

Nos últimos anos, essas comunidades têm recebido obras e programas do governo de Itaboraí. Ao todo, foram 1.285 pontos de iluminação pública, 3.000 famílias assistidas pelos PSFs, 572 Bolsa Família, 170 toneladas de lixo/ mês recolhidos e quase 5.000 crianças matriculadas na rede pública de Itaboraí. A Prefeitura informa ainda que pavimentou 90% das ruas entre a BR-101 e RJ-104, arrumou as calçadas, passou a tratar o esgoto do local e realizou a rede de dragagem pluvial.

A Prefeitura lamenta ainda a perda de dois grandes empreendimentos como consequência da má delimitação interdistrital, como uma quadra poliesportiva e uma escola pública.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Itaboraí comemora o dia de combate a tuberculose com campanha















Em comemoração ao Dia Estadual de combate a Tuberculose, no próximo dia 6, a secretaria municipal de Saúde de Itaboraí estará promovendo a campanha “Não a Tuberculose”. O evento vai durar todo o dia e será realizado através de alguns postos dos PSFs (Programa de Saúde da família).

Equipes de agentes de saúde estarão panfletando nas comunidades e recolhendo material para verificação da doença. Caso alguma pessoa não tenha sido abordada pela equipe e queria verificar se tem tuberculose, também pode comparecer aos postos, procurar o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia ou o Hospital Estadual Desembargador João Baptista Caffaro, em Manilha.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a tuberculose tem cura e o tratamento é realizado durante 6 meses. Hoje o índice de cura total é de cerca de 85% na cidade. Esse resultado é conseguido também graças aos projetos de incentivo e acompanhamento direcionado que é realizado por equipes do PSF (Programa de Saúde da Família).
Os pacientes são identificados com a doença são encaminhados para o tratamento é que é realizado Centro de Tratamento da Tuberculose, na Secretaria de Saúde.

No projeto de incentivo, o paciente, que comparecer pontualmente às consultas mensais e for semanalmente buscar seus medicamentos durante os seis meses de tratamento, o tempo de duração para a cura, tem direito a uma cesta básica mensal. Para a total recuperação o tratamento não pode ser abandonado.

Os remédio são distribuídos toda semana e o paciente deve fazer uma consulta de revisão uma vez por mês. Caso o paciente não compareça no período de duas semanas, equipes de saúde vão até a casa do doente verificar o porquê da interrupção do tratamento.

Os sintomas da Tuberculose incluem tosse persistente, falta de ar, perda de peso e dor no peito. Se não for tratada pode se espalhar para os nódulos linfáticos, a espinha e os ossos, levando à morte. Os exames também são estendidos aos familiares que residem com a pessoa infectada.

Escola de Artes de Itaboraí abre inscrições para cursos















A Escola Municipal de Artes e Ofícios de Itaboraí está com inscrições abertas para cursos gratuitos de pintura em madeira, estampas em pet work, tear, reciclagem, bordados, desenho artístico, pintura em tela, manicure e biscuit.

As aulas terão início nesse mês de agosto em dois turnos e as vagas são limitadas. As inscrições vão ter início no próximo dia 10/8 e para se matricular é necessário ter idade superior a oito anos e comparecer a secretaria da Escola das 8h às 17h, com os seguintes documentos: comprovante de residência, xerox dos documentos de identidade, CPF, uma foto 3x4 e documento de escolaridade.

A Escola Municipal de Artes e Ofícios de Itaboraí fica na Rua Coronel Antônio Leal, 53, Centro. Informações pelo telefone: 3639-1507.

Teatro João Caetano apresenta VELAS E VIOLÕES





















O Teatro Municipal João caetano, convida a população para assistir nos próximos dias 07 e 08 de agosto, o show Velas e Violões, de Marcos Vasec. O cantor e compositor vai apresentar canções de seus dois Cds, 'Canções Nuas' e 'Contemporânea'. Esse último com músicas que fazem referência a escritora Clarice Lispector e ao poeta Allen Ginsberg.

O show terá início às 21h. Os ingressos custam R$ 5 e já estão sendo vendidos das 8h às 17h, no próprio Teatro. Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.

Itaboraí leva produtores locais ao Rio Leite

Produtores de Itaboraí não vão ter desculpa para não participar da tradicional Rio Leite, que vai acontecer no próxima quinta-feira, 06 de agosto, em Silva Jardim.

O encontro visa apresentar e discutir assuntos relacionados à pecuária do leite. A Secretaria Municipal de Agricultura está disponibilizando um ônibus gratuito para fazer o transporte dos produtores de Itaboraí a partir das 06h.

Os interessados podem se inscrever das 8h às 17h, na própria secretaria: Avenida 22 de maio 7557, Venda das Pedras. Informações pelo telefone: 3639-1570.

O tradicional Rio Leite, evento sobre produção leiteira do Estado do Rio de Janeiro, entra na quinta edição e ocorrerá no auditório do campus I, com início previsto para às 7:30h.

Segundo a Emater, hoje, o Estado do Rio possui demanda de consumo na ordem de dois bilhões e 300 milhões de litros por ano. Já a produção do estado é de 500 milhões de litros por ano. O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor do país.

O Rio Leite é voltado a pecuaristas da região, com objetivo de fortalecer a produção leiteira do Estado do Rio de Janeiro, através de intercâmbio entre produtores. Local: Campus Silva Jardim, Rodovia Br 101, Km 244, Imbaú.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Autoridades se reúnem para discutir paralisação das obras do Comperj


Na manhã de hoje, a Prefeitura de Itaboraí foi sede do encontro entre os prefeitos e representantes do Conleste, o presidente do Comperj, Nilo Vieira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comperj Manoel Vaz e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.

A reunião teve o objetivo de estabelecer um diálogo com a Petrobras sobre a paralisação temporária das obras de terraplanagem da refinaria e instituir reuniões periódicas a cada 15 dias para realizar um acompanhamento mais próximo dos trabalhos.

Nilo Vieira se mostrou bastante solícito e falou que por ser o maior investimento da Petrobrás deve-se ter uma maior integração;

“Sei que reuniões como essas são muito importantes e eu quero que tenha outras sim”,afirmou.

Sérgio Soares aproveitou a oportunidade e além de mostrar a satisfação por receber o Comperj, também ressaltou a importância de promover um canal de diálogo sobre a refinaria e de ter apoio do Governo do Estado.

“Estou muito satisfeito com a vinda do Comperj e estamos a disposição de todos vocês para que possamos abrir um canal de diálogo sobre esse grande investimento. A nosso deputado peço que crie um canal de aproximação com o governo do Estado para poder beneficiar a nossa população’, declarou Sérgio Soares.

Responsável pela organização do encontro, Rodrigo Neves agradeceu a presença do Júlio Bueno e falou do susto que foi a paralisação das obras para a região metropolitana. O deputado ressaltou ainda a importância de um empreendimento com esse e pediu da Petrobras um esclarecimento sobre a paralisação.

Com a intenção de manter os empregos, Manoel Vaz, presidente do sindicato dos trabalhadores do Comperj, destacou que o que mais o preocupa é manutenção dos empregos. E que com a volta dos trabalhos de terraplanagem, no dia de hoje, e assim a suspensão do aviso prévio dos trabalhadores, ele já observa que as demissões é a rotatividade normal do setor.

Tentando dar um maior esclarecimento do ocorrido, Nilo Vieira, falou que os dias de paralisação por causa das chuvas excederam os limites esperados e que nem a Petrobrás nem o Conleste têm a intenção de adiar as obras.

“Estamos nos esforçando muito para recuperar o tempo perdido, mas também temos um processo de negociação, pois isso, paralisações como essas fazem parte do trabalho. O problema é que as coisas correm em paralelo, mas garanto que iremos concluir as obras para dezembro de 2012”, disse.

No fim da reunião o secretário Júlio Bueno, declarou que irá se reunir com o Tribunal de Contas da União, um dos responsáveis pela suspensão temporária das obras para conversar e entender melhor o problema ocorrido e buscar soluções.
“Minha sugestão e que façamos uma carta para que eles nos recebam bem lá e que tenhamos um acompanhamento quinzenal dos trabalhos.”, disse.

No fim da reunião ficou acertado que será marcado um dia para visitar o canteiro de obras e que será produzido um plano diretor do Conleste, que irá promover a melhoria da região.

domingo, 2 de agosto de 2009

Itaboraí adia volta às aulas

Seguindo a orientação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Itaboraí adiou a volta às aulas da rede pública de ensino que estava marcada para a próxima segunda-feira, 03/08. A medida foi tomada pela Secretaria de Educação e Cultura como prevenção contra a gripe suína.
No próximo dia 06/08, a Secretária Rosana Rosa, vai se reunir com o Prefeito Sério Soares e equipe da Educação para definir os ajustes do calendário escolar.
De acordo com a secretaria, as aulas terão início no próximo dia 10/08. Enquanto isso, os professores vão receber orientações para que sejam repassadas aos alunos com relação a prevenção da doença.
“Decidimos adiar para dar mais segurança a nossas crianças e também aos professores ”, disse Rosana Rosa.
Até o momento, a Secretaria de Saúde registrou dois casos suspeitos da doença, mas que foram descartados após exames realizados nos pacientes.

Prefeitura de Itaboraí recebe roupas doadas pelo Governo do Estado



A Secretária de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Rosália Martins Marins Soares, recebeu na manhã dessa quinta-feira, 30 de julho, seis mil peças de roupas enviadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

As roupas foram apreendidas pela Receita Federal por estarem sem nota fiscal e agora vão beneficiar a população carente do município.